Subida ás Minas dos Carris, Pico do sobreiro, Altar dos Cabrões, Alto da Amoreira ( serra do Gerês)

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Esta Ultima Segunda Feira, Subi mais uma vez as minas dos carris, desta vez pelo lado galego do vale das sombras. Deixo aqui algumas fotos de mais uma " Aventura" no meio da natureza.
Passamos também pelas minas das sombras ( agora desactivadas, onde era extraído o volfrâmio e que foram exploradas intensamente durante a II guerra mundial )

As paisagens são fantásticas, cascatas para todos os gostos e tamanhos, um vale muito colorido, duro de subir é certo, mas vale a pena. Foram perto de 30 Kilometros a pé, com neve nas cumeadas, frio e finalmente o calor nas altitudes mais baixas.

Deixo o Post do facebook, porque são varias fotos, e demoraria algum tempo a subir e o post também ficaria ligeiramente pesado.



e

 
Última edição:


dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Muito bom!

Nunca fiz esse trajecto pelo Vale das Sombras. Mas está nos planos para o futuro.

Obrigado pela partilha. ;)
É Muito bom. Quer pelo vale do homem, quer pela encosta do sol, quer por o vale das sombras. Sinceramente não consigo escolher o melhor. Toda a gente que conheço diz que o do vale do homem é o melhor, sinceramente este das sombras não perde em nada. abraço!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde,

Peço desde já as minhas desculpas, por desenterrar este tópico já com 2 anos mas visto que não consigo encontrar informações relevantes sobre este assunto, gostaria a quem tiver oportunidade, que me esclarecesse umas dúvidas relativamente ao seguinte:

Nos ultimo tempos, tenho manifestado um grande interesse e curiosidade em visitar as famosas Minas dos Carris, ponto mais alto da Serra do Gerês e ex-libris paisagístico daquela região. Por falta de tempo e também devido à distância, nunca consegui infelizmente efectuar nenhum Trilho naquelas zonas com excepção do Trilho Castrejo em Castro Laboreiro inaugurado pelo CIMO (Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação) ao qual me encontro ligado. Gostaria de saber, qual o percurso mais adequado e aconselhável a fazer até ás minas dos carris e se porventura existe algum clube ou entidade na região, que faça com alguma frequência caminhadas pelo PNPG de maneira a poder contactar e de futuro juntar-me ao grupo para subir a Montanha. Muito agradecido desde já por qualquer informação que me possam prestar :thumbsup:.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Obrigado @Gates ! Tentarei entrar em contacto com o autor. Até quem sabe, se poderia proporcionar um dia destes uma caminhada com alguns membros aqui do Fórum.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde,

Peço desde já as minhas desculpas, por desenterrar este tópico já com 2 anos mas visto que não consigo encontrar informações relevantes sobre este assunto, gostaria a quem tiver oportunidade, que me esclarecesse umas dúvidas relativamente ao seguinte:

Nos ultimo tempos, tenho manifestado um grande interesse e curiosidade em visitar as famosas Minas dos Carris, ponto mais alto da Serra do Gerês e ex-libris paisagístico daquela região. Por falta de tempo e também devido à distância, nunca consegui infelizmente efectuar nenhum Trilho naquelas zonas com excepção do Trilho Castrejo em Castro Laboreiro inaugurado pelo CIMO (Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação) ao qual me encontro ligado. Gostaria de saber, qual o percurso mais adequado e aconselhável a fazer até ás minas dos carris e se porventura existe algum clube ou entidade na região, que faça com alguma frequência caminhadas pelo PNPG de maneira a poder contactar e de futuro juntar-me ao grupo para subir a Montanha. Muito agradecido desde já por qualquer informação que me possam prestar :thumbsup:.
O que eu conheço é o que vai da Portela do Homem até às minas, já o fiz algumas vezes. Descendo desde a Portela pela estrada, ao chegares à ponte sobre o rio Homem, à tua esquerda passas uma cancela e é por aí que segue o trilho, ao longo da margem esquerda do rio. Não tem nada que enganar, sempre a subir ao longo de 9-10km. É puxadote, mas as vistas são das mais bonitas do Gerês. É coisa para um dia inteiro.
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/portela-de-homem-minas-dos-carris-4246111

Estive lá há bem pouco tempo, há coisa de um mês. Não tive foi tempo de chegar às minas desta vez... :D
Neve no PN da Peneda-Gerês, 17-03-2018
 
Última edição: