Sismos Portugal - 2012

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
esqueci-me de colocar a fonte da notícia que citei, foi publicada na rádio renascença

Esse sismo de 4.5 às 8:53 é um mistério, o EMSC já retirou esse sismo, o IM ainda o tem no catálogo internacional.
2012-06-18 08:53 41,57 -28,70 221 4,1 Azores Islands Region GFZ

E tb continuo sem saber de que se trata o registo que tive às 17:32.42 no dia de ontem..:huh:
 


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 19-06-2012 pelas 23:05 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.4 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Noroeste de Freixo Espada Cinta.


Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Fonte:IM

274330.regional.thumb.jpg


Mais informações sobre o sismo:
http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=274330#
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Este sismo de 3.4 de magnitude foi sentido, uma colega minha está perto de Torre de Moncorvo e sentiu o sismo acho que ainda deu para assustar.

O IM indica que foi sentido com intensidade III/IV na escala de Mercalli modificada.

Já foram registadas 2 réplicas deste sismo, uma de 1.1 e outra de 1.2 de magnitude que não foram sentidas.

Uma outra colega minha também sentiu o sismo ela está em Vale de Salgueiro (Mirandela), aqui em Bragança não senti nadinha. Entretanto o IM registou mais duas réplicas uma de 0.4 e outra de 1.2.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma outra colega minha também sentiu o sismo ela está em Vale de Salgueiro (Mirandela), aqui em Bragança não senti nadinha. Entretanto o IM registou mais duas réplicas uma de 0.4 e outra de 1.2.


Tive relatos de familiares que tambem sentiram o sismo, nomeadamente em Mogadouro relataram que alguns objectos abanaram, e o ruido que se ouvia era semelhante a um helicóptero a descolar, a 5 Km de Mogadouro em Azinhoso ouviram um ruido semelhante a uma trovoada distante, mas que vinha de baixo e parecia que pecorria a zona de Sul para Norte, foi-se aproximando , ouviu-se mais forte e afastou-se deixando de se ouvir...algumas portas bateram..

Segundo relatos da zona de Freixo de Espada à Cinta, algumas pessoas relataram que as casas abanaram/vibraram por uns segundos, tudo isto acompanhado de um ribombar surdo...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sismo nos Açores
Abalo de 4,7 atingiu as Flores

Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi registado este domingo no arquipélagos dos Açores, ao largo da ilha das Flores, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos.

O sismo ocorreu às 18:43 locais (19:43 em Lisboa), com epicentro a nove quilómetros de profundidade e a 270 quilómetros de Santa Cruz das Flores.

De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (antigo Instituto de Meteorologia), este domingo registaram-se ainda outros cinco tremores de terra de fraca intensidade, entre os 2,2 e os 4,3 de magnitude, no arquipélago dos Açores, noticia a Lusa.


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/acores-sismo-tvi24/1357331-4071.html
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
No site do IM:

Aviso de Sismo Sentido no Continente 13-07-2012 14:54

2012-07-13 14:54:00
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 13-07-2012 pelas 14:54 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Noroeste do Redondo.


Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região do Redondo.


Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IM depois mudou para sismo sentido III/IV, e por relatos nas redes sociais foi sentido em mais do que um concelho. Tondela, Santa Comba Dão e Carregal do Sal, dá ideia que os 2.5 do IM serão curtos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
2012-07-10 - 17:44:08
Magnitude : 3.2
Local : SW Albufeira

Este sismo não o senti mas estava eu na sala quando oiço um grande estrondo fui ver tinha caído um quadro grade no quarto estranhei se nem janelas estavam abertas como é que caia sem ninguém lhe tocar mas agora está explicado!! e sim foi mesmo a essa hora!
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

este sismo a SW de tondela, foi bem sentido em Santa comba Dão (cidade), sito onde tenho a minha casa.
não sei a hora certa deste evento mas nesse momento levantei-me para ir beber água e tambem aproveitei e fui a janela... estava uma noite agradável de temperatura e também estava tudo bastante calmo.
de seguida deitei-me foi então que ouvi um som parecido a um trovão distante, foi então que senti o tremor, a cama vibrou, parecia um telemovel :D a vibrar, e a cristaleira tenho uns copos pendurados e eles terlintaram um pouco...

onde se sentiu mais este tremor (segundo familiares e amigos que estão espalhados pelo concelho), foi nas freguesias que estão á beira rio; S. Joaninho, Treixedo, Nagosela, S. Comba Dão, Vimieiro, Ovoa... na parte sul do concelho não tenho conhecimento...

foi sentido também no carregal do sal (segundo amigos)

Tondela: Povoa da Rainha, Tondela, Alvarim (segundo amigos)...

o que poderá ter provocado este sismo??
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Há várias falhas tectónicas existentes em Portugal, não é só a de sudoeste de Lisboa e Sines (que causou o sismo de 1755) que toda a gente conhece. Há muitas mais falhas em Portugal continental mas que, por serem mais pequenas, os sismos resultantes são também mais pequenos, mas eles ocorrem. Estas falhas são do desconhecimento da população em geral. E mesmo mal estudadas pelos cientistas portugueses. (pelo menos há pouca informação sobre o assunto na internet)

Uma dessas falhas existe perto de Freixo Espada Cinta, alinhada N-S, e que provavelmente vai para sul, em direcção a Figueira Castelo Rodrigo. Esta zona teve um sismo a 20 de Junho deste ano.

Outra ocorre também N-S algures no interior alentejano, paralelo ao Guadiana, algures perto de Marvão. Esta zona teve um sismo a 13 Julho deste ano.

Outra ocorre alinhada NNE-SSO na zona do Caramulo, desde o Luso até São Pedro do Sul. É esta a falha que provavelmente resultou neste sismo de anteontem.

Como podem ver os sismos em Portugal continental são facilmente explicados e as zonas sísmicas são conhecidas (embora algumas falhas não estejam confirmadas).

Além disto, estas falhas frequentemente são também as zonas onde há zonas termais (tais como as nascentes geotérmicas dos Açores). Esta actividade persiste durante milhões de anos. Exemplo no Caramulo existem termas sulfatadas na Curia e em São Pedro do Sul, que ficam nas proximidades da suposta falha tectónica (segundo a minha especulação em ambas as extremidades do Caramulo, por onde a falha percorre e segundo a qual o Caramulo está também alinhado).

Aqui na Islândia é exactamente a mesma situação. Os sismos ocorrem sempre em sítios muito específicos, que é onde também há zonas termais. E o alinhamento das termas, sismos e montanhas é perfeito. As termas aqui também costumam ocorrer sempre na base das montanhas, muitas vezes em ambos os lados. Fora destas zonas, onde não há falhas, não há sismos nem termas (falando de um modo generalista).

Termas em Portugal:
fig13.gif


Falhas tectónicas:
ng1231325.jpg





boas

este sismo a SW de tondela, foi bem sentido em Santa comba Dão (cidade), sito onde tenho a minha casa.
não sei a hora certa deste evento mas nesse momento levantei-me para ir beber água e tambem aproveitei e fui a janela... estava uma noite agradável de temperatura e também estava tudo bastante calmo.
de seguida deitei-me foi então que ouvi um som parecido a um trovão distante, foi então que senti o tremor, a cama vibrou, parecia um telemovel :D a vibrar, e a cristaleira tenho uns copos pendurados e eles terlintaram um pouco...

onde se sentiu mais este tremor (segundo familiares e amigos que estão espalhados pelo concelho), foi nas freguesias que estão á beira rio; S. Joaninho, Treixedo, Nagosela, S. Comba Dão, Vimieiro, Ovoa... na parte sul do concelho não tenho conhecimento...

foi sentido também no carregal do sal (segundo amigos)

Tondela: Povoa da Rainha, Tondela, Alvarim (segundo amigos)...

o que poderá ter provocado este sismo??
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Magnitude mb 4.5
Region NORTH ATLANTIC OCEAN
Date time 2012-07-30 03:34:58.0 UTC
Location 43.88 N ; 14.97 W
Depth 10 km
Distances 1004 km NW Madrid (pop 3,117,977 ; local time 05:34:58.3 2012-07-30)
531 km W A coruña (pop 242,619 ; local time 05:34:58.3 2012-07-30)
501 km W Ribeira (pop 26,685 ; local time 05:34:58.3 2012-07-30)

hhuJn.jpg



EL IGN REBAJA EN UN PUNTO SU MAGNITUD
El terremoto registrado al noroeste de Galicia no provocará 'tsunami'

MADRID, 30 Jul. (EUROPA PRESS) -

El terremoto registrado en el mar, al noroeste de Galicia a las 03.35 horas de esta madrugada no provocará un 'tsunami', según el Instituto Geográfico Nacional (IGN) que ha rebajado su magnitud de los 5,9 grados en la escala Richter iniciales hasta los 4,7 grados en la magnitud momento, "más estandarizada a nivel internacional".

Así, el director de la Red Sísmica del Instituto Geográfico Nacional, Emilio Carreño, ha explicado a Europa Press que hay una línea de terremotos perpendicular que va desde el centro del Atlántico a Galicia.

De este modo, ha señalado que históricamente, cuando no había instrumentación se situaban ahí algunas epicentros de terremotos que se sentían en tierra y se asignaba que el epicentro estaría, aproximadamente en esa zona. Pero desde que existe instrumentación se ha observado que, efectivamente existen terremotos con epicentro en el mar. Sin embargo, no se tiene constancia de que haya grandes estructuras que puedan provocar grandes terremotos en esta zona.

Carreño ha añadido que el terremoto se ha sentido en distintas localidades gallegas, aunque en todos los caso con intensidad II, que es "leve". Concretamente, ha apuntado que se ha notado en municipios de La Coruña, Lugo y parte de Pontevedra, como en Villagarcía de Arosa.

Además, ha apuntado que en un principio se clasificó el movimiento sísmico con una magnitud mayor, de 5,9 grados de magnitud en la escala Richter, aunque ha añadido que, al ir recibiendo mayor información a lo largo de la mañana, se ha rebajado a 4,7 grados de magnitud en la escala momento, más estandarizada en el mundo científico.

En todo caso, ha subrayado que el terremoto ha desarrollado y liberado "bastante energía" por lo que es "lógico" que se haya sentido el temblor en tierra. Carreño ha añadido que este tipo de temblores no suele ir aparejado de réplicas y que no provocará un 'tsunami'.

A este respecto, ha precisado que, para que se puede producir un 'tsunami' se requiere de partida una magnitud "mucho mayor a 7 grados de magnitud", a partir de unos 7,3 o 7,5 grados de magnitud Richter, algo que no ha sucedido en esta ocasión en la que, además, el movimiento sísmico se ha registrado a 28 kilómetros bajo el lecho submarino. "Es muy difícil que se transmita al lecho submarino porque es muy profundo", ha agregado.

Respecto a otros tsunamis anteriores, Carreño ha indicado que no hay noticias de tsunamis históricos en esta zona. Por ello, ha dicho que los ciudadanos pueden "estar tranquilos".

En cuanto a la diferencia entre maremoto y tsunami, ha precisado que maremoto es el terremoto que tiene su hipocentro en el mar, mientras que el tsunami es la ola gigante que se origina a consecuencia del maremoto. Sin embargo, ha admitido que a través del mal uso se ha ido generalizando y confundiendo el nombre y hoy en día se usa tsunami tanto para el maremoto como para la ola.

Finalmente, el director de la Red Sísmica del IGN ha insistido e que estos fenómenos no son frecuentes en la zona, aunque sí en la zona más al sur del Atlántico, sobre todo al suroeste del Cabo de San Vicente, donde sí hay estructuras "más grandes y capaces de generar terremotos más grandes, como el gran terremoto de Lisboa en 1755".

http://www.europapress.es/sociedad/...ign-rebaja-punto-magnitud-20120730135105.html