Bispo - 489 mt, 8Km a norte de São Brás de Alportel Sul - Cerro de São Miguel (415 mt) - frente a Olhão - do lado esquerdo e Guilhim (313 mt) - frente a Faro - do lado direito... Norte - Radar IM (589 mt), Cavalos do Caldeirão Oeste - Rocha da Pena (479 mt), perto de Benafim Do lado leste não se alcança quase nada porque a serra do caldeirão sobe rapidamente e os cerros já andam nos 450 mt e não deixam ver nada... Não tenho a certeza se lá ao fundo estará a Alcaria do Cume do lado de Tavira, no local pareceu-me demasiado perto... O que resta da Serra de Monte Figo, frente a Loulé e o Cerro Cabeça de Câmara à direita... São Brás de Alportel e a velha EN2, a maior estrada nacional de Portugal
O que fazer num domingo de manhã... caminhar pela serra do caldeirão. Água fresca! Humidade da manhã. Barrancos com água. Verde Sinais da civilização. Fruta da época, o medronho que comi estava bom. mais verde. Lugares onde o sol vai custar a entrar. A ver se se consegue ver a Rocha da Pena em Salir e a Serra de Monchique... Desta vez não fui ao Bispo (489 m).
Na estrada de Loulé para o Barranco Velho, depois de Querença e a seguir à Corte Garcia há uma cortada em terra batida do lado direito que vai ter ao Bispo. Quando sobes o barranco tens essa inclinação de 20%. Ou se vieres ao contrário, pelas Bicas da Serra, na parte final do estradão, depois de uns 4km apanhas essa inclinação até ao fundo do barranco. Há vários estradões em terra batida que ligam as estradas entre Loulé-Barranco Velho e São Brás-Barranco Velho. Os estradões só com acesso 4x4... mas fora dos estradões andavam uns tipos a subir e descer os cerros de mota TT.
Belas fotos da Serra Algarvia, está bem mais verde do que pensava ! Estou certo que deve ter sido um passeio muito interessante.
Se procurares bem ainda encontras árvores queimadas do incêndio de 2004. Mas sim, esta zona está verde porque não ardeu desde então ainda que os sobreiros velhos ou secos não estejam a ser repostos.
O 2º maior pulmão do Algarve ou o que resta dele parece ser essa zona entre Querença e Barranco do Velho...até agora tem escapado aos incêndios e permanece com uma boa densidade. O resto da serra apresenta-se bastante degradado em termos de floresta e de ecossistemas. É pena! Bom passeio e bom registo
Tenho de ir procurar isso, já passei perto da zona, mas o labirinto de estradões é de tal maneira grande que facilmente se passa muita coisa.
mais umas quantas... agora do outro lado da EN2, do lado direito (Corgas Bravas/Cova da Muda). Neste estradão nem de bicicleta. São perto de 4km de caminho que não é pra todos mas as paisagens compensam especialmente voltadas a oeste. Estando aos 500-510m apercebes-te das terras mais baixas a oeste. Não se consegue perceber mas ao centro da foto está a Rocha da Pena em Salir e muito mais distante mas na mesma direcção está a Serra de Monchique. Tenho algumas dúvidas mas penso que se consegue avistar Portimão daqui. Restos do incêndio de 2004. Aqui aos 500m notam-se bastante menos árvores fruto da destruição desse incêndio. Há umas fotos de neve de janeiro de 2006 que foram tiradas aqui.