Sismos Portugal 2025

Nos últimos dias tem estado animado por estes lados com sismos de magnitude superior a 2 e 3.

01/10: SW de Leiria - 2.7
02/10: Sul do Algarve - 3.4
04/10: W de Sines - 3.4
05/10: Gorringe - 3.9

Apenas neste último não houve relatos de ter sido sentido dado já ser algo distante da costa.

Zona da Arraiolos continua com registo constante de sismos, embora de magnitude inferior a 1. Faz-me uma certa confusão como é que esta falha era desconhecida até ao sismo de 4.9 registado em 2018, uma vez que tem atividade significativa e está mesmo no centro do território.
 
Sismo sentido na ilha de S. Miguel


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 21:16 (hora local = hora UTC), do dia 6 de outubro foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a NW de Furnas, ilha de São Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Furnas (concelho da Povoação).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Sismo sentido na ilha do Faial


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 18:49 (hora local), do dia 7 de novembro foi registado um evento com magnitude 3,8 (Richter) e epicentro a cerca de 46 km a NNW de Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo, Matriz, Flamengos e Cedros (concelho da Horta).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

@lserpa sentido por ai?
 
Entretanto o CIVISA emitiu este comunicado no dia de ontem.

Atividade sísmica a norte da ilha de S. Miguel


O Centro de Informação e Vigilância sismovulcânica informa que nas últimas 24 horas tem sido registada alguma atividade sísmica a N da ilha de S. Miguel, mais concretamente, num sector entre a Ribeira Grande e a Ribeirinha. Embora a maioria dos eventos se localizem no mar, alguns dos eventos tiveram epicentro em terra, na área de influência do Vulcão do Fogo.

A sismicidade observada até ao momento tem sido marcada por microssismos (ML inferior a 3), tendo o evento de maior magnitude sido registado às 9h35.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Boa noite!

Aos entendidos, a situação na Ilha Terceira pode ser considerada "normal"?

Ainda hoje, mais uma ocorrência na zona da Serreta.

É normal, na medida em que somos ilhas vulcânicas e a atividade sismovulcânica está na nossa génese e sempre existirá.
Por outro lado, nestes casos específicos da Ilha Terceira encontra-se acima dos valores de referência de atividade sismovulcânica, pelo que foge dos padrões ditos "normais".
 
Sismo sentido na ilha de S. Miguel, Furnas


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 18:31 (hora local), do dia 23 de novembro foi registado um evento com magnitude 2,0 (Richter) e epicentro a cerca de 3 km a WNW das Furnas, na ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia das Furnas.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.