Sismos Internacional - 2014

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Há relatos de vários deslizamentos de terra e também colapso de alguns edifícios na província de Nagano.
4 feridos confirmados.
A usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa foi desligada por precaução, mas não se reporta nenhum dano.

E5ZslNc.jpg
 


Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Dois outros terremotos perigosos, ocorreram nas últimas horas.

O primeiro de magnitude M5.8 em Sichuan, China, provocou deslizamentos e colapso de algumas casas.
Há informações, ainda não oficialmente confirmadas, de uma fatalidade.
Pelo menos 22 pessoas ficaram feridas.

Outro terremoto de magnitude M5.5 ocorreu no Afeganistão.
Até o momento não há informações de danos ou feridos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Forte sismo na Indonésia:

An earthquake with a preliminary magnitude of 7.0 hit at sea, 150km northwest of Ternate, Moluccas, Indonesia on Wednesday, Reuters said. The depth of the quake that struck at 1433 GMT was 65km, reported the US Geological Survey. No tsunami warning was in effect, according to the Pacific Tsunami Warning Center.

RT
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Crise sísmica em Florença - Itália


"Centenas de pequenos sismos em Florença fazem temer pela estátua de David

A região de Florença registou mais de 250 sismos, em três dias, uma quinzena deles de magnitude superior a 3,0, deixando Itália inquieta, especialmente por causa da estátua David, de Miguel Ângelo.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Itália, os abalos foram registados em Chianti, entre Florença e Siena. Os dois mais fortes, de magnitude 3,8 e 4,1 graus, na Escala de Richter, aconteceram na manhã de sexta-feira, mas muitos outros, entre 3,0 e 3,5, foram sentidos na madrugada de hoje. Não foram registadas vítimas e os bombeiros apenas deram nota de danos menores perto do epicentro, a cerca de 30 quilómetros a sul de Florença. De acordo com a imprensa italiana, perto de 200 habitantes daquela região preferiram não passar a última noite em casa, optando por autocaravanas, automóveis ou tendas.

A profusão de tremores faz também temer pelo património arquitetónico e cultural de Florença. O ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, anunciou hoje que o Estado iria disponibilizar os 200 mil euros necessários para construir uma base antissísmica para a célebre estátua de David, de Miguel Ângelo.


Na primavera, um estudo revelou que a obra-prima da Renascença, feita a partir de um bloco de mármore, já com fissuras e pesando mais de cinco toneladas, ameaçava colapsar, devido a “micro fraturas” nas pernas. Na altura defendeu-se a necessidade de uma base para proteger a estátua de vibrações (de obras ou de terramotos) e os recentes abalos tornaram o projeto ainda mais urgente, explicou hoje, o ministro, em comunicado. “Uma obra-prima como David não pode correr qualquer risco”, diz o ministro italiano.

Angelo Tartuferi, diretor da galeria da Academia de Florença, onde a estátua está exposta, disse que, com o financiamento, a base pode estar pronta dentro de um ano.

O último grande tremor de terra em Itália, em abril de 2009 na região de Aquila, centro, foi precedido durante várias semanas de muitos pequenos abalos. O sismo teve uma magnitude de 6,3 e provocou 309 mortes. Na zona de Florença, o maior terramoto da história recente remonta a 1895."

Fonte