Sismos Portugal - 2007

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por Rog 18 Jan 2007 às 09:41.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Sismologia - Seguimento 2007

    Um dos últimos sismos que senti também foi mais ou menos assim, deixei cair uma coisa no chão e abaixei-me, e o sismo ocorreu quando me estava a levantar. Na altura senti uma estranha sensação, e pensei que me tinha dado uma tontura ou fraqueza qualquer e que deviam ter sido as minhas pernas que tremeram ou qualquer coisa assim, fiquei a pensar intrigado no assunto mas depois esqueci, até saber que afinal tinha sido um sismo.

    Desta vez senti, tal como o último, mas muito pouco, novamente pouco mais do que uma estranha sensação, mas desta vez veio-me logo à cabeça um sismo porque pouco tempo antes tinha lido o post de ontem da Mocha aqui no forum e tinha ido ver aonde foi mais este sismo no Faial que ela relatou, e estava a olhar para o mapa dos últimos sismos e tinha pensado para comigo que estamos novamente com alguma actividade, uma série de sismos em Sevilha, sismo em Marrocos há poucos dias e agora vários sismos nos Açores.

    Se não fosse isso, acho que nem sequer tinha associado a um sismo, tanto que eu próprio fiquei na dúvida se não seria imaginação minha ou sugestão porque pouco tempo antes tinha estado a pensar em sismos.
     
  2. Rogério Martins

    Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    25 Jun 2007
    Mensagens:
    143
    Local:
    Benfica - Lisboa
    Re: Sismologia - Seguimento 2007

    Mais um sentido aqui em Portugal!

    2007-08-12 Horas:07:47 (TU) LAT:39,27 LON:-3,06 Mag 5,5 Localização: NE Ciudad Real - ESpanha

    [​IMG]

    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 12 / 08 / 2007 pelas 08:47 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5,5 ( Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 360 km a Leste de Barrancos.

    De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada.

    Fonte: I.M
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Sismologia - Seguimento 2007


    Xii, bem dentro da Espanha.
    Mas parece que foi só de 4.7

    (c) Fonte: El Pais

    (c) Fonte: El Mundo
     
  4. Rogério Martins

    Rogério Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    25 Jun 2007
    Mensagens:
    143
    Local:
    Benfica - Lisboa
    Re: Sismologia - Seguimento 2007

    pois isso eu ja nao sei:rolleyes:...uma coisa e certa que foi forte la isso foi:hehe:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Sismologia - Seguimento 2007

    É normal nas primeiras horas haver estimativas diferentes. Até agora 4.7, 5.1 ou 5.5 conforme as fontes. O IGN (Instituto Geográfico Nacional) de Espanhal diz 5.1



    Informação preliminar:

    Magnitude ML 4.7
    Region SPAIN

    Date time 2007-08-12 at 07:47:04.4 UTC
    Location 39.36 N ; 3.01 W
    Depth 10 km
    http://www.emsc-csem.org/index.php?page=current&sub=detail&id=52861


    Réplica:

    Magnitude ML 3.1
    Region SPAIN

    Date time
    2007-08-12 at 09:07:43.3 UTC
    Location 39.39 N ; 2.96 W
    Depth unknown
    http://www.emsc-csem.org/index.php?page=current&sub=detail&id=52865


    Não é uma zona tradicionalmente sísmica...

    [​IMG]
     
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Sistema de alerta precoce no Algarve

    Uma equipa de cientistas vai colocar no fundo marinho, a cerca de 80 milhas (150 quilómetros) da ponta de Sagres e perto do Golfo de Cadiz, um observatório no fundo do mar baptizado de Geostar para medir os níveis sísmicos da área e estudar um eventual tsunami. A operação começou ontem e deve ficar concluída durante o dia de hoje. O «Geostar» está equipado com sismógrafos e sensores capazes de efectuar levantamentos geológicos e geofísicos e prevenir eventuais tsunamis a partir do fundo do mar.
    O observatório «Geostar» vai ficar submerso numa área onde se registam muitos sismos e tsunamis e durante cerca de um ano vai ser estudada a área junto ao Algarve onde há muita actividade tectónica, explicou à Lusa o coordenador do projecto, Nevio Zitellini, do instituto de Ciências Marítimas em Bolonha (Itália).
    Na Ásia existe equipamento capaz de alertar a população da existência de tsunamis passada uma hora, mas no Mediterrâneo a estratégia tem de ser diferente, o desafio é realizar a vigilância dos tsunamis na falha tectónica.
    “Vamos monotorizar a área tectónica directamente”, esclareceu Nevio Zitellini, reiterando que o Algarve está muito perto de zonas de risco de sismos e tsunamis.
    “Saber quando é que vai aparecer uma onda gigante e poder alertar em tempo útil as pessoas de todo o mundo, mas também e principalmente as que estão junto à costa marítima é um dos grandes objectivos do projecto europeu «Nearest»”, acrescenta o coordenador do projecto Nevio Zitellini.
    O terramoto de Lisboa, de 1755, demorou cerca de 15 minutos a sentir-se em Sagres criando uma deformação do fundo do mar de 11 metros e provocando uma onda gigante. “É uma das maiores experiências deste género feitas em todo o mundo”, adiantou à Lusa Paolo Favali, cientista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Roma, Itália, que integra o projecto financiado pela União Europeia. Paolo Favali, refere que além do observatório de vigilância «Geostar» também serão espalhados 25 pequenos sensores detectores de sismos.
    O director da Unidade de Protecção Civil da Comissão Europeia disse recentemente à Lusa, num seminário sobre “Sistemas de Alerta Precoce” que decorreu em Albufeira, que Portugal tinha muito trabalho a desenvolver no plano dos sistemas de alerta precoce de catástrofes naturais como os tsunamis. No Atlântico Norte não existia nenhum sistema de alerta global. A implementação no fundo marítimo de um protótipo que detecta tsunamis é a primeira resposta que surge para Portugal, mas também para toda a zona do Atlântico e Mediterrâneo.

    O Primeiro de Janeiro
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Sismologia - Seguimento 2007

    Sismo sentido em S.Miguel, Açores

    Fonte: Observatório Vulcanológico e Sismológico da Universidade dos Açores
     
  8. mocha

    mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Dez 2006
    Mensagens:
    1,596
    Local:
    Barreiro
    Re: Sismologia - Seguimento 2007

    entretanto a actividade sismica continua, desde ontem foram registados 2 sismos nos Açores e um em Portugal Continental:

    Sismo Sentido (Continente) 2007/08/27 21h18m

    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 27 / 08 / 2007 pelas 21:18 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2,4 (escala de Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 5 km a NW de Rio Maior.

    Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Rio Maior.

    Sismo Sentido (Açores) 2007/08/27 10h 32m


    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2007/08/27 pelas 10:32 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica dos Açores, um sismo de magnitude 2.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de Furnas (S. Miguel).

    Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nas Furnas e Ribeira Quente. Foi ainda sentido com intensidade III/IV em Porto Formoso, III em Povoação, Faial da Terra, Lomba da Maia e Vila Franca do Campo, II/III em Ribeira Chã e II em Água de Pau.

    Sismo Sentido (Açores) 2007/08/28 01h 12m

    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2007/08/28 pelas 01:12 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica dos Açores, um sismo de magnitude 3.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 35 km a norte-noroeste dos Cedros (Faial).

    Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) em Praia do Norte. Foi ainda sentido em Cedros, Flamengos e Castelo Branco com a intensidade III e em Capelo com a intensidade II/III.


    IM
     
  9. mocha

    mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    5 Dez 2006
    Mensagens:
    1,596
    Local:
    Barreiro
    Dois sismos nos Açores:

    Dois sismos de fraca intensidade foram sentidos hoje nas ilhas da Graciosa e do Faial, Açores, sem causar danos, anunciou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

    Segundo a mesma fonte, o primeiro tremor ocorreu na Graciosa às 03:15 horas locais (mais uma hora no Continente), com epicentro a cerca de três quilómetros a Sudeste da freguesia da Luz, atingindo a intensidade máxima de grau IV na escala de Marcalli Modificada (XII pontos).

    Também na ilha do Faial foi sentido esta manhã, cerca das 09:20, um sismo de grau III na escala de Mercalli Modificada, na freguesia dos Cedros. O epicentro do evento localizou-se a cerca de 58 quilómetros a Noroeste do Faial, adianta a Protecção Civil.


    in Portugal Diário
     
  10. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,727
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Tremor de terra com magnitude de 1,9 em Famalicão

    Famalicão foi hoje abalado às 00:49 por um sismo com uma magnitude de 1,9 na escala de Richter, anunciou o Instituto de Meteorologia. De acordo com a mesma fonte o sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, localizando-se o seu epicentro nove quilómetros a norte de Famalicão.
    Segundo as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, o sismo não causou vítimas ou danos materiais e foi sentido com uma intensidade máxima II, na escala de Mercali modificada, na região de Famalicão.

    © 2007 LUSA
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,198
    Local:
    Norte de Portugal
    Açores: Sismo de fraca intensidade sentido em São Miguel

    Fonte: © Diário Digital/Lusa
     
  12. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sismo Sentido (Continente) 2007/11/06 23h09m

    Sismo de magnitude 3.7 (Richter) com epicentro a 85 km a sul do Cabo S.Vicente.

    © Instituto de Meteorologia - Comunicados Sismologia
     
  13. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,159
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Sismo sentido
    Fonte:IM

    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 2007/11/06 pelas 23:09 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sismica do Continente, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 85 km a sul do Cabo S.Vicente.

    Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) em Lagos e Portimão. Foi ainda sentido em Lagoa e Silves com a menor intensidade.

    Algum dos menbros do MeteoPT residentes no Algarve sentiu este sismo?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,900
    Local:
    Olhão (24 m)
    Eu não senti nadinha :D, foi fraquinho :D, para chegar a esta zona:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,763
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Aqui também não. Aliás só tive conhecimento do sismo pela net! :)Do povo que eu conheço das terras do infante também não tive grande notícia.:D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página