Sismos Portugal - 2013



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
O sismo que fez em Janeiro no Algarve, foi mais forte que este e também foi em terra, com 3.8 na escala de Richter, este foi de 3.1 é um sismo fracote.

O Algarve não abana com mais intensidade desde Dezembro de 2009, já lá vão mais de 3 anos e não deve faltar muito para termos um sismo de 5 ou 6 na escala de Richter na falha de Gorringe. Aliás, aquela zona tem andado com muito pouca actividade com apenas 5 sismos desde do início do mês e que não ultrapassa os 2 graus da escala de Richter. Mesmo os sismos a sul de Faro, Olhão e Tavira tem sido escassos, ultimamente os sismos sentidos no Algarve é devido aos sismos ocorridos na zona de Aljezur, Monchique e Silves.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
Há uma falha que passa perto do epicentro desse sismo..

cartageologicaportugal2.jpg


A diferença de energia libertada entre um sismo de 3.0 e um de 5.0 é descomunal, são 100x mais!

Mas a profundidade do sismo importa muito, o sismo da Itália em 2009, teve grande impacto pois ocorreu a baixa profundidade.
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
De facto a questão de ter sido apenas de 3.1 e ter sido tão sentido em alguns locais quer dizer muita coisa.... a começar pelo facto de muitas habitações e infra estruturas não estarem minimamente preparadas para a ocorrência de algo superior.

Deixo como exemplo: na altura do sismo encontrava-me em minha casa, a falar com a minha namorada. Na minha habitação, apenas senti o tradicional passar de uma camioneta pela estrada, ao qual não dei muita atenção. Contudo, do outro lado, num prédio, a agitação foi evidente, com um nítido "sacudir" ligeiro do edifício, tendo provocado vibrações audíveis nos armários mais antigos com vidros. Deixou de se assemelhar a um veículo pesado a passar e mais a uma explosão forte de pedreiras.

Após o ocorrido liga-me a minha irmã, a cerca de 4 km de distância de mim, e relata que nas antigas instalações onde se encontrava a trabalhar, com paredes em contraplacado e estuques velhos, que foi claramente possível sentir a direcção da onda do sismo a atravessar todo o espaço do complexo, provocando um abalo tão nítido que ninguém teve dúvidas do que se tratava e da sua suposta intensidade.

Foi só 3.1, segundo o IPMA terá sido sentido com uma intensidade máxima de III/IV na escala de MM (num caso ou outro eventualmente V) e não provocou danos, mas não será preciso muito mais para que, sobretudo no velho Porto, venha a ser catastrófico.

De realçar ainda a presença do fenómeno nas redes sociais, mostrando nos minutos que se seguiram a quantidade de pessoas que sentiram o sismo, sendo útil para, com as devidas reservas, fazer uma análise preliminar da intensidade sentida :)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Foi a ciclogénese explosiva, agora o sismo.
Em Viana há pelo o menos um relato em Deão (perto de Ponte de Lima)
Mas eu aqui em Caminha não senti, mas a minha cadela começou a ladrar como querendo se abrigar, mas fui ver e não estava a chover, por certo ela sentiu, como conseguem sentir primeiro e mais do que nós...

É verdade o nosso fiel 4 patas é o primeiro a sentir algo e dar alerta e muitas das vezes não ligamos a isso.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Curiosamente, perguntei a varias pessoas e ninguem sentiu nada. Andava por Gmr a esta hora e nem o som ouvi. So o meu pai disse que os cães ladraram muito por volta desta hora..

Boa noite Caro GabKoost , é verdade que na rua (GMR ou BRG) muito pessoal não deu conta de nada!!!

Mas em casa em ambiente minimamente silencioso e atendendo ao fato de não passar nenhuma aeronave a baixa altitude, nenhum camião TIR na rua naquele momento e ouvir o que ouvi fiquei logo com o palpite de algo relacionado com um seismo.

Foi muito curto (2s) como evento mas intenso em termos de ruído (Poderoso mesmo!!!) Nunca ouvi tal coisa (inédito para mim o que me chamou ainda mais a atenção).

Abraço
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
É verdade o nosso fiel 4 patas é o primeiro a sentir algo e dar alerta e muitas das vezes não ligamos a isso.

Os cães podem sentir/ouvir a chegada da onda P que é mais rápida que a onda S. O que a maioria das pessoas sentiram/ouviram nesse sismo foi a onda S (onda secundária)..

Existem alguns sistemas de aviso de sismos que funcionam à base da chegada da onda P, alguns sismometros registam uma onda P de grande magnitude numa cidade, dispara-se um alarme/aviso a avisar um alerta de sismo..e dependendo da distancia do epicentro do sismo, conseguem-se avisar a população com alguns segundos preciosos antes da chegada da onda S e de superficie que são as mais destrutivas. Claro que este sistema só tem utilidade se a população tiver a alguma distância do epicentro do sismo, pois se tiverem junto do epicentro, a diferença de tempo entre a onda P e a onda S é muito pequena.

Se aplicassem esse sistema em PT, um sismo c/ profundidade 50km na zona de Gorringe (~220km de Sagres), a onda P podia ser detectada em Sagres cerca de 20 segundos antes da chegada da onda S. Mas existem sismometros instalados na zona de Gorringe..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os cães podem sentir/ouvir a chegada da onda P que é mais rápida que a onda S. O que a maioria das pessoas sentiram/ouviram nesse sismo foi a onda S (onda secundária)..

Existem alguns sistemas de aviso de sismos que funcionam à base da chegada da onda P, alguns sismometros registam uma onda P de grande magnitude numa cidade, dispara-se um alarme/aviso a avisar um alerta de sismo..e dependendo da distancia do epicentro do sismo, conseguem-se avisar a população com alguns segundos preciosos antes da chegada da onda S e de superficie que são as mais destrutivas. Claro que este sistema só tem utilidade se a população tiver a alguma distância do epicentro do sismo, pois se tiverem junto do epicentro, a diferença de tempo entre a onda P e a onda S é muito pequena.

Se aplicassem esse sistema em PT, um sismo c/ profundidade 50km na zona de Gorringe (~220km de Sagres), a onda P podia ser detectada em Sagres cerca de 20 segundos antes da chegada da onda S. Mas existem sismometros instalados na zona de Gorringe..


Em tempos criei um tópico para discutir esse assunto que sempre achei interessante e estranhar nunca se falar disso em Portugal.
Como percebes mais destas coisas que eu, passa por lá, pode ser que tenhas algo a acrescentar ou corrigir:

-> Alerta precoce de sismos em Portugal
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Só possível de sentir numa madrugada de perfeito silêncio...

1,4 a NE Valongo, 2013-02-16 04:16 Lat 41,20; Long -8,45; Profundidade - 6km
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores 17-02-2013 05:17**

Informação Sismológica Aviso de Sismo no Arquipélago dos Açores
17-02-2013 05:17

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-02-2013 pelas 05:17 (hora local) foi registado nasestações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Norte-Noroeste de Pilar (S. Miguel). Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados. Sugere-se o acompanhamento da evolução
da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores

http://www.prociv.azores.gov.pt/