Sismos Portugal - 2014

Boas.

Já à algum tempo que desejava criar uma função em que pudesse visualizar no Google Maps a actividade sísmica em Portugal por sequência...ficou simples, mas acho que é útil :)

Referente aos últimos 30 dias..


Se quiserem explorar esta "animação", vão a este site, clicam em Animação do lado direito. Por defeito cada sismo demora 1segundo a aparecer, por isso recomendo seleccionarem "2x,..." para acelerar a animação.
 
Editado por um moderador:
É um estrondo equivalente a um trovão ali a uns quilometros ao lado... neste caso não foi sentido.

Quando a magnitude é pequena, ou profundidade muito em baixo ouve-se menos.
Arraiolos, a vila dos sismos sentidos! À excepção de grandes crises sísmicas nos Açores, não estou a outra zona onde se possa sentir mais sismos em Portugal.

Se quiserem aprender um pouco sobre esta sismicidade em Arraiolos:
http://metododirecto.pt/CNG2010/index.php/vol/article/download/56/243

Há zonas que simplesmente não conseguem produzir sismos de grande magnitude, mas pelo que encontrei já ocorreram sismos de magnitude 4.
http://www.iris.edu/ieb/index.html?...67&maxlon=-7.4732&minlon=-8.4730&zm=11&mt=ter
 
Na aldeia da Serra a NNE de Arraiolos os sismos ocorrem literalmente debaixo dos pés. São de profundidade muito reduzida.
Isto ocorre devido a um push up muito ativo que ocorre sub o relevo morfológico onde está localizada a Aldeia da Serra. a cicatriz é bastante visível por fotometria ou imagem de satélite.
Este push up deve-se ao efeito "cunha" causado por um batólito granítico que trava o desligamento da falha do Ciborro e o lineamento de S. Gregório (WNW-ESE).


https://www.google.pt/maps/place/Al...m2!3m1!1s0xd19c350121e4a3d:0x2d68005114b2d415
 
Pelas 7:35 tivemos outro abalo, este fez vibrar a porta.

Apenas fiquei confuso porque estava a passar um camião lá ao longe na estrada nacional, mas em cima do ruido do camião ouviu-se o caracteristico rugido e a porta a vibrar.

Um camião aquela distancia não conseguiria vibrar uma porta, digo eu !
 
Boas pessoal ... Dizer que há cerca de 10 minutos acabei de sentir um pequeno sismo aqui em Angra ... Estava deitado meio a dormitar e senti o saque que abanou levemente a cama embora tenha sido pequeno ... Alguém mais sentiu o sismo? Abraço.

P.S. - Já reportei a situação ao IPMA ...

EDIT1 - O menino já apareceu no site do IPMA ... 4.3 na escala de Richter no Banco D. João de Castro às 15:07 ... Deve-se ter sentido em São Miguel ...

Confirma-se que o sismo foi sentido por mais gente aqui na Terceira ... Ainda não tive nenhum relato em relação a São Miguel ...

No primeiro comunicado do IPMA diz que o epicentro foi a 65 km a sudeste do Porto Martins - Ilha Terceira ...
 
10615983_10152718316479508_3977046167695559445_n.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena
Aqui por S.Miguel ainda não soube de ninguem que tenha sentido, talvez para a zona dos Mosteiros, etc..

​​O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 15h07 (hora local), do dia 13 de setembro registou um evento com magnitude 4.2 (Richter) e epicentro na região do Banco D. João de Castro, cerca de 66 km a sudeste de S. Sebastião, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) no concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira. O evento foi igualmente sentido no concelho de Angra do Heroísmo, com intensidade III.


Informação actualizada às 16:10h
Fonte: CVARG

Já à cerca de duas semanas que o Banco D. João de Castro anda com alguma actividade sísmica, sendo que este foi o de maior magnitude.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Actividade sísmica dos últimos 30 dias no Banco D. João de Castro..
bdjcastro2.png

Do lado direito podem ver alguns perfis do vulcão, sendo que a primeira imagem é um "zoom" da segunda.

Acho que o IPMA e o CVARG não dispoem de sismometros instalados neste vulcão, por isso apenas são catalogados sismos que sejam registados na ilha Terceira e S.Miguel. Era interessante a instalação de alguns sismometros de "fundo oceânico" nos Açores, tal como fazem nas regiões de Gorringe e Josephine..