Sismos Internacionais 2022

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
2nov.jpg
 


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Crise sísmica ao largo da costa Marchigiana Pesarese em Itália


Um sismo de magnitude 5,7 (Richter) atingiu anteontem, a costa de Pésaro em Itália. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o sismo ocorreu às 07:07 (hora local) e localizou-se no mar, a 30 km da costa Marchigiana, na província de Pésaro Urbino, a cerca de 31 km da cidade de Fano e a 35 km da capital Pesaro, a aproximadamente 7,6 km de profundidade.

O evento foi sentido numa vasta área do centro-norte de Itália, em particular ao longo da costa do Adriático, de Friuli a Puglia, tendo atingido intensidade máxima VI-VII na região entre Pesaro e Ancona. Também foi sentido do outro lado do país, incluindo em Roma e nas regiões de Veneza, Florença e Trentino.

Em Pésaro, uma das regiões onde foi sentido com maior intensidade, não foram identificados feridos, no entanto as autoridades relataram alguns danos em infraestruturas. Por precaução, as autoridades ordenaram o encerramento das escolas na região e nas cidades mais próximas, e o tráfego ferroviário em Pésaro ao longo da costa do Adriático foi suspenso, devido a possíveis danos nas linhas.

Às 08:00 (hora local), para além do evento principal, o INGV registou mais 20 sismos com magnitudes a variar entre 1,7 e 4,0 ML, tendo o mais energético ocorrido às 07:12 com magnitude 4,0 ML. Às 18:00 horas, contabilizavam-se 89 eventos no total.
Considerando a sua localização e magnitude, o sismo levou à ativação dos procedimentos do Centro de Alerta de Tsunami do INGV, que prevê o envio de uma mensagem de informação (não de alerta), com a magnitude do sismo, tendo sido enviada 6 minutos após a hora de origem do mesmo.

Às 13:35 horas de ontem, ocorreu uma réplica do evento principal, com magnitude 4,0. As coordenadas epicentrais enquadram-se na área da crise sísmica da Costa Marchigiana Pesarese, tendo sido sentido em vários municípios da região de Marche. Até esta hora, foram registados cerca de 156 sismos localizados na região da Costa Marchigiana Pesarese, dos quais 4 de magnitude 4,0 ou superior.

Segundo o INGV, estes eventos são uma manifestação da convergência em curso entre a cadeia dos Apeninos, que evolui para nordeste, e a zona dos Balcãs, onde se verifica um movimento semelhante, mas oposto, com um impulso para sudoeste. Neste sentido, estes sismos são muito semelhantes aos acontecimentos de 20 e 29 de maio de 2012 em Emília, sabendo-se que o Adriático é, em certa medida, a continuação do vale do Pó para sudeste.






Fontes


INGV
RTP




20221110-sismos-italia.png
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Nepal ocidental atingido por sismo de magnitude 5,6


Um sismo de magnitude 5,6 atingiu no passado dia 9 de novembro, o oeste do Nepal. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o epicentro localizou-se na zona Seti, a 21 km a E de Dipayal, um município do distrito de Doti (extremo oeste do Nepal), a uma profundidade de aproximadamente 15,7 km.

De acordo com a informação disponível até ao momento, pelo menos seis pessoas perderam a vida e cinco ficaram feridas no município rural de Purbichauki (distrito de Doti). Três casas ficaram totalmente destruídas. As operações de busca e resgate continuam a decorrer, tendo sido providenciado tratamento imediato e adequado aos feridos e às vítimas nas áreas afetadas.

O sismo foi sentido numa vasta área, até à capital Nova Déhli, tendo durado cerca de 10 segundos. As autoridades não esperam um número elevado de vítimas, uma vez que o epicentro se localiza numa área escassamente povoada, ao largo do Parque Nacional Khaptad.

Em 2015, um sismo de magnitude 7,8 atingiu o Nepal, tirando a vida a quase 9000 pessoas e destruindo casas e edifícios. O país localiza-se na zona de convergência entre as placas tectónicas Eurásia e Indiana, criando os Himalaias e o planalto Tibetano, tornando o Nepal um país vulnerável à ocorrência de sismos.





Fontes


USGS
CNN



20221111-sismo-destruidor-nepal.jpg




Foto: Nepal Army/Reuters in CNN