Sismos Portugal - 2015



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Eu até ao momento senti 4 sismos, felizmente todos de fraca intensidade, mas o primeiro que senti, que teve grau IV na escala de Mercalli deu para assustar. :)
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismo sentido (Intensidade máxima IV) na Ribeira Grande (São Miguel - Açores) no dia de hoje às 18:14 (UTC), com magnitude Ml1.7 (CVARG), Ml2.5 (IPMA)

As magnitudes do sismo diferem muito entre o CVARG/IPMA, já a localização difere muito pouco.

Este sismo foi bem sentido na Ribeira Grande devido à baixa profundidade, 1km (IPMA), pelo que será valor arredondado, e não me admirava se a profundidade anda-se na casa das centenas de metros..muito à superfície.
Na estação sísmica a 6km do epicentro, não consegui encontrar mais sismos..
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sismo sentido (Intensidade máxima IV) na Ribeira Grande (São Miguel - Açores) no dia de hoje às 18:14 (UTC), com magnitude Ml1.7 (CVARG), Ml2.5 (IPMA)

As magnitudes do sismo diferem muito entre o CVARG/IPMA, já a localização difere muito pouco.

Este sismo foi bem sentido na Ribeira Grande devido à baixa profundidade, 1km (IPMA), pelo que será valor arredondado, e não me admirava se a profundidade anda-se na casa das centenas de metros..muito à superfície.
Na estação sísmica a 6km do epicentro, não consegui encontrar mais sismos..
Os Açores ultimamente têm estado bem ativos, enquanto forem moderados está bom! Cá pelo Faial também tem havido alguns sentidos, sendo um dos últimos mesmo na falha da Ribeirinha, na zona da lomba grande, uma das falhas mais evidentes à superfície nos Açores! Bons acompanhamentos.
764415a8b92a9e19b65ee9962ecc57b7.jpg

Créditos de imagem Blog "Faial cortado à Faca" direitos reservados. Tem material muito bom no que diz respeita às estruturas geológicas de cá.

O evento acima referido, teve o seu epicentro bem ali no meio.
 
Última edição:

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
@lserpa e @fablept,

Realmente já temos aqui em casa uma extensa colecção de sismos, ou melhor de pequenos sismos, mas apenas meia dúzia deles sentidos, porque são maioritariamente apenas ouvidos.

Não sei se podem comparar à ilha do Faial, visto que a geologia será muito diferente.
Vivi no Faial em 1984 e 85 quando ainda era um miúdo de 7 ou 8 anos. Nessa altura não sentia nenhum e os meus pais estavam sempre a dizer, "olha outro!"

Quanto à experiência, aqui na zona Norte do concelho de Arraiolos / Este de Mora, o ruído dos sismos que ocorrem na Aldeia da Serra, são semelhantes ao rebentar de um trovão, mas com uma diferença: o som do trovão dá o estrondo, continua a rugir e aumenta ou diminuiu de intensidade.
O do sismo, é praticamente igual em termos sonoros (som muito grave), dá o estrondo, e fica a rugir até desaparecer, sempre ao mesmo ritmo.

Quando ouvimos o estrondo e o rugir vai aumentando, passa por nós, e desaparece lentamente, mas sempre ao mesmo ritmo, aí sabemos que o sismo não aconteceu na Aldeia da Serra, mas sim geralmente muitos quilómetros para Oeste, na zona do concelho de Mora (mais ou menos na zona das Brotas).

Também já aconteceu, ouvir o estrondo, sentir a terra a tremer, ouvir o rugido a deslocar-se para a zona nascente, e no IPMA ter sido catalogado no Redondo, como sentido.

Apesar de ser um fantástico "fenómeno" da mãe-natureza, não gosto muito e geralmente fico muito assustado...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Interessante que houve um sismo de magnitude 4.3 mas que parece não ter sido sentido pelo Faial ... Será que estes estarão a ocorrer noutra zona da placa?
Foi sentido, mas não sei porquê ninguém colocou essa informação online...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985