Sismos Portugal 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Magnitude 3.5
Region PORTUGAL

Date time 2017-06-06 16:03:25.3 UTC
Location 41.30 N ; 8.05 W
Depth 15 km
https://m.emsc.eu/earthquake/earthquake.php?evid=596723

596723.local.jpg
 


panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Terramoto de 3,5 com epicentro a nordeste de Amarante
06 jun, 2017 - 17:22

[Em actualização]
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou pelas 17h03 um sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 quilómetros a este-nordeste de Amarante.

A informação foi prestada pelo IPMA em comunicado.

“Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados”, informa a nota.

Localização do epicentro (fonte: IPMA):




http://rr.sapo.pt/noticia/85584/terramoto_de_35_com_epicentro_a_nordeste_de_amarante?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata e Tyna

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No JN já com 349 comentários, e vários relatos em como foi sentido ( tirando as habituais brincadeiras e gozo)

Sismo sentido no Norte do país

Um sismo de magnitude 3,5 foi registado pelo IPMA, esta terça-feira à tarde, às 17.03 horas (16.03 UTC), com epicentro perto de Amarante.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, "pelas 17:03 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 3.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Amarante".

Segundo o que o JN apurou, o abalo foi sentido em vários pontos do Norte do país, como Penafiel, Marco de Canaveses, Paredes, Braga, Guimarães e Ponte da Barca.


http://www.jn.pt/local/noticias/porto/amarante/interior/sismo-sentido-no-norte-do-pais-8540419.html
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Há relatos que foi sentido no Porto,Maia, Gondomar, como ia na rua não me apercebi de nada.

Talvez no interior de habitações mais elevadas e sem barulhos, é provável que algumas pessoas em repouso o tenham sentido como uma ligeira e rápida vibração, semelhante a um camião pesado a passar na rua..:unsure:
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Cá por Paços de Ferreira senti primeiro o barulho, um ribombar como um camião muito pesado ou um comboio a passarem junto a casa, e senti a vibração\tremor durante cerca de 20 segundos. Estava a tomar banho, senti uma barulho e vibração estranhos, desliguei a água e ainda senti, durante uns bons segundos, o barulho e a casa a vibrar.

Foi o primeiro abalo que senti na minha vida, estranhamente pois outros houveram mas que não me apercebi na altura. No mais forte, há 20 anos aproximadamente, estava num carro parado mas com o motor ligado e nada senti.

P.S.: relatei o sismo no meteoglobal. Mas os profissionais do IPMA dedicados ao sub-site devem ter saído de serviço às 17h...(modo irónico ON) :(
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Cá por Paços de Ferreira senti primeiro o barulho, um ribombar como um camião muito pesado ou um comboio a passarem junto a casa, e senti a vibração\tremor durante cerca de 20 segundos. Estava a tomar banho, senti uma barulho e vibração estranhos, desliguei a água e ainda senti, durante uns bons segundos, o barulho e a casa a vibrar.

Foi o primeiro abalo que senti na minha vida, estranhamente pois outros houveram mas que não me apercebi na altura. No mais forte, há 20 anos aproximadamente, estava num carro parado mas com o motor ligado e nada senti.

P.S.: relatei o sismo no meteoglobal. Mas os profissionais do IPMA dedicados ao sub-site devem ter saído de serviço às 17h...(modo irónico ON) :(

O Meteoglobal não é o sítio mais indicado para relatar episódios sísmicos. Há um inquérito, muito importante para o estudo do sismo, que pode e deve ser preenchido no separador "Sismos"->"Sentiu um sismo?". Fica aqui o link: http://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/sism_inq_step1.jsp?Submit=Continuar
 
Estado
Fechado para novas mensagens.