Sismos Portugal 2023



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Um amigo meu em Coimbra disse que acabou de acordar há pouco com um sismo; III na escala de Mercalli modificada na opinião dele. Eu aqui em Rio Tinto não senti nada.

Por Braga também senti. Mas ainda não percebi se já existe registo oficial da ocorrência.

Acho estranho um sismo em Coimbra com intensidade 3 Mercalli ser sentido em Braga, certamente que o IPMA já teria informado sobre a ocorrência, aqui no Porto não me apercebi de nada, nem consta nada, de momento, no site do IPMA. :unsure:

Têm a certeza que foi mesmo um sismo e sentido?
 
Última edição:

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
81
Local
Coimbra, Rio Tinto
Na altura interpretei logo como um sismo.
Se não existisse mais nenhum relato, descartava logo a hipótese.
Mas é estranho alguém em Coimbra ter sentido o mesmo, mas não existir ocorrência. :huh:
Ainda para mais não se tendo sentido no Porto. O meu amigo mandou-me mensagem imediatamente às 4:55h, confere contigo?
Reportaste ao IPMA? https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Entretanto mais um sentido hoje no Vulcão de Santa Bárbara ...

O epicentro foi mesmo ao pé das antenas ...

Não foi sentido aqui por Angra ...



Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 12:47 (hora local = hora UTC-1), do dia 31 de janeiro foi registado um evento com magnitude 2,3 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a ENE de Doze Ribeiras, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Doze Ribeiras (concelho de Angra do Heroísmo).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.





Fontes


CIVISA/IVAR
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Acho estranho um sismo em Coimbra com intensidade 3 Mercalli ser sentido em Braga, certamente que o IPMA já teria informado sobre a ocorrência, aqui no Porto não me apercebi de nada, nem consta nada, de momento, no site do IPMA. :unsure:

Têm a certeza que foi mesmo um sismo e sentido?
Isto faz-me lembrar uma situação de há umas semanas em que alguns mineiros em Neves Corvo sentiram o que parecia um sismo e não havia registo de nada de nada.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Ainda para mais não se tendo sentido no Porto. O meu amigo mandou-me mensagem imediatamente às 4:55h, confere contigo?
Reportaste ao IPMA? https://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/
O estranho nesta situação é que identifiquei logo como um sismo.
Não sei a hora exata, mas posso confirmar que foi entre as 03h00 e 04h00 ou foi entre as 04h00 e 05h00.
O curioso é que nesse momento as pombas no beiral da janela agitaram-se e pareceu-me que o meu vizinho de cima também fez algum barulho.
Se ninguém mais tivesse sentido, era assunto encerrado. Mas acho uma coincidência muito grande alguém em Coimbra também reportar.
No entanto, ninguém mais reportou e não existe registo. Estranho.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo sentido na ilha Terceira



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 14:38 (hora local = hora UTC-1), do dia 20 de fevereiro foi registado um evento com magnitude 2,0 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a E de Serreta, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia da Serreta (concelho de Angra do Heroísmo). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

CIVISA/IVAR
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
4 sismos ao largo do Algarve no dia de hoje anda animado:

Faro35.jpg
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Julgo ser a primeira vez desde que estou no fórum que vejo um sismo sentido na Ilha de Santa Maria ...

Sismo sentido na ilha de Santa Maria



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 22:40 (hora local = hora UTC-1), do dia 20 de fevereiro foi registado um evento com magnitude 4,1 (Richter) e epicentro a cerca de 51 km a E de Santo Espiríto, ilha de Santa Maria.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Vila do Porto, São Pedro, Almagreira e Santo Espírito (concelho de Vila do Porto).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR


1676962490603.png
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo sentido na ilha Terceira



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 14:13 (hora local = hora UTC-1), do dia 24 de fevereiro foi registado um evento com magnitude 2,2 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a SSW de Altares, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Biscoitos (concelho de Praia da Vitória, ilha Terceira).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Fontes

CIVISA/IVAR