Ainda se vai fazendo bom jornalismo! Ehehe! http://www.sulinformacao.pt/2013/03/tanta-chuva-porque/ Se algo ficou mal explicado, agradeço que digam qualquer coisa... tentei simplificar de forma a que as pessoas percebessem ao máximo...
Em termos técnicos parece-me que está correcto. Um leigo, ficará certamente feliz por ler algo compreensível sobre a meteorologia (vulgo "tempo"). Os termos mais técnicos tem de ser "depurados" para que a generalidade dos portugueses entendam. Não é novidade nenhuma. Mais ainda se junto com o texto tivermos esquemas, mapas ou algo simples que permita adquirir informação. A iliteracia é um dos problemas mais graves. Os portugueses lêem bastante mas tem uma dificuldade enorme para perceber o que acabaram de ler. Todo o nosso sistema de ensino tem que se focar neste campo. Até lá, aqueles que tem essa possibilidade, como tu, ajudam no que podem.
Obrigado! Refira-se que quando escrevi o texto, não foi com o objectivo de ser publicado num jornal online, pelo que não "aprumei" o texto para isso, apenas o publiquei no facebook do Meteofontes, depois o SulInformação é que lá foi buscar a informação.
Até mesmo por isso, devemos ter sempre algum cuidado na forma como redigimos a informação. Se eu colocar informação numa página minha, certamente que uma parte significativa dos leitores não estão familiarizados com o assunto, muito menos com termos técnicos associados à meteorologia.
Desde já os meus parabéns, ecobcg Quanto aos termos técnicos apresentados, já os ouvi a todos na RTP, por meteorologistas do IPMA que dão a previsão diária no jornal da manhã, pelo que não acho que a informação esteja assim tão à "deriva"...
Já começa a ser habito o ecobcg estar presente nos "media"... Espero que ainda se lembrem da reportagem na TV sobre o Tornado de Lagoa - Silves. Têm feito um excelente trabalho...e merece o reconhecimento...