Sismos Portugal - 2014



fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Desde ontem até a madrugada de hoje que houve alguma actividade sísmica, mas em sismologia não quer dizer nada, foi um dia de libertação de maior tensão nas placas tectónicas e em algumas falhas sísmicas.

ul53.jpg


Em sismologia das poucas certezas que há, é que a partir de um sismo de certa magnitude ocorre réplicas. Não há alertas amarelos/laranjas/vermelhos em sismologia, não se consegue estabelecer uma relação entre sismos de pequena magnitude e de grande magnitude.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não é a primeira vez que ocorrem crises de tal grau, nem será a última a preocupar convém preocupar todos os dias porque a probabilidade e ocorrência é sempre igual. Houve uma altura que a comunicação social andou a falar de sismos que ocorriam todas as madrugadas durante uns 6 dias, penso que até houve uns 2 que foram sentidos no algarve.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
É uma situação perfeitamente normal, a meu ver. Não existe sinal nenhum, aliás os sismos têem sido todos em locais relativamente estranho e a falha aquela que preocupa mais os algarvios é que está praticamente sem dar muitos sinais de vida, 3 sismos de magnitude reduzida na falha de Gorringe. O último sismo significativo desta falha foi a 17/12/2009 de magnitude 6.0 .
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Novo sismo de 3.1 a NW de Alcoutim - 2014-01-24 18:56:08

Claro que sem preocupação mas não sei se a zona em questão deu sinais de actividade nos últimos (muitos) anos... Não me lembro de crises sísmicas nesta zona.
Tenho de fazer uma pequena pesquisa...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Aviso de Sismo Sentido no Continente 24-01-2014 18:56

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 24-01-2014 pelas 18:56 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 12 km a Oeste-Noroeste de Alcoutim.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Tavira.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

Fonte: IPMA

Mais um sismo na mesma zona do que outro na passada 2ªfeira numa zona muito estranha, nunca lembro-me de sismos nessa zona. :unsure:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Mais um sismo na mesma zona do que outro na passada 2ªfeira numa zona muito estranha, nunca lembro-me de sismos nessa zona. :unsure:

Não é muito comum, mas já houve alguma actividade naquela zona, M3 em 1995, Ml3.1 2008 e mais alguns..

O mapeamentos de falhas activas não é assim tão simples, o sismo de magnitude 7 nas Filipinas no ano passado, ocorreu numa falha desconhecida para os cientistas..
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Penso que ocorreu aqui um sismo em Montemor. Estou no café e as montras aqui em volta abanaram todas depois de se ouvir um som semelhante a um trovão, mas não há trovoadas. Alguém pode confirmar?

Hoje no continente, ainda não ocorreu sismos..mas podes ter sentido/ouvido uma explosão numa pedreira/obras, o que podes fazer é consultar os dados de uma estação sísmica perto de ti e vê se há algo na altura que sentiste. Mas terá que ser uma estação sísmica que fique relativamente perto de ti (<50km).
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Hoje no continente, ainda não ocorreu sismos..mas podes ter sentido/ouvido uma explosão numa pedreira/obras, o que podes fazer é consultar os dados de uma estação sísmica perto de ti e vê se há algo na altura que sentiste. Mas terá que ser uma estação sísmica que fique relativamente perto de ti (<50km).

Realmente pode ter sido... de facto há uma pedreira a poucos kms daqui, mas há anos que isto não acontecia e com a potência que foi. Daí ter associado logo a um sismo.
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
492
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Penso que ocorreu aqui um sismo em Montemor. Estou no café e as montras aqui em volta abanaram todas depois de se ouvir um som semelhante a um trovão, mas não há trovoadas. Alguém pode confirmar?

olha... por acaso hoje fui fazer um trabalho a Alcochete, e tive essa mesma impressão, pelo menos no que toca ao barulho...:confused:

fiquei na ideia que tivesse sido trovoada..:rolleyes: mas o céu não evidenciava isso..:huh: