Sismos Internacionais 2022

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo de magnitude 7,3 atinge o Japão


No passado dia 16 de março, ocorreu um sismo ao largo do Japão. O evento ocorreu às 23:36 h (hora local, 14:36 hora UTC) e localizou-se a 81 km a SSE de Ishinomaki. O sismo atingiu uma magnitude 7,3 (Richter) e ocorreu a 49 km de profundidade.

Até ao momento, 4 pessoas morreram e há registo de uma centena de feridos.

As autoridades japonesas registaram alguns incidentes como incêndios de pequena dimensão, danos estruturais em edifícios e perturbações na circulação rodoviária, devido ao descarrilamento de um comboio.

Segundo a Electric Power Company, cerca de 2 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade nas suas habitações.

Foi emitido um alerta de tsunami que, 5 horas mais tarde, foi cancelado pelas autoridades, apesar de haver o registo de ondas com 20 e 30 cm de altura nas cidades costeiras de Ishinomaki, Sendai e Soma.

O sismo provocou, ainda, o acionamento de um alarme de incêndio e a interrupção de um sistema de refrigeração dos tanques de combustível atómico, na central nuclear de Fukushima. As autoridades garantem que o sismo não causou danos nos reatores, nem há registo de alterações nos níveis de radiação.

A 11 de março de 2011, o Japão foi atingido por um sismo de magnitude 9,0 (Richter) e que desencadeou um tsunami. Cerca de 18 500 pessoas morreram ou desapareceram, e a central nuclear de Fukushima sofreu danos graves, que provocou um desastre nuclear.





Fontes


EMSC

RTP

SicNotícias

O observador

Expresso

O Público



20220317-SismoJapao.jpg

EMSC