Sismos Portugal 2017

Tópico em 'Sismologia e Vulcanismo' iniciado por luismeteo3 5 Jan 2017 às 14:39.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Geopower

Geopower
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Mar 2013
    Local:
    Santa Cruz; Glória do Ribatejo
    A reportar de Santa Cruz, Torres Vedras. Por aqui acordei com o sismo. Foi bastante rápido.

Wessel1985 e MSantos gostaram disto.
  2. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Aqui em Leiria não senti nada, mas foi sentido por algumas pessoas aqui da zona. :unsure:
    Este foi o 6º sismo na mesma zona e o 2º que foi sentido, acredito que ainda possa haver mais réplicas até que aquela zona possa estabilizar novamente.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #167 MSantos, 17 Ago 2017 às 10:27
    Última edição: 17 Ago 2017 às 10:38
    Wessel1985 gostou disto.
  3. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Não m apercebi de nada, já os meus familiares de Mafra sentiram e bem.

MSantos e Wessel1985 gostaram disto.
  4. remember

remember
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2016
    Local:
    Póvoa de Santa Iria (12 m)
    Estava aqui a reparar, houve registo de um novo sismo próximo do outro, não sei se será réplica ou se pode ser considerado como tal... No site do ipma não tem essa info: https://www.emsc-csem.org/#2

5. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    Estava a dormir e nem senti nada :D
    Estou em Unhos\Loures.

6. Fantkboy

Fantkboy
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    9 Abr 2008
    Local:
    Odivelas
    Moro a 5 km de Sobral de Monte Agraço.
    Acordei sobressaltado. Foi curto, mas sentiu se bem foi bem audível com as coisas a tilintar em minha casa. Foi dos maiores que já senti até agora

MSantos, Wessel1985 e luismeteo3 gostaram disto.
  7. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures | Rio Tinto
    Não dei por nada, estava a dormir, mas a minha mãe deu por ele ao ouvir um vaso a "tilintar", pois é de porcelana e não está bem assente na base.

8. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Tenho amigos de Odivelas e da Póvoa de Santa Iria que sentiram bem o sismo. Eu estava bem descansadinho na minha caminha e não senti nada. :D

9. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Não, a sismologia dos Açores não é assim tão grave tanto em termos de intensidade média como em termos de número de eventos sentidos pela população. Quanto muito agradeço o elogio coletivo de que a malta dos Açores já está habituada a sismos mas este artigo é puro provincianismo bacoco. Até parece que é preciso falar com alguém dos Açores para se saber o que é um sismo :lol:

10. Wessel1985

Wessel1985
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Set 2013
    Local:
    Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores

Concordo ... Há quase 20 anos que não há um sismo considerável aqui pelos Açores e a crise do Faial que ela se lembra não foi assim tão intensa na Terceira ... Houve pessoas que sentiram o sismo principal mas nem todas ... e as réplicas nenhuma foi sentida na Terceira ... Houve sim em 97 uma crise sísmica no Banco D. João de Castro que deu para sentir bem alguns sismos ... Mas de 97 para cá são 20 anos ...

O outro grande sismo nos Açores data de 1980 e foi esse sim bastante violento e arrasou a Ilha Terceira mas esse evento aconteceu há 37 anos atrás e creio que a jovem ainda não era nascida nessa altura ...

Conclusão - É falso que nos Açores haja uma frequência de sismicidade sentida pelas populações e portanto este artigo é puro sensacionalismo bacoco ... Para além disso não contribui em nada para qualquer tipo de clarificação e pedagogia no que diz respeito a estes eventos ...

"Quando chega àquele ponto em que penso que tenho de meter debaixo de um móvel porque está a acontecer, já tenho uma certa escala. Não é nada de grave, mas deu para raciocinar"

"Há uma coisa bastante característica dos sismos, que é um som que vem da terra, uma zoada. Aqui em Lisboa foi diferente, porque não se ouve a terra a falar"

Depois destas duas frases i rest my case ... Raciocinem muito que faz bem ... Raciocinem ...

#175 Wessel1985, 17 Ago 2017 às 14:54
    Última edição: 17 Ago 2017 às 15:00
    MSantos e lserpa gostaram disto.
  11. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    https://www.rtp.pt/noticias/pais/28...portugal-tremeu-para-reavivar-o-risco_n985464

Há em geral uma noção equivocada. A sismologia do sul do continente é tão ou mais severa que a dos Açores e não se limita à falha do terramoto de 1755. Apenas difere nos intervalos temporais e na localização do epicentro (substituem danos mais severos por uma possibilidade acrescida de maremotos).

Um sismo igual ao de 1980 (7.2) é inevitável nos Açores e será igualmente destruidor e mortífero. Tanto pode ocorrer daqui a uma semana como daqui a uma década. Mas o continente também será mais cedo ou mais tarde afetado por um sismo severo (como o de 1969) como já foi inúmeras vezes no passado. Este também pode acontecer para a semana como daqui a 30 anos.

Nos Açores a preparação que se pode fazer já se fez (qualidade da construção). As pessoas não se podem preparar mentalmente porque sismos fortes não são de todo comuns. Já os continentais não só vão ser apanhados de surpresa como não estão minimamente mentalizados para a eventualidade. Pela sabedoria popular só ocorrem terramotos fortes nos Açores.

A proteção civil dos Açores pode (e provavelmente irá) ficar completamente à nora com um novo sismo análogo ao de 1980 mas as distâncias são curtas e a maior parte da assistência virá sempre de avião e de barco. Já no continente quando as pontes caírem, os hospitais estiverem severamente danificados e as estradas intransitáveis a Proteção Civil não vai fazer a mínima ideia por onde deve começar. E isto será especialmente óbvio se Lisboa for significativamente afetada.

#176 Orion, 17 Ago 2017 às 15:13
    Última edição: 17 Ago 2017 às 15:26
    guisilva5000, MSantos e Wessel1985 gostaram disto.
  12. lserpa

lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Dez 2013
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    Aqui pelo meu flanco Oeste é comum ter uma sismicidade elevada e por vezes diária. Embora a frequência sísmica seja elevada, a magnitude raramente ultrapassa os 3 ML e onde os epicentros circulam os 40/50km da Horta.
    Com isto, quero dizer que apesar da proximidade dos sismos, raramente são sentidos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

guisilva5000, MSantos e Wessel1985 gostaram disto.
  13. lserpa

lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Dez 2013
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    Para complementar a minha afirmação, podem ver à esquerda do Faial o aglomerado de sismos e nenhum deles foi sentido.

luismeteo3, Wessel1985 e MSantos gostaram disto.
  14. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Sto. Estêvão (Benavente) Monte da Barca (Coruche)
    Réplica do sismo de hoje de manhã:

Hora: 09:06
    Coord: 39,00 -9,07
    Mag: 1,9
    NE Arruda dos Vinhos

15. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    não dei por nada, estava ferrado a dormir, mas sei de gente aqui na minha zona que sentiu

Wessel1985 e MSantos gostaram disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página