Sismo sentido na ilha do Faial O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 12:53 (hora local = hora UTC-1), do dia 10 de novembro foi registado um evento com magnitude 3,3 (Richter) e epicentro a cerca de 31 km a W do Capelo, ilha do Faial. De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Castelo Branco e Feteira (concelho da Horta, ilha do Faial). O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação. Fontes CIVISA/IVAR
Série de sismos a ocorrer ao largo da Povoação/Faial da Terra na ilha de São Miguel..aparenta ter começado com um sismo de Ml3.1 no Faial da Terra às 22h e com o evento de maior magnitude, com magnitude de Ml3.7 sul da Ribeira Quente. Sismos na zona da Povoação não são raros, e no último ano já ocorreu um período de maior sismicidade que durou vários dias com mais 100 sismos registados..quando ocorre picos de libertação de energia nesta zona, é normal que os sismos sejam sentidos pela população, derivado da proximidade da zona epicentral com algumas localidades. Actividade na última hora (>10 sismos registados a cerca de 25km de distância) (Estação CMLA - IDA - IRIS)
Hoje ocorreu um evento isolado (até ver) em Santa Luzia do Pico, 3,1 Ritcher a ~4km de profundidade. Apenas por coincidência, é onde começa a estrutura basaltica da ilha do Pico.
Sismo sentido na ilha do Faial O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 11:19 (hora local = hora UTC-1), do dia 21 de dezembro foi registado um evento com magnitude 3,0 (Richter) e epicentro a cerca de 7 km a ENE da Ribeirinha, ilha do Faial. De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias do Salão e Praia do Almoxarife (concelho da Horta). O evento foi ainda sentido com intensidade II/III nas freguesias de Praia do Norte e Flamengos (concelho da Horta). O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação. Fontes CIVISA/IVAR @lserpa sentiste este?