Sismos Internacional - 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Lorca sufre más de una veintena de réplicas, la penúltima de ellas de 4 grados de intensidad

El municipio de Lorca ha sufrido desde primeras horas de la tarde del miércoles un total de 23 réplicas, la penúltima de ellas a las 22.37 horas de cuatro grados de intensidad, según ha informado a Europa Press el Instituto Geográfico Nacional.

Diário SIGLO XXI.com
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O sismo dificilmente podes ter sentido. Foi pequeno e tão longe!

Pode ser só coincidência, uma muito certeira, dada a probabilidade de as duas coisas, uma tontura e oscilação ocorrer ao mesmo tempo que o sismo. Até porque a ser verdade, as ondas sísmicas demoram tempo a chegar até Portugal!

Uma hipótese extremamente especuladora poderia ser uma libertação de energia eléctrica pelas rochas ao longo da separação de placas, e que sentiste. É de facto curioso.

Há uns tempos senti aqui uma vibração na Islandia, 8 minutos apos ocorrer um pequeno sismo de magnitude 1.0, a cerca de 10km daqui (o primeiro em muitas semanas, na zona). Obviamente não foi o sismo que senti, pois 8 minutos é muito atraso, mas foi ou uma coincidência engraçada, ou algo que não consigo explicar.



Queria fazer uma pergunta aos meus colegas:

precisamente às 17h48 (hora no computador) a cadeira na qual estava sentado oscilou um pouco e senti aquilo que se assemelhava quase a uma pequena tontura. Estou em Almada, mais concretamente em Cacilhas, e também recebi há pouco o e-email do IM, mas não sei ao certo se de facto terei sentido este sismo ou se terá sido mera coincidência. Moro num 17º andar, já agora, e sei que nos andares mais altos se sentem mais as vibrações, mas será possível ter sentido este sismo ou estarei a imaginar coisas?
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
Queria fazer uma pergunta aos meus colegas:

precisamente às 17h48 (hora no computador) a cadeira na qual estava sentado oscilou um pouco e senti aquilo que se assemelhava quase a uma pequena tontura. Estou em Almada, mais concretamente em Cacilhas, e também recebi há pouco o e-email do IM, mas não sei ao certo se de facto terei sentido este sismo ou se terá sido mera coincidência. Moro num 17º andar, já agora, e sei que nos andares mais altos se sentem mais as vibrações, mas será possível ter sentido este sismo ou estarei a imaginar coisas?

A tua descrição assemelha-se á que senti em Outubro ou Setembro, já não me recordo. passado quando foi registado um sismo 3.4 aqui na zona de Castelo Branco. Na altura, isto foi cerca do meio-dia, e de repente comecei a bater com os pés no chão, também senti um desconforto na coluna vertebral.... Só soube o que tinha acontecido quando vi as notícias :).

Por isso diria que é plausível, até porque os edifícios modernos oscilam com o vento, e normalmente são mais sensíveis a esses eventos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Há alguns dias, tenho vindo a seguir no Twitter e ele prevê os sismos antes de acontecerem. http://twitter.com/#!/QuakeRedAlert

Algarvio1980, estive a ver o link, e simplesmente (presumo que compreenda isto que vou dizer) fiquei com muitas, muitas questões..

Resumindo tudo a uma única questão: como é possível eles conseguirem prever os terramotos com 90% de fiabilidade (segundo esta própria página do twitter afirma)?

Simplesmente quando aparecem os comentários a confirmar que realmente aconteceram os terramotos, fico... :surprise:

É que, por exemplo, eu também podia criar uma página do twitter a referir que iam haver terramotos nesta e noutra parte do mundo, sem especificar onde. Mas, eles prevêem para uma certa e determinada área, quero com isto dizer que o fazem com alguma precisão. Como é possível?..
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Há alguns dias, tenho vindo a seguir no Twitter e ele prevê os sismos antes de acontecerem. http://twitter.com/#!/QuakeRedAlert

Mas vamos lá ver uma coisa...
Quem é este ele???!!!
Temos aqui algum que perceba do assunto e tenha meios para lá chegar ou temos aqui um "profeta".
Vamos lá ter cuidado com isto.. Se isto pega moda e as pessoas começam a acreditar neste tipo de coisas vão haver vagas de pânico e depois não se passa nada.
Quem é?
Como faz?
Isto para mim é coincidência, com a quantidade de opções que ele dá é normal que acerte algumas... Alias, há zonas destas que têm sismos diariamente.
Há que ter muito cuidado neste tipo de questões tão sensíveis, olha se dizem que amanhã isto vai tudo ao ar com um sismo as pessoas acreditam... E depois???
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Realmente é algo muito estranho e com o qual é necessário ter cuidado...
Mas....Sai de casa cerca das 11h e previam um sismo para a Russia , cheguei agora e qual o meu espanto quando repara que há cerca de 15 minutos houve um na Russia de Magnitude 5.2:surprise:`Concordo com o Gil Algarvio, é necessario ter ponderação pois isto poderá provocar o Panico, mas......é muita coincidencia.....ou não....
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Realmente é algo muito estranho e com o qual é necessário ter cuidado...
Mas....Sai de casa cerca das 11h e previam um sismo para a Russia , cheguei agora e qual o meu espanto quando repara que há cerca de 15 minutos houve um na Russia de Magnitude 5.2:surprise:`Concordo com o Gil Algarvio, é necessario ter ponderação pois isto poderá provocar o Panico, mas......é muita coincidencia.....ou não....

Ok ok. Tudo bem, vamos pressupor que esta tal pessoa até acerta nos sismos e pronto. Mas eu quero saber como... Se existe algum teor cientifico nestas "previsões" e como, através de medição ou monitorização de forças electro-magnéticas? Força gravitacional?? Pressões acumuladas?
Ou pensam e sonham que vão acontecer os sismos??
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Mas vamos lá ver uma coisa...
Quem é este ele???!!!
Temos aqui algum que perceba do assunto e tenha meios para lá chegar ou temos aqui um "profeta".
Vamos lá ter cuidado com isto.. Se isto pega moda e as pessoas começam a acreditar neste tipo de coisas vão haver vagas de pânico e depois não se passa nada.
Quem é?
Como faz?
Isto para mim é coincidência, com a quantidade de opções que ele dá é normal que acerte algumas... Alias, há zonas destas que têm sismos diariamente.
Há que ter muito cuidado neste tipo de questões tão sensíveis, olha se dizem que amanhã isto vai tudo ao ar com um sismo as pessoas acreditam... E depois???

http://www.baladacuiabana.com.br/no...-previsao-de-terremoto-que-ocorreu-na-espanha

Não é profeta mas sim pesquisador tal como o artigo em cima indica. Diz que utiliza tecnologia e consegue prever sismos com 2 semanas de antecedência, mas não refere qual a tecnologia que utiliza.

Com a tecnologia que hoje existe, quem sabe se alguém não consegue mesmo prever sismos. Se na área da meteorologia temos vindo a evoluir bastante, porque não acreditar na evolução na área da sismologia.

Eu só coloquei no fórum porque existe alguma fiabilidade dado os sismos acontecerem mesmo e não ser de profecias, porque todos vimos o pânico que existiu em Roma.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não é profeta mas sim pesquisador tal como o artigo em cima indica. Diz que utiliza tecnologia e consegue prever sismos com 2 semanas de antecedência, mas não refere qual a tecnologia que utiliza.

Com a tecnologia que hoje existe, quem sabe se alguém não consegue mesmo prever sismos. Se na área da meteorologia temos vindo a evoluir bastante, porque não acreditar na evolução na área da sismologia.

Agora começo a compreender melhor essa página do twitter que apresentou. :)

Concordo com a sua última afirmação, e penso que se realmente a tecnologia usada pelo pesquisador continuar a mostrar bons resultados de fiabilidade, talvez mais tarde, no futuro, a previsão de sismos venha a salvar muitas vidas. :)
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Agora começo a compreender melhor essa página do twitter que apresentou. :)

Concordo com a sua última afirmação, e penso que se realmente a tecnologia usada pelo pesquisador continuar a mostrar bons resultados de fiabilidade, talvez mais tarde, no futuro, a previsão de sismos venha a salvar muitas vidas. :)

Ainda em relação a este assunto vejam este site, após uma analise muito breve, parece-me que é onde esse pesquisador se baseia:


http://www.dutchsinse.com/blog/


e esste video do youtube:
 
Editado por um moderador:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Agora sim, eu também andei a pesquisar. Com isto a confirmar pela comunidade cientifica parece que damos um grande passo, embora de toda a maneira tenhamos de ter muito cuidado com isto e testar ao máximo a fidelidade desta tecnologia e do algoritmo de calculo! :confused::confused::confused:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
violento sismo abala turquia e provoca vítimas

um sismo de magnitude 5,9 na escala de richter abalou esta quinta-feira o oeste da turquia havendo relatos de feridos e mortos bem como de danos em vários edifícios na cidade de simav.

O abalo ocorreu pelas 23:15 horas locais (20:15 em lisboa) e teve epicentyro perto de simav, na província de kutahya, indicou o observatório kandilli, na capital turca de istambul.

Segundo a estação televisiva turca ahaber tv, há registo de vítimas no hospital de simav.

Pelo menos seis réplicas foram sentidas após o sismo inicial, a mais forte das quais com magnitude de 4,6.

Outra televisão turca, a ntv, cita um residente em simav que relata danos em vários edifícios e que a maioria da cidade encontra-se sem electricidade. A televisão tgrt indica que o minarete de uma mesquita na cidade de pazarcik ruiu.

@sapo