Sismos Portugal 2026

Dois sismos quase seguidos, curiosamente com a mesma magnitude de 4.1.

Ver anexo 31371

Falha de Torres Vedras - Montejunto:
Hjz3Lqz.png

Malta, recomendo muito a quem tenha Discord que entre neste servidor. Fiquei a saber da magnitude e dos dois sismos muito antes de o IPMA ou o Google darem sinal de vida.

Malta, recomendo muito a quem tenha Discord que entre neste servidor. Fiquei a saber da magnitude e dos dois sismos muito antes de o IPMA ou o Google darem sinal de vida.
Nem é preciso ir tão longe, a app do EMSC, a LastQuake deu notificação assim que ambos os sismos ocorreram.

Registo em vídeo de um dos sismos.

Por aqui em casa, as minhas gatas não deram sinal, e uma delas é bastante sensível a ruídos/sons e faz logo vocalizações quando se sente ameaçada de alguma forma.

Póvoa de Santa iria, prédio alto de fachadas para N e S, bem sentidos os dois, a mobília abanou por duas vezes. Claramente em duas direcções distintas, a primeira aproximadamente W-E, a segunda N-S. Foi visível algum desequilíbrio de objectos mas sem os fazer cair. Se houve ruído ficou disfarçado pelo ruido da mobília. Depois do primeiro não estava de todo à espera logo do segundo tão perto. Não ouvi animais a reagirem.

Nos últimos 3 anos, sentiu-se pelo menos 1 sismo na zona de Lisboa e envolventes já com uma intensidade considerável (a rondar magnitude de 4), mas felizmente têm sido muito rápidos e sem danos.
Há 2 dias fez 1 ano que ocorreu o do Seixal.

Não há dúvidas de que qualquer dia, é dia santo. Ainda assim, o que me consegue preocupar mais é o facto de não estarmos minimamente preparados para estas situações.
Mal tinha sentido o sismo, recorri logo ao site do IPMA e já estava em baixo. Neste momento, continua com a versão simplificada. Algo simples como o site do instituto que monitoriza sismos ir logo abaixo devido a um elevado número de visitas diz muito sobre o estado da coisa.

Não estamos preparados para desastres naturais, sejam eles quais forem e tivemos prova disso recentemente. Neste caso, estamos debaixo de “pólvora”, mas é igual.

O Gorringe é famoso por 1755, mas temos falhas ativas no território e que podem ser igualmente perigosas. A de Arraiolos é uma delas e era desconhecida segundo se constou em 2018 quando deu o verdadeiro sinal de vida.

Sismo bem sentido aqui na zona de Mafra! Foi forte este! :eek:

Só senti um abalo aqui perto do Gradil, Mafra. Estava sentado ao computador e senti como se fosse um empurrão brusco na secretária. Não terá durado nem 2 segundos, foi curto mas intenso. Gosto pouco destas coisas, esperemos que fique por aqui... :unsure: