Sismos Portugal - 2012

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por AnDré 9 Fev 2012 às 12:25.

1. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    Esse sismo de 4.5 às 8:53 é um mistério, o EMSC já retirou esse sismo, o IM ainda o tem no catálogo internacional.
    E tb continuo sem saber de que se trata o registo que tive às 17:32.42 no dia de ontem..:huh:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores

Mais informações sobre o sismo:
    http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=274330#

3. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Este sismo de 3.4 de magnitude foi sentido, uma colega minha está perto de Torre de Moncorvo e sentiu o sismo acho que ainda deu para assustar.

O IM indica que foi sentido com intensidade III/IV na escala de Mercalli modificada.

Já foram registadas 2 réplicas deste sismo, uma de 1.1 e outra de 1.2 de magnitude que não foram sentidas.

4. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Uma outra colega minha também sentiu o sismo ela está em Vale de Salgueiro (Mirandela), aqui em Bragança não senti nadinha. Entretanto o IM registou mais duas réplicas uma de 0.4 e outra de 1.2.

5. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Tive relatos de familiares que tambem sentiram o sismo, nomeadamente em Mogadouro relataram que alguns objectos abanaram, e o ruido que se ouvia era semelhante a um helicóptero a descolar, a 5 Km de Mogadouro em Azinhoso ouviram um ruido semelhante a uma trovoada distante, mas que vinha de baixo e parecia que pecorria a zona de Sul para Norte, foi-se aproximando , ouviu-se mais forte e afastou-se deixando de se ouvir...algumas portas bateram..

Segundo relatos da zona de Freixo de Espada à Cinta, algumas pessoas relataram que as casas abanaram/vibraram por uns segundos, tudo isto acompanhado de um ribombar surdo...

6. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    De novo a Crista Media Atlantica com actividade sísmica:

Acabei de registar mais um sismo, que é de maior magnitude do que esses dois sismos.

Edit: 4.0 na Crista Media Atlantica..
    http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=274970#scientific

7. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Sismo nos Açores
    Abalo de 4,7 atingiu as Flores

Um sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter foi registado este domingo no arquipélagos dos Açores, ao largo da ilha das Flores, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos.

O sismo ocorreu às 18:43 locais (19:43 em Lisboa), com epicentro a nove quilómetros de profundidade e a 270 quilómetros de Santa Cruz das Flores.

De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (antigo Instituto de Meteorologia), este domingo registaram-se ainda outros cinco tremores de terra de fraca intensidade, entre os 2,2 e os 4,3 de magnitude, no arquipélago dos Açores, noticia a Lusa.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/acores-sismo-tvi24/1357331-4071.html

8. Snowy

Snowy
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Ponta Delgada
    No site do IM:

Aviso de Sismo Sentido no Continente 13-07-2012 14:54

2012-07-13 14:54:00
    O Instituto de Meteorologia informa que no dia 13-07-2012 pelas 14:54 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Noroeste do Redondo.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região do Redondo.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

9. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
  10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O IM depois mudou para sismo sentido III/IV, e por relatos nas redes sociais foi sentido em mais do que um concelho. Tondela, Santa Comba Dão e Carregal do Sal, dá ideia que os 2.5 do IM serão curtos.

11. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    2012-07-10 - 17:44:08
    Magnitude : 3.2
    Local : SW Albufeira

Este sismo não o senti mas estava eu na sala quando oiço um grande estrondo fui ver tinha caído um quadro grade no quarto estranhei se nem janelas estavam abertas como é que caia sem ninguém lhe tocar mas agora está explicado!! e sim foi mesmo a essa hora!

12. ricardop120

ricardop120
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jul 2009
    Local:
    Santa Comba Dão
    boas

este sismo a SW de tondela, foi bem sentido em Santa comba Dão (cidade), sito onde tenho a minha casa.
    não sei a hora certa deste evento mas nesse momento levantei-me para ir beber água e tambem aproveitei e fui a janela... estava uma noite agradável de temperatura e também estava tudo bastante calmo.
    de seguida deitei-me foi então que ouvi um som parecido a um trovão distante, foi então que senti o tremor, a cama vibrou, parecia um telemovel :D a vibrar, e a cristaleira tenho uns copos pendurados e eles terlintaram um pouco...

onde se sentiu mais este tremor (segundo familiares e amigos que estão espalhados pelo concelho), foi nas freguesias que estão á beira rio; S. Joaninho, Treixedo, Nagosela, S. Comba Dão, Vimieiro, Ovoa... na parte sul do concelho não tenho conhecimento...

foi sentido também no carregal do sal (segundo amigos)

Tondela: Povoa da Rainha, Tondela, Alvarim (segundo amigos)...

o que poderá ter provocado este sismo??

13. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    Há várias falhas tectónicas existentes em Portugal, não é só a de sudoeste de Lisboa e Sines (que causou o sismo de 1755) que toda a gente conhece. Há muitas mais falhas em Portugal continental mas que, por serem mais pequenas, os sismos resultantes são também mais pequenos, mas eles ocorrem. Estas falhas são do desconhecimento da população em geral. E mesmo mal estudadas pelos cientistas portugueses. (pelo menos há pouca informação sobre o assunto na internet)

Uma dessas falhas existe perto de Freixo Espada Cinta, alinhada N-S, e que provavelmente vai para sul, em direcção a Figueira Castelo Rodrigo. Esta zona teve um sismo a 20 de Junho deste ano.

Outra ocorre também N-S algures no interior alentejano, paralelo ao Guadiana, algures perto de Marvão. Esta zona teve um sismo a 13 Julho deste ano.

Outra ocorre alinhada NNE-SSO na zona do Caramulo, desde o Luso até São Pedro do Sul. É esta a falha que provavelmente resultou neste sismo de anteontem.

Como podem ver os sismos em Portugal continental são facilmente explicados e as zonas sísmicas são conhecidas (embora algumas falhas não estejam confirmadas).

Além disto, estas falhas frequentemente são também as zonas onde há zonas termais (tais como as nascentes geotérmicas dos Açores). Esta actividade persiste durante milhões de anos. Exemplo no Caramulo existem termas sulfatadas na Curia e em São Pedro do Sul, que ficam nas proximidades da suposta falha tectónica (segundo a minha especulação em ambas as extremidades do Caramulo, por onde a falha percorre e segundo a qual o Caramulo está também alinhado).

Aqui na Islândia é exactamente a mesma situação. Os sismos ocorrem sempre em sítios muito específicos, que é onde também há zonas termais. E o alinhamento das termas, sismos e montanhas é perfeito. As termas aqui também costumam ocorrer sempre na base das montanhas, muitas vezes em ambos os lados. Fora destas zonas, onde não há falhas, não há sismos nem termas (falando de um modo generalista).

Termas em Portugal:

Falhas tectónicas:

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Magnitude mb 4.5
    Region NORTH ATLANTIC OCEAN
    Date time 2012-07-30 03:34:58.0 UTC
    Location 43.88 N ; 14.97 W
    Depth 10 km
    Distances 1004 km NW Madrid (pop 3,117,977 ; local time 05:34:58.3 2012-07-30)
    531 km W A coruña (pop 242,619 ; local time 05:34:58.3 2012-07-30)
    501 km W Ribeira (pop 26,685 ; local time 05:34:58.3 2012-07-30)

15. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores

Partilhar esta Página