Storm Chasing EUA 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Criei este tópico para ir colocando algumas fotos e link's para reportagens de storm chasers nos EUA.

E começo com umas imagens e uns comentários que o Mike Hollingshead do Extreme Instability colocou no site dele.

Entre chasers, curiosos, agências de storm tours, meteorologistas, polícia, equipas de socorro, equipas de televisão e equipas a fazer documentários, por vezes as estradas tornam-se num pandemónio de gente a seguir uma célula.

085223662lc2.jpg

(c) Extreme Instability

0852310cs5.jpg

(c) Extreme Instability

085243808bk2.jpg

(c) Extreme Instability

I'll just say this image doesn't even scratch the surface on the numbers chasing the storm. Hell half the above is just the Doppler on Wheels crew and Discovery Crew with them. It took a little waiting before I could drive back to the interstate(they're parked on/near the off ramp). Just cars and cars of chasers going north. This of course continues behind me at this time. Lots of others parked around behind me. I still haven't determined what the dude is doing bottom left. It's just a little nuts anymore, the numbers that are chasing. Consider there are numerous tour groups now, each having at least 2 vans. Then you have all the college teams, often using a couple vans. Other college teams using several cars. You have film crews going with different chasers for different shows. You have local cops and local spotters, and emergency people watching. Some tv station chasers. And the big majority like me, just chasers. Everyone is on their chase vacations this time of year, with lots making the trip from other countries. The roads around here weren't wonderful either, so everyone often winds up on the same ones. If I'm watching a good storm, I really don't notice it too much. If things aren't going well yet, it gets on my nerves, lol. Earlier on though, simply turning the car around seemed impossible. Some think it's great to park at the stop sign in intersections. So you have all 4 directions with parked cars, and all 4 directions with travelling cars...it can easily turn into a traffic jam.

http://www.extremeinstability.com/08-5-22.htm
http://www.extremeinstability.com/08-5-23.htm
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais umas imagens do Mike Theiss, desta vez de 29 de Maio em Kearny, Nebraska, no qual registaram um tornado.

469yj5.jpg

(c) MikeTheiss/Ultimate Chase
Mais fotos: aqui

463fv1.jpg

(c) MikeTheiss/Ultimate Chase
Mais fotos: aqui



E agora esta fotografia, com estes estranhos veículos. Isto são uns exóticos veículos chamados de TIV-Tornado Intercept Vehicles. Tem vindo a ser desenvolvidos por Sean Casey, um realizador que está a registar imagens para uma série do Discovery e para um filme em IMAX sobre Tornados. É suposto a "engenhoca" resistir a um Tornado até F3, mas tenho algumas dúvidas. No da frente, o TIV1 é baseado numa Pickup Ford F450. A de trás, o novo modelo TIV2 desconheço.

464ap9.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
E agora esta fotografia, com estes estranhos veículos. Isto são uns exóticos veículos chamados de TIV-Tornado Intercept Vehicles. Tem vindo a ser desenvolvidos por Sean Casey, um realizador que está a registar imagens para uma série do Discovery e para um filme em IMAX sobre Tornados. É suposto a "engenhoca" resistir a um Tornado até F3, mas tenho algumas dúvidas. No da frente, o TIV1 é baseado numa Pickup Ford F450. A de trás, o novo modelo TIV2 desconheço.

Com aquela distância toda ao solo também tenho muitas dúvidas que se segure muito, mas quem sabe aquela geringonça não esconda um mecanismo de fixação ao solo :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Excelentes fotos :thumbsup:

A primeira foto ilustra bem um fenómeno ainda não totalmente explicado (mais um :) ) relacionado com o tempo severo: "tempestades verdes".

A teoria mais aceite está relacionada com a dispersão da luz causada pelas partículas de água da nuvem. Normalmente este fenómeno dá-se ao fim da tarde quando o Sol já está mais baixo e devido à elevada dispersão que a componente azul do espectro já sofreu, segue-se a componente verde no processo de dispersão.

00001200806141410ep4.jpg


Através de medições do espectro e um estudo de campo mais profundo efectuado por membros do Projecto VORTEX esta é a teoria com mais sustentação.

Até há alguns anos acreditava-se que a cor verde das nuvens nestas tempestades estava relacionada com a cor do solo que está por baixo. Outras teorias indicavam que a cor das nuvens não era verde mas havia sim uma ilusão óptica.
 

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
9,755
Local
Estremoz (401 metros)
tornado.jpg

Uma foto tirada na terça-feira (10) por Lori Mehmen, uma moradora de Orchard, no estado americano de Iowa, mostra a fúria dos tornados que atingiram a região nos últimos dias. Na quarta-feira (11), outro tornado atingiu os estados de Wiscossin Kansas e Iowa, onde quatro escoteiros morreram depois da cabana onde estavam desabar.
Apenas na noite da quarta-feira, mais de 30 destes fenômenos meteorológicos atingiram o Centro-Oeste americano. Alguns dos tornados foram acompanhados de granizo do tamanho de bolas de beisebol. As tempestades também causaram uma série de inundações na região.

RevistaEpoca
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tanto photoshop :eek:

Normalmente quando se diz "tanto photoshop" é algo de depreciativo, mas muitas das fotos que estão neste tópico são de alguns dos melhores fotógrafos de tempestades ou de meteorologia do mundo ;)

Espero que tenhas noção (basta acompanhares alguns dos sites ou blogues deles) que são pessoas que de Abril a Junho percorrem dezenas de milhares de quilometros, se calhar tiram milhões de fotografias e quando acabam a temporada tem apenas uma ou duas dúzias delas fabulosas para mostrar. Uma das fotos que está mais acima o autor diz que tirou cerca de 500 e disponibilizou a que está ai, só para teres uma ideia....

Ao contrário do que podermos pensar, as fotos fantásticas não nascem em todas as esquinas do Midwest americano, para as conseguir é preciso muito talento, muita paciência e muitos dias e semanas de frustrações, é preciso saber muito, quer sobre meteorologia quer sobre fotografia. Há uns melhores que outros, todos planeiam bem ou mal o seu trabalho com minúncia, sabem o que procuram e a que horas e condições de luz o querem fotografar. Para conseguires isso tens que saber muito, quer prever o que se passará em determinado dia, quer perceber estruturalmente o comportamento e as diferentes componentes duma célula, quer planear o local, angulo e a hora onde a queres interceptar conforme o que queres fotografar, e tudo garantindo também as necessárias condições de segurança. Há por exemplo quem sacrifique uma imagem dum tornado obtida em más condições em troca de outra componente duma célula mas com melhores condições de luz. Pode parecer fácil, mas os geniais contam-se com os dedos de uma ou duas mãos.

Agora, voltando ao Photoshop, claro que um bom fotógrafo hoje em dia faz pós produção com ele: levels, curves, sharpness, etc. Isso é banal. Mas o Photoshop não faz milagres. Normalmente só se nota o photoshop em maus fotógrafos como eu por exemplo, o chamado over-processing. Os bons fotógrafos usam-no de forma a tornar fotografia mais próxima da realidade, pois por exemplo numa fotografia duma tempestade ao pôr do sol a gama dinâmica é enorme (pode chegar aos 8 ou 9 stop's) e os sensores das máquinas não registam de forma eficaz aquilo que nós com os nossos olhos vemos, ou melhor, conseguem sim, mas é preciso algum trabalho extra de pós-produção para ir lá buscar essa informação (por exemplo aos RAW) e usá-la de forma equilibrada. Portanto, ao talento que acima referi, acrescenta ainda mais este, da pós produção, que para ser bem feito também é preciso saber o que se está a fazer. Dominar isto tudo, da meteorologia extrema à fotografia e pós produção requer muita aprendizagem.

Os maus fotógrafos é que exageram ou distorcem. E aliás, dessas fotos todas não vejo nada de photoshop, nota-se sim nalgumas trabalho de pós-produção, mas nem é aquilo que se chama habitualmente de "photoshop". Numa ou outra parece evidente a utilização de tecnicas como o digital blending a partir dos RAW, do HDR, etc,etc. Tudo técnicas que se forem bem feitas só valorizam a fotografia e de todas que estão neste tópico não vejo nenhuma onde essas técnicas sejam mal utilizadas, antes pelo contrário.