Sismos Internacional - 2009

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por Gerofil 3 Jan 2009 às 22:55.

  1. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,900
    Local:
    Olhão (24 m)
    EARTHQUAKE on 07/04/2009 at 17:47 (UTC)CENTRAL ITALY 6 km E L'aquila
    MAGNITUDE: mb 5.5
    Data provided by: BGSG BUC GFZ INGV LED LJU ODC ZAMG
    Latitude = 42.33 N
    Longitude = 13.47 E
    Origin Time = 17:47:37.4 (UTC)
    Depth = 2 Km
    RMS = 1.08
    secGap = 21 degrees95% confidence ellipse: - Semi major = 2.2 Km- Semi minor = 1.5 Km- Azimuth of major axis = 50 degrees Number of data used = 243
    Preliminary location computed on Tue Apr 7 18:01:42 2009 (UTC)Done by Julien VERGOZ Comments : Message number: 1174 All magnitudes estimations :Mw5.7 (BGSG) ML5.2 (BGSG) M 5.5 (GFZ) ML5.3 (INGV) ML5.4 (LED) ML5.7 (ODC) mb4.2 (ZAMG)

    Fonte: EMSC

    Nova réplica que pelo menos fez 1 morto.:eek:
    É o fenómeno mais assustador da natureza,e nós estamos numa zona com grande probabilidade para a ocorrência de sismos, qualquer dia será nós.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Foi uma réplica quase igual ao primeiro sismo :shocking::shocking: algo que não é nada normal, vamos lá ver os próximos dias a ver se a coisa acalma.
     
  3. Saul Monteiro

    Saul Monteiro
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    28 Ago 2008
    Mensagens:
    286
    Local:
    Lisboa
  4. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,900
    Local:
    Olhão (24 m)
    Continuam as réplicas em L'Aquila, o último foi às 21h38m (hora italiana) com uma magnitude 4.9 registado a 19 km a noroeste de L'Aquila e com uma profundidade de 2 kms.

    Como as imagens comprovam no comments (sem comentários):

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #19 algarvio1980, 9 Abr 2009 às 21:20
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Durante as minhas 2 semanas de férias calhou ler o jornal Público onde o subdirector dedicou um editorial ao assunto da previsão do sismo. Como o jornal Público é o único jornal que em Portugal tem uma linha editorial cientifica eu dei-me ao trabalho de escrever ao subdirector uma mensagem dizendo-lhe que as coisas não eram bem como ele estava a dizer.

    As previsões de sismos usando as emissões de Rádon ou outras emissões radioactivas foram muito usadas nos anos 60 e 70 nos EUA. Na altura chegou-se à conclusão que havia efectivamente emissões de Rádon durante alguns sismos, fenómeno aparentemente normal nos deslocamentos de algumas placas, mas também se chegou à conclusão de que também havia emissões sem que depois ocorresse sismo nenhum, tal como havia imensos sismos sem Rádon nenhum. Ou seja, como método previsional, chegou-se à conclusão de que não tinha precisão/eficácia nenhuma.

    Com isto não estou a dizer que a coisa fosse disparatada. Nada disso, antes pelo contrário, era um indício que julgo que não deveria ter ser menorizado pelas autoridades, não era uma treta qualquer das muitas que existem na Internet sobre previsões de sismos, era um facto baseado em algo que pelo menos de outras vezes se verificou, no mínimo, uma espécie de sinal. Julgo eu que a emissão terá a ver com a radioactividade presente nos terrenos onde se dão as fracturas, radioactividade essa que deve variar imenso de local para local. Nuns existe, é um indício, noutros não, deve haver uma variabilidade enorme, tal como os tipos de terrenos e profundidades variam imenso de sismo para sismo. Como referi, por vezes não quer dizer nada, outras vezes quer. Embora acredite que alguma coisa signifique, pode não ser um sismo próximo, mas pelo menos havendo libertação de radioactividade alguma coisa se passou nas entranhas da terra.

    Ora essa dubiedade levanta muitas questões que acho que podemos debater por aqui. Este técnico italiano convenceu-se de que as emissões que detectou eram um prenúncio de um sismo e avançou com uma previsão com um enorme grau de probabilidade. A ciência pelo contrário, por todo o historial de várias décadas de estudo, dizia-nos que não existia essa capacidade de avançar uma probabilidade tão exacta usando este método.

    Lançando então este tema a debate, como devem então reagir as entidades responsáveis pela segurança dos cidadãos ?

    Entretanto aproveito para dizer que tudo isto não foi muito bem contado como foi pela comunicação social. A zona localizada numa falha muito activa começou com crises sísmicas já há vários meses atrás, desde Dezembro e Janeiro. O italiano previu um sismo para determinada data, mas para uma semana antes do sismo que acabou por ser trágico. Na altura prevista houve um sismo, mas menor, um pouco mais forte entre muitos outros da crise sísmica. Mesmo que hipoteticamente o tivessem levado a sério, provavelmente o resultado final não teria sido muito diferente. Ocorreu esse sismo menor e as pessoas após esse provavelmente já não o levariam a sério, e uma semana depois é que ocorreu o sismo trágico.

    Tudo isto levanta muitas questões obviamente. Sem duvida que o investigador italiano estava certo, mas até que ponto é que as entidades podem levar a sério previsões deste género ? É possível evacuar cidades durante dias ou semanas baseadas em previsões deste tipo ? Imaginem o cenário em Lisboa por exemplo ? Iríamos evacuar Lisboa ? Por uns dias ? Por umas semanas ? Vários milhões de pessoas ? Os nossos compatriotas açorianos vivem literalmente em cima de placas muito activas, vivem mesmo em cima de vulcões, devem eles abandonar as ilhas ?

    Escrever certas notícias, colunas ou editoriais de opinião é fácil. Mas julgo que as respostas a estas questões que coloco não são assim tão fáceis. Mas acho que vale a pena discutir estas coisas.
     
  6. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Sismo grau 6 não fez vítimas no México

    Não há notícia de vítimas ou edifícios destruídos na sequência do sismo de grau 6 na escala da Richter que atingiu hoje o México.

    O tremor de terra ocorreu às 17h46 (hora de Lisboa) e o epicentro situou-se a 240 quilómetros a Sul da capital mexicana e a 129 quilómetros a norte de Acapulco.

    O abalo foi sentido na Cidade do México, onde centenas de pessoas foram evacuadas de edifícios, por motivo de precaução, muitas delas com máscaras na cara por causa do surto de uma nova estirpe do vírus da gripe que já provocou a morte a 149 pessoas.

    http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=54&ContentId=284985
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,724
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Sismo de magnitude 6.1 atingiu a Guatemala
    03.05.2009 - 18h04


    Um sismo de magnitude 6.1 atingiu esta tarde a Guatemala, revelou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não são conhecidos mais pormenores.
    Segundo os dados do USGS, o sismo deu-se a uma profundidade de 104 quilómetros e 70 quilómetros a Oeste da Cidade de Guatemala, a capital do país.


    Última hora - Público
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Um sismo fraco de 4.7 em Los Angeles mas ainda deu para assustar. Não houve consequências.

    http://earthquake.usgs.gov/eqcenter/recenteqsww/Quakes/ci10410337.php


    [​IMG]

     
  9. ajrebelo

    ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Fev 2006
    Mensagens:
    1,189
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    boas
    Um sismo fraco de 4.7 em Los Angeles

    Vince, moderate = moderado não fraco :D vá foi fraco a moderado tipo vento
    :lmao:

    4.7-Magnitude Quake Rocks Los Angeles

    LOS ANGELES — A moderate earthquake jolted the Los Angeles region late Sunday, shattering glass, setting off alarms and fraying nerves. There were no reports of any major injuries or damage.

    Ontem nos ralamralam donos dos nossos combustiveis, houve mais um, não sendo assim tão perto dos poços de ouro negro, pode fazer subir um pouco o litro

    http://in.reuters.com/article/worldNews/idINIndia-39708820090518

    RIYADH (Reuters) - Saudi authorities evacuated five western villages on Monday after tremors hit a volcanic region in the past weeks raising concerns of possible eruptions.

    "There was a large quake, the largest so far," Ahmed al-Attas, vice president of the Saudi Geological Survey (SGS), told Reuters after civil defence officials evacuated the villages near the town of al-Ais.

    [​IMG]

    abraços
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    2,026
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Grande actividade hoje ao largo da Grécia:

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga


    [​IMG] [​IMG]

    [​IMG]
     
  12. Thomar

    Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    19 Dez 2007
    Mensagens:
    2,026
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)
    Um grande sismo ocorreu hoje ao lado da Nova Zelândia.
    Está em vigor um alerta de Tsunami.

    E já existem duas réplicas, uma de mb 5.8 e outra de M 4.5.

    Fonte: http://www.emsc-csem.org/
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. rijo

    rijo
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    19 Nov 2007
    Mensagens:
    252
    Local:
    Queluz
    RT: @BreakingNews: URGENT -- Two massive earthquakes strike, one a 7.7 off the Andaman Islands, another a 6.6 off Japan. Details to come.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,724
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Sismo em Java, Indónesia

    Um sismo de magnitude 7.4, na escala de Richter, foi sentido na Ilha de Java, Indonésia, tenho sido accionado o sistema de alerta de tsunami para a região.

    O abalo foi sentido pelas 7:55 (GMT), a cerca de 200 km a Sul de Jacarta. O epicentro deu-se a uma profundidade de 63 km, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos da América (USGS).

    Fonte: IM

    -----------------------

    Sismo mata 32 pessoas e faz mais de 300 feridos - novo balanço

    De Sofia Castro (LUSA)

    Jacarta, 02 Set (Lusa) - Pelo menos 32 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas devido ao sismo de magnitude 7,4 que hoje abalou a ilha indonésia de Java e destruiu centenas de casas, segundo um novo balanço das autoridades indonésias.

    "Trinta e duas pessoas morreram, 305 ficaram feridas e cerca de 40 estão desaparecidas", afirmou o director do centro de crise do Ministério da Saúde, Rustam Pakaya.

    O primeiro balanço das autoridades dava conta de 15 vítimas mortais.

    © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,359
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Aquela zona do Planeta sempre foi muito fustigada por Sismos mas nos últimos tempos tem sido realmente uma coisa impressionante..
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página