Supostas Mammatus

John

Cirrus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
2
Local
Brasil
Olá amigos, venho compartilhar com vocês algumas fotos que tirei na região de Londrina, interior do Paraná, Brasil.
Aparentemente são do tipo Mammatus, alguém pode confirmar?

mammatus.jpg

mammatus5.jpg

mammatus4.jpg

mammatus3.jpg

mammatus2.jpg


cerca de uma hora após fotografar essas nuvens consegui observar uma nuvem com movimentos rotatórios, acompanhada de uma nuvem como esta:
http://www.atmos.albany.edu/student/matusiak/Shelf2.jpg
que infelizmente não pude registrar =X
 


John

Cirrus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
2
Local
Brasil
Obrigado!

é, eu estava meio em duvida se eram ou não Mammatus, pois nunca ouvi falarem desse tipo de nuvem aqui na região.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Muito bonitas as fotos, pena os estragos que cometem:(

Não são as nuvens que fazem os estragos...
As mamatus são até de um certo modo, positivas, porque ajudar a prever uma tempestade, são um pronúncio de intempérie.

e.g. No dia 14 de Agosto de 2009, houve aqui uma trovoada imensa, com toneladas de chuva, vento forte, etc. Mal vi as mamatus, desliguei tudo o que tinha ligado à ficha, para evitar estragos, foram uma grande ajuda.

----------------

Boas fotos, pena não ter conseguido a tal da nuvem com rotação...:sad:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
e.g. No dia 14 de Agosto de 2009, houve aqui uma trovoada imensa, com toneladas de chuva, vento forte, etc. Mal vi as mamatus, desliguei tudo o que tinha ligado à ficha, para evitar estragos, foram uma grande ajuda.

Visto nessa perspectiva até concordo, mas acho que o desprotegido seria eu porque não parava de olhar para elas, porque para além de raras, muitas vezes são tão breves que mal reparamos desformam-se quase de imediato...:(
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Não são as nuvens que fazem os estragos...
As mamatus são até de um certo modo, positivas, porque ajudar a prever uma tempestade, são um pronúncio de intempérie.

e.g. No dia 14 de Agosto de 2009, houve aqui uma trovoada imensa, com toneladas de chuva, vento forte, etc. Mal vi as mamatus, desliguei tudo o que tinha ligado à ficha, para evitar estragos, foram uma grande ajuda.

----------------

Boas fotos, pena não ter conseguido a tal da nuvem com rotação...:sad:

Eu sei que não são as nuvens que fazem estragos:D
Mas sim a previsão das mesmas.