Sismos Internacionais 2023

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo de magnitude 7,6 na Indonésia sentido até à Austrália


Um sismo de magnitude 7,6 atingiu ontem, dia 9 de janeiro, as ilhas Tanimbar na Indonésia. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 17:47 (hora UTC; 02:47 hora local do dia 10 de janeiro), a cerca de 339 km a ENE de Taul, Maluku na Indonésia, e a aproximadamente 105 km de profundidade.

As ilhas Tanimbar são pouco povoadas e encontram-se no leste da Indonésia, entre Timor e a Nova Guiné. O epicentro do sismo localizou-se no Mar da Banda, próximo das ilhas Tanimbar na provícia de Maluku, com cerca de 127 mil residentes. Até ao momento, o sismo causou danos em dois edifícios escolares e em 15 casas, e apenas um ferido. O evento foi sentido até à Austrália.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia emitiu um aviso de tsunami, tendo sido levantado três horas depois, uma vez que de acordo com quatro observações de maré perto do epicentro, não se registou qualquer anomalia significativa ou mudança do nível do mar.

A Indonésia, um arquipélago com mais de 250 milhões de habitantes, localiza-se no conhecido Anel de Fogo do Pacífico, local onde a atividade sísmica e vulcânica são fenómenos muito frequentes.





Fontes


USGS
The Washington Post


1673363497738.png


Imagem USGS
 


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo de magnitude 5,9 atinge fronteira Irão - Turquia


Um sismo de magnitude 5,9 atingiu no dia 31 de janeiro, o Irão, junto à fronteira com a Turquia. De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo ocorreu às 18:14 hora UTC (21:44 hora local), a cerca de 5 km a SSW de Khowy no Irão e a aproximadamente 15 km de profundidade.

Até ao momento, três pessoas morreram e mais de 800 pessoas ficaram feridas na cidade de Khoy. Cerca de 70 cidades nas imediações de Khoy foram afetadas pelo sismo, sendo que cerca de 26 necessitam de uma avaliação. Algumas das regiões afetadas estão a enfrentar queda de neve, temperaturas negativas e falta de energia.

Os hospitais na província do Azerbaijão Ocidental, no Irão, foram colocados em alerta máximo, e equipas de resgate foram enviadas para a região. O movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho anunciou o início de uma operação de ajuda, com um primeiro carregamento de cerca de 1400 pacotes de bens alimentares, 300 tendas de socorro e cerca de 11 socorristas e voluntários.

De acordo com o EMSC, o sismo foi sentido também na Turquia, Arménia e Azerbaijão.

O Irão é atravessado por várias estruturas tectónicas e é frequentemente atingido por sismos de proporções devastadoras. A área montanhosa perto da fronteira com o Iraque foi, em novembro de 2017, palco de um sismo de magnitude 7,3 que tirou a vida a 620 pessoas e feriu milhares. Em 2003, cerca de 31 mil pessoas morreram na sequência de um sismo catastrófico que atingiu a cidade de Bam, no sudeste do país.






Fontes


EMSC
Diário de Notícias
MSN



20230201-sismo-irao-turquia.jpg

Foto: EPA/IRANIAN RED CRESCENT HANDOUT in Diário de Notícias
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Em Atualização​

Sismo causa mais de 600 mortos na Síria e na Turquia.​

Hoje às 07:22.

image.jpg


image.jpg


Um sismo causou mais de 600 mortos e milhares de feridos, esta segunda-feira de manhã, na Turquia e na Síria. O abalo, de 7,8 na escala de Richter, foi registado numa zona turca perto da fronteira entre aqueles dois países.

Centenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas na sequência de um sismo registado no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria, onde estarão a maioria das vítimas mortais. Mais de mil prédios colapsaram e haverá milhares de pessoas debaixo dos escombros.


"Nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama e Tartus, 639 pessoas ficaram feridas e 237 morreram", disse o ministro da Saúde da Síria, em comunicado, citado pela AFP. Os números foram entretanto atualizados para 320 vítimas mortais, com o governo de Bashar al-Assad a anunciar uma reunião de uma equipa de emergência.

Na Turquia, a contagem oficial aponta para pelo menos 284 mortos. Segundo o vice-presidente turco Fuat Oktay, há pelo menos 2323 feridos. No total, oficialmente, às 8.30 horas de Portugal continental, estavam registados 604 mortes entre os dois países afetados. No entanto, há informações de que os números pecam por escassos, e que o sismo tenha provocado pelo menos o dobro das vítimas mortais.

É um dos maiores sismos alguma vez registados na Turquia, um país que fica numa zona propensa a tremores de terra. Em 1999, um abalo de 7,6 de magnitude, em Izmit, causou cerca de 17 mil mortes. Segundo a Proteção Civil turca, seguiram-se cerca de 40 réplicas ao abalo de 7.8 registado durante a madrugada, enquanto as pessoas dormiam.

Segundo estimativas avanças na imprensa local, cerca de mil prédios ruíram. Equipas de socorro procuram pessoas nos escombros, de ambos os lados da fronteira. O epicentro do sismo, numa zona de fronteira no sul da Turquia, afetou uma área na Síria onde vivem milhões de refugiados, os "moribundos" da guerra de Bashar al-Assad contra o próprio povo. Estima-se que o conflito interno sírio tenha deixado mais de 3,7 milhões de refugiados, dentro das próprias fronteiras, a que se juntam milhares que conseguiram fugir.

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Que tragédia! :(
Várias réplicas de magnitude superior a 4.0 ao longo da falha Oriental da Anatólia, depois do grande sismo de magnitude 7.8:
IkqpXr9.png


Certamente haverão muitas mais réplicas de menor magnitude, mas o IPMA para o mundo só inclui os registos que são superiores a 4.0.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O balanço em actualização constante e cada vez mais trágico:

Em Atualização​

Sismo causa mais de mil mortos na Síria e na Turquia.​


Um sismo causou mais de mil mortos e milhares de feridos, esta segunda-feira de manhã, na Turquia e na Síria. O abalo, de 7,8 na escala de Richter, foi registado numa zona turca perto da fronteira entre aqueles dois países.

Mais de mil pessoas morreram e vários milhares ficaram feridas na sequência de um sismo registado no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria, onde estarão a maioria das vítimas mortais.

Mais de mil prédios colapsaram e haverá milhares de pessoas debaixo dos escombros.