Sismos Portugal 2019

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não seria a primeira vez! Provavelmente já ouviram falhar da Ilha Sabrina que durou uns meses ao Largo de São Miguel.

Sim, a famosa ilha reclamada pelos ingleses...
o Facto é que no canal São Jorge/Pico, não é lá muito geologicamente ativo relativamente às redondezas. Prova disso é a profundidade do mesmo.
No Canal Faial/Pico, há 15mil anos foi bastante ativo, quando me refiro a disparate, é precisamente ao ser entre o Faial e São Jorge.

A nova ilha irá eventualmente aparecer naquele local epicentral, mas já não será para a minha geração e provavelmente também não será para a próxima.
A formação de um vulcão poligenético a esta profundidade e, com uma atividade vulcânica frequente, levaria muito mais de 100 anos a surgir à superfície.
O Dr. Vitor Hugo, em outra entrevista ao OA, refere exatamente isso.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Entretanto mais um sentido à hora de almoço apesar da sua magnitude inferior ... Nota para estes últimos sismos estarem a ser um pouco mais próximos de terra o que pode fazer alguma diferença entre as populações das ilhas vizinhas ao hotspot sentirem os mesmos ou não ...

Sismo sentido na ilha do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 12:17 (hora local = hora UTC-1), do dia 13 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,2 (Richter) e epicentro a cerca de 29 km a W do Capelo, ilha do Faial.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Feteira (concelho da Horta, ilha do Faial).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes


CIVISA/IVAR


WCapelinhos3.jpg
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Mas alguém no seu perfeito juízo ainda dúvida que não há mais nada para além da natureza tectónica do evento?
Amigos, nós estamos nos Açores, e aqui sempre que a terra treme nem sempre é de natureza tectónica, embora não queiram referir para não alertar as populações.
A sorte é que é no mar, não estando a ilha claramente fora do alcance das ondas sísmicas, daí alguns abalos serem mais sentidos do que outros.
Há anos também houve um evento em SãoMiguel assim parecido com o do Faial. Com a agravante que foi em terra, logo foi mais sentido pelas populações locais.
O bom é que desapareceu sem ter ocorrido o pior... O que por vezes pode ser ainda mais grave por haver mais energia acumulada.
Acredito que esta crise (como açoriano e por experiência própria) não fique por aqui.
Só desejo aos irmãos faialenses que não ocorra aquilo que estou a pensar...!
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mas alguém no seu perfeito juízo ainda dúvida que não há mais nada para além da natureza tectónica do evento?
Amigos, nós estamos nos Açores, e aqui sempre que a terra treme nem sempre é de natureza tectónica, embora não queiram referir para não alertar as populações.
A sorte é que é no mar, não estando a ilha claramente fora do alcance das ondas sísmicas, daí alguns abalos serem mais sentidos do que outros.
Há anos também houve um evento em SãoMiguel assim parecido com o do Faial. Com a agravante que foi em terra, logo foi mais sentido pelas populações locais.
O bom é que desapareceu sem ter ocorrido o pior... O que por vezes pode ser ainda mais grave por haver mais energia acumulada.
Acredito que esta crise (como açoriano e por experiência própria) não fique por aqui.
Só desejo aos irmãos faialenses que não ocorra aquilo que estou a pensar...!

Esse swarm do fogo/congro foi considerado mais tarde uma erupção falhada se não estou em erro. Digamos que foi um Close call


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Esse swarm do fogo/congro foi considerado mais tarde uma erupção falhada se não estou em erro. Digamos que foi um Close call


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Ou não!
Independentemente disso os abalos foram bastante sentidos na ilha chegando ao ponto de algumas estradas até ao vulcão estarem encerradas por precaução.
O vulcanismo em São Miguel está bem vivo, e respira saúde, tal como o exemplo do Faial.
É só questão de tempo até ao próximo evento vulcânico, tanto em São Miguel como no Faial, e este último em particular, deixa me muitas dúvidas acerca da sua real natureza tectónica.
Só o tempo dirá se será igualmente um Close ou um Open call...mantenham se alertas!
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
A crise do Fogo/Congro, teve uma libertação de energia (número/magnitude dos sismos) não muito diferente da que está a ocorrer a Oeste do Faial, em 5 meses, acho que ocorreram cerca de 15000 sismos. Mas a sua origem é complexa, há quem diga que foi um corpo magmático que subiu até 2km de profundidade na zona de Congro, há quem diga que foi uma componente tectônica que mexeu com o vulcão do Fogo (de uma forma ou outra, o vulcão do Fogo, apresentou deformação durante esse período, daí falar se de erupções falhadas), mas durante o período da crise sísmica os registos sísmicos apontavam para uma crise meramente tectônica, sinais sísmicos associados a movimentos magmáticos, apenas vieram mais tarde, principalmente em 2011 e à 2/3 anos atrás, cujos epicentros ainda são desconhecidos publicamente.

Olhando para esta crise e como o director do CIVISA falou hoje na RTPA, com os dados que tem, de estações sísmicas a 30 ou mais kms, os registos sísmicos são tectônicos, não há GPS, INSAR, etc no mar, logo se os únicos dados que tem, são sismos com assinatura tectônica, não podem dizer mais nada.
Agora se esta actividade tectônica evolui para algo mais, ninguém sabe, mas também não cabe ao CIVISA especular sobre isso.

É aguardar para ver.

Na reportagem que abriu hoje o telejornal da RTPA, mostrou alguns gráficos da crise, já ocorreu mais de 5000 sismos na zona, e os acumulados diários tem sido praticamente constantes, à excepção de alguns dias com mais actividade.
O diretor referiu também que estragos com origem num sismo naquela zona, só mesmo com magnitudes superiores a 5.9.

Link para o telejornal
https://www.rtp.pt/play/p56/e444934/telejornal-acores
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Entretanto mais um sentido no dia de hoje.

Referir a discussão excelente dos foristas por aqui ...

Muito interessante e pertinente este assunto que julgo ser fundamental todos podermos conhecer mais ...

O desconhecimento, esse sim leva ao pânico desnecessário e aos impulsos emotivos ... Tudo o que não se deve ter nestas situações ...


Sismo sentido na ilha do Faial

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 08:21 (hora local = hora UTC-1), do dia 14 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,4 (Richter) e epicentro a cerca de 32 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Capelo e de Praia do Norte (concelho de Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Cedros, Castelo Branco, Feteira e Flamengos (concelho de Horta, ilha do Faial).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes


IVAR/CIVISA
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
CIVISA já colocou comunicado sobre mais este sismo sentido ... Não pára mesmo ...

Sismo sentido nas ilhas do Faial e do Pico


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 20:13 (hora local = hora UTC-1), do dia 14 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,7 (Richter) e epicentro a cerca de 33 km a W de Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias do Capelo, Castelo Branco e Feteira (concelho de Horta, ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:

Faial

  • III/IV nas freguesias de Praia do Norte, Flamengos, Angústias, Matriz, Conceição e Pedro Miguel (concelho de Horta);

Pico

  • III nas freguesias de Criação Velha e São Mateus (concelho de Madalena);
  • III nas freguesias de Santo António e São Roque do Pico (concelho de São Roque do Pico).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.



Fontes

IVAR/CIVISA
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mais um fraquinho mas sentido no oeste do Faial agora à hora de almoço ...

Sismo sentido na ilha do Faial


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:08 (hora local = hora UTC-1), do dia 15 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,2 (Richter) e epicentro a cerca de 28 km a W de Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia do Capelo (concelho de Horta, ilha do Faial).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

IVAR/CIVISA
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais um, já com certa intensidade:
88827f796001abdfc41a900782225951.jpg
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Este foi certamente um dos sismos que me fez trazer à memória a crise de 98... este quase que digo que terá sido no limiar do “não pânico”.
Já não sentia um sismo com esta energia à alguns anos.
Os candeeiros cá de casa balouçaram desta vez.
299b958c008f58a1ed7df51cb8f1940d.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk