Ainda se vai fazendo bom jornalismo! Ehehe!
Se algo ficou mal explicado, agradeço que digam qualquer coisa... tentei simplificar de forma a que as pessoas percebessem ao máximo...
http://www.sulinformacao.pt/2013/03/tanta-chuva-porque/Tanta chuva porquê?
Bruno Gonçalves, responsável pela Meteofontes, a Estação Meteorológica do Sítio das Fontes – Parque Municipal de Lagoa, explica, na página de Facebook, a razão de tanta chuva nestes dias.
«Vou tentar dar uma breve explicação para a causa de todos estes dias de chuva que têm ocorrido por cá. Como se pode ver pela imagem, temos a presença de um vasto sistema anticiclónico (associado a bom tempo e representado pela letra A) que se estende desde a zona da Escandinávia até Norte da Islândia e que funciona como um “bloqueio”, que faz com que as depressões (associadas ao mau tempo e representadas pela letra B) que normalmente circulam mais a Norte, sejam “empurradas” para Sul, formando como que um “corredor” de depressões, que vão afetando sucessivamente o nosso país e o resto da Europa».
Por outro lado, «e também pelas razões atrás referidas, o chamado “anticiclone dos Açores”, que costuma estar centrado no Açores e que nos “protege” do mau tempo, “empurrando” as depressões para Norte, está enfraquecido e muito mais a Sul».
«Desta forma, e enquanto se mantiver o tal “bloqueio anticiclónico” na zona da Escandinávia, haverá caminho livre para a continuação do tempo de chuva por cá».
Se alguém ficou com dúvidas, não hesite em perguntar, que o Meteofontes tentará esclarecê-las. Basta seguir a sua página de Facebook, ou encaminhar-nos as questões.
Entretanto, o Instituto Português do Mar e do Ambiente prevê, para hoje, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, diminuindo de intensidade a partir do meio da tarde na região Sul.
Bruno Gonçalves, da Meteofontes, por seu lado, salienta que «quanto à previsão, no horizonte temporal mais fidedigno dos modelos, que é de 10 dias, todos colocam chuva durante esse período. Ou seja, mantém-se o tal “bloqueio” durante esse período. Julgo que não será possível saber ao certo quanto tempo o mesmo irá durar».
Mas quem está farto de chuva não perca a esperança: «É tudo uma questão de equilíbrio da atmosfera, que tenderá, naturalmente, a recolocar o anticiclone dos Açores no seu “habitat” natural e a “desbloquear” o anticiclone da Escandinávia. Agora quanto tempo isso irá demorar, será difícil saber ao certo», conclui Bruno Gonçalves.
Se algo ficou mal explicado, agradeço que digam qualquer coisa... tentei simplificar de forma a que as pessoas percebessem ao máximo...