Tabela para calcular cota de neve

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
:p


Será certamente básico para a maioria dos users, mas será certamente de utilidade para os novatos, como eu ;)


cotanevemu3.jpg







@ Moderação: Como não existe um Forum "Documentação", coloco aqui no Geral.
Se assim não o entenderem ou acharem que é desnecessária a tabela...sff apaguem o tópico :(
 
Última edição:


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Tabela p/ calcular cota de neve

Boa Kraliv, esta tabela irá dar jeito a muita gente!

Queria só dizer que a cota de neve depende de mais factores que as temperaturas a 850 hPa e 500 hPa. Se nos guiassemos unicamente por esses factores, era impossivel ter nevado no passado dia 28 em Lisboa.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Tabela p/ calcular cota de neve

Boas Fil,


Pois eu sei, ou melhor, tenho a noção disso.


No entanto creio que é uma ajuda (uma mais valia) sobretudo para iniciados básicos...como moi-même :lmao:





;)
 
M

Membro excluído 274

Re: Tabela p/ calcular cota de neve

Ola amigos, sim essa tabela dá mto jeito para novatos como eu! Só me questiono como é possivel haver entao previsoes tao díspares, tenho a galiza ao lado e as cotas nunca sao coincidentes com este lado da fronteira, e os tugas erram sempre! Estranho! Ha coisa de 3 anos estvam os tugas a prever neve acima dos 1400 m e nevou a 500m tal como os espanhois previam, IP4 cortado, pesssoal sem aulas... Se calhar as tabelas sao diferentes... ;p E não sao casos pontuais, é sistematicamente assim, por vezes diferenças de cotas de 1000m... São coisas que me poem a pensar! Sera que vai nevar mais este ano??? Esperemos que sim! De Chaves ve-se a Cordilheira Cantabrica toda nevada:p Como faço para por aqui a foto?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Tabela p/ calcular cota de neve

Ola amigos, sim essa tabela dá mto jeito para novatos como eu! Só me questiono como é possivel haver entao previsoes tao díspares, tenho a galiza ao lado e as cotas nunca sao coincidentes com este lado da fronteira, e os tugas erram sempre! Estranho! Ha coisa de 3 anos estvam os tugas a prever neve acima dos 1400 m e nevou a 500m tal como os espanhois previam, IP4 cortado, pesssoal sem aulas... Se calhar as tabelas sao diferentes... ;p E não sao casos pontuais, é sistematicamente assim, por vezes diferenças de cotas de 1000m... São coisas que me poem a pensar! Sera que vai nevar mais este ano??? Esperemos que sim! De Chaves ve-se a Cordilheira Cantabrica toda nevada:p Como faço para por aqui a foto?

Aqui encontras as instruções para colocar as fotos.

http://www.meteopt.com/showthread.php?t=256
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Tabela p/ calcular cota de neve

Ola amigos, sim essa tabela dá mto jeito para novatos como eu! Só me questiono como é possivel haver entao previsoes tao díspares, tenho a galiza ao lado e as cotas nunca sao coincidentes com este lado da fronteira, e os tugas erram sempre! Estranho! Ha coisa de 3 anos estvam os tugas a prever neve acima dos 1400 m e nevou a 500m tal como os espanhois previam, IP4 cortado, pesssoal sem aulas... Se calhar as tabelas sao diferentes... ;p E não sao casos pontuais, é sistematicamente assim, por vezes diferenças de cotas de 1000m... São coisas que me poem a pensar! Sera que vai nevar mais este ano??? Esperemos que sim! De Chaves ve-se a Cordilheira Cantabrica toda nevada:p Como faço para por aqui a foto?

Não sei se te estás a referir ao episódio de 18 - 20 de Fevereiro de 2003 ou ao do Carnaval de 2004.

Antigamente o IM tinha por hábito apresentar apenas uma cota de neve para todo o país. Agora parece que já vai fazendo alguma diferenciação.