Sugestões para o MeteoPT

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boas tardes! Li por aqui os últimos posts sobre a participação ou (falta dela) dos membros deste fórum nos últimos tempos. É normal nesta altura haver menos participação, o Verão, meteorológicamente falando, é menos interessante para a maioria do que o Inverno com as suas perspectivas de chuvas intensas, ventos fortes, trovoadas, temperaturas abaixo de zero, etc.
Pela minha parte a participação nestes últimos dois meses tem sido nula, mas visito regularmente os vários tópicos. Portanto, apesar de actualmente não participar e desde o meu registo contar com poucos posts (em comparação com alguns de vós), não gostaria de ser "removido" dos membros deste fórum. Sei que não vai acontecer, Vince dixit; mas compreendo que algumas pessoas tenham a sensação de que só elas é que escrevem e se esforçam por contribuir, enquanto outros estão de "papo para o ar"...:lmao:
Só concordo com que disse que se poderiam eliminar os registos que existam há alguns meses ou anos e tenham zero posts. Zero é zero ou seja: nada:)

Um factor que poderá também levar a alguma inibição em enviar posts, pelo menos eu ás vezes sinto-o, é a falta de grandes conhecimentos meteorológicos por parte de alguns dos membros em relação a outros. Sei que ninguém aqui é Meteorologista profissional e estamos todos aqui para aprender mas há aqui pessoas com "grande andamento" nestas coisas da Meteorologia o que faz com que os menos habilitados por vezes se sintam inibidos de participar em certas discussões. Podem argumentar que devemos fazer um esforço para aprender mais coisas (pode-se fazê-lo neste mesmo fórum) mas nem sempre há disponibilidade de tempo para isso...

Resumindo: penso não haver motivos para preocupação, o fórum está bem vivo, e em breve a participação aumentará á medida que as condições atmosféricas se forem alterando:rain::cold:
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Um factor que poderá também levar a alguma inibição em enviar posts, pelo menos eu ás vezes sinto-o, é a falta de grandes conhecimentos meteorológicos por parte de alguns dos membros em relação a outros. Sei que ninguém aqui é Meteorologista profissional e estamos todos aqui para aprender mas há aqui pessoas com "grande andamento" nestas coisas da Meteorologia o que faz com que os menos habilitados por vezes se sintam inibidos de participar em certas discussões. Podem argumentar que devemos fazer um esforço para aprender mais coisas (pode-se fazê-lo neste mesmo fórum) mas nem sempre há disponibilidade de tempo para isso...

olá_

A inibição é um factor que obviamente condiciona a forma de nos expressarmos; é o receio de postarmos a grande barbaridade ou o grande disparate do dia expondo a nudez do nosso poder de argumentação!
A menos que postemos algo descontextualizado, sem qualquer sentido, aberrante ou até ofensivo, a liberdade de expressão não oficial em si está garantida!

Os membros considerados com forte capacidade também tiveram o seu início onde também os erros fizeram parte desse percurso; quem melhor do que eles para ajudar quando surgem dúvidas? Se essa deve ser a sua obrigação, não comento, apenas sei por experiência própria que acolhimento nesse sentido não tem faltado!

Quanto à disponibilidade de tempo com vista a uma maior dedicação, cada um o dirá; a pouca experiência que ainda tenho tem-me mostrado que a calma é a opção correcta. A tendência para querer assimilar tudo ao mesmo tempo é latente o que é de evitar porque cada assunto tem o seu espaço e tempo e muitas vezes envolve uma interligação de temas que sem essa percepção corremos o risco de nos perdermos e o resultado pode ser para alguns a desmotivação. ;)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Concordo que o factor inibição leva-nos muitas vezes a recuar perante algo que queiramos apresentar,falar e mesmo até na vida em si pode ser um transtorno em algumas situações, quanto a mim apesar de não ter nenhum doutoramento nem Magistrado considero-me uma pessoa extremamente fanática pela Ciência dai a minha participação constante em Fóruns de Meteorologia, Astronomia etc mas mesmo com o meu relativo conhecimento destas matérias procuro sempre ajudar as pessoas em todas as dúvidas que surgirem por ai..afinal de contas estamos sempre a aprender :), por isso não tenham receio de perguntar algo que não saibam porque a Ciência é mesmo isso o Saber a Cultura e o Conhecimento.
Em relação á tua sugestão Lightning, apoio-te a 100% é sempre bom divulgar o nosso Fórum e assim os nossos registos não caiem no esquecimento :thumbsup:
Cumprimentos a todos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Em relação á tua sugestão Lightning, apoio-te a 100% é sempre bom divulgar o nosso Fórum e assim os nossos registos não caiem no esquecimento :thumbsup:
Cumprimentos a todos.

Era uma boa maneira de divulgar o nosso gosto pela meteorologia e até bastantes talentos que encontramos aqui no fórum, seja para fotografia ou vídeo. :thumbsup:

De qualquer maneira fica aqui a ideia, mas como ainda somos só dois a apoiá-la não sei não... Pode ser que os administradores e moderadores gostem também. :unsure:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom, agora que se aproxima o Inverno e que quem sabe teremos situações bem interessantes a nivel de imagens de satélite e discussão das mesmas acho que se poderia criar um tópico no seguimento meteorológico onde se fizesse a análise das imagens de satélite, afinal, os modelos não nos dizem tudo em determinadas situações, nada como as imagens de satélite. Assim não se carregaria tanto os outros tópicos com essas imagens, para além de que seria uma forma de todos os membros discutirem as condições observadas pelo satélite de forma geral, sem ser no tópico do litoral centro ou litoral norte etc.

Fica a ideia :thumbsup: se entretanto resultar, acho que poderia ser algo a manter durante todos os meses tal como se faz com os tópicos de seguimento das condições actuais :p
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Bom, agora que se aproxima o Inverno e que quem sabe teremos situações bem interessantes a nivel de imagens de satélite e discussão das mesmas acho que se poderia criar um tópico no seguimento meteorológico onde se fizesse a análise das imagens de satélite, afinal, os modelos não nos dizem tudo em determinadas situações, nada como as imagens de satélite. Assim não se carregaria tanto os outros tópicos com essas imagens, para além de que seria uma forma de todos os membros discutirem as condições observadas pelo satélite de forma geral, sem ser no tópico do litoral centro ou litoral norte etc.

Fica a ideia :thumbsup: se entretanto resultar, acho que poderia ser algo a manter durante todos os meses tal como se faz com os tópicos de seguimento das condições actuais :p

Acho que o tópico "Seguimento e Discussão das Previsões do Tempo" podia ser utilizado para esse efeito, mas já fui criticado hoje por isso.

As imagens satélite ajudam a perceber a previsão do tempo nas horas seguintes ... (parece-me).
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Acho que o tópico "Seguimento e Discussão das Previsões do Tempo" podia ser utilizado para esse efeito, mas já fui criticado hoje por isso.

As imagens satélite ajudam a perceber a previsão do tempo nas horas seguintes ... (parece-me).



Nem sempre utilizam para prever(muito raramente), pois os dados que se tem aqui para extrapolar as imagens de satelite são muito reduzidos, e é só dado pelo EUMESAT o que eles querem disponibilizar gratuitamente o que é muito pouco:).

Os 3 dados que eles dão gratuitamente, e com boa definição(pois há mais e com muito pouca definição)são:


Infravermelho

Visivel

vapor de agua aos +- 4200 metros
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
no que toca ás imagens de satelite eu penso que estas podem e devem ser analisadas mas apenas em topicos de seguimento de sistemas importantes pois as imagens de satelite apenas dao previsoes de curto prazo.
penso que deviam ser criados topicos de seguimento de depressoes intensas, cavados, frentes mt activas, cut-off , "convective days", etc nos quais as imagens de satelite fizessem sentido.
quanto aos membros "timidos" eu penso que eles devem ganhar coragem....se realmente gostam do forum e dos temas devem participar, tirar duvidas....aprender tal como todos nos fizemos;)
mas acho tambem que gente que esta 1 ano sem participar e/ou que so fez meia duzia de intervençoes deve ser banida de uma forma reversivel...nao para sempre:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não sei até que ponto isto será possível mas por uma questão de comodidade gostaria que existisse um caminho mais directo para saltar de um seguimento regional para outro. Na página inicial do fórum, como uma espécie de título destacado estão identificadas todas as regiões com seguimento, porém quando se entra numa delas, para aceder a outra temos de andar para trás (escolher seguimento meteorológico novamente, onde estão todas as regiões e então escolher a outra região que pretendemos). Podiam-se criar um género de botões ou mostrar o título destacado que aparece na abertura do fórum para ficar mais fácil... :thumbsup:

semttulobr.png


semttulo2v.png


Por fim e só para terminar penso que se fazia bem em mudar a imagem de abertura ou logotipo do fórum. Ele há aqui tantas fotos interessantes para colocar... Claro que há o problema de quem acede ao fórum pelo telemóvel como por vezes eu faço (ainda não se pode levar o pc para todo o lado) e que ficaria mais lento mas mesmo assim não era nada mal pensado...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Não sei até que ponto isto será possível mas por uma questão de comodidade gostaria que existisse um caminho mais directo para saltar de um seguimento regional para outro. Na página inicial do fórum, como uma espécie de título destacado estão identificadas todas as regiões com seguimento, porém quando se entra numa delas, para aceder a outra temos de andar para trás (escolher seguimento meteorológico novamente, onde estão todas as regiões e então escolher a outra região que pretendemos). Podiam-se criar um género de botões ou mostrar o título destacado que aparece na abertura do fórum para ficar mais fácil... :thumbsup:

semttulobr.png


semttulo2v.png


Por fim e só para terminar penso que se fazia bem em mudar a imagem de abertura ou logotipo do fórum. Ele há aqui tantas fotos interessantes para colocar... Claro que há o problema de quem acede ao fórum pelo telemóvel como por vezes eu faço (ainda não se pode levar o pc para todo o lado) e que ficaria mais lento mas mesmo assim não era nada mal pensado...

Concordo contigo, Agreste, mas quando falas em imagem principal é o bosque com neve e nevoeiro, que se vê no cimo das páginas do fórum e qe tem o logótipo por cima?

Em relação ao logótipo, acho que está bem assim.;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Já que o Agreste falou do logótipo do fórum, eu deixo aqui a minha ideia, temos 4 estações do ano, a imagem do logótipo podia mudar cada vez que mudássemos de estação: por exemplo essa imagem representava o Inverno, agora era arranjar um logótipo com imagens tiradas pelos vários membros a representar: O Outono, a Primavera e o Verão.
 

Administrador

Moderação
Registo
22 Ago 2005
Mensagens
131
A ideia do Agreste já está implementada.

Já que o Agreste falou do logótipo do fórum, eu deixo aqui a minha ideia, temos 4 estações do ano, a imagem do logótipo podia mudar cada vez que mudássemos de estação: por exemplo essa imagem representava o Inverno, agora era arranjar um logótipo com imagens tiradas pelos vários membros a representar: O Outono, a Primavera e o Verão.

Isso já nos ocorreu e será implementado no futuro, e especialmente quando o portal estiver em funcionamento.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
temos 4 estações do ano, a imagem do logótipo podia mudar cada vez que mudássemos de estação: por exemplo essa imagem representava o Inverno, agora era arranjar um logótipo com imagens tiradas pelos vários membros a representar: O Outono, a Primavera e o Verão.

Não deixo de gostar da imagem que sempre acompanhei aqui no fórum, com um cenário de neve, mas também acho que seria uma boa ideia a sugestão aqui apresentada; se temos 4 estações, porque não evidenciá-las?

Para além da dica de uma imagem por estação, deixo também a sugestão de 4 imagens (com as 4 estações) em 1 (estática), ou ainda, as referidas 4 imagens com efeitos de transição aleatória ou por ordem natural.
Na minha opinião teria um aspecto mais apelativo e bonito e até inovador!
Isto claro, se não se tornar muito pesado para alguns pc's menos novos, que no meu caso não seria um problema... :thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Gostava de propor uma maior lista de emoticons, principalmente meteorológicos, para poder expressar melhor os fenómenos, aliviando um pouco o texto, mas tambám, e se fosse possível, de emoções!!!:)