Telescópios..



jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Menos de 400€ são todos uma porcaria...:rolleyes:

Mário isso não é bem assim, por 400€ já se compra um bom equipamento para observação visual (claro nada de fotografia), os telescópios refletores do tipo Dobsoniano, consegue encontrar com 8" de abertura por menos de 400€, por exemplo o Orion-SkyQuest XT8 Classic. Com 8" de abertura num céu escuro já observa grande parte dos objetos Messier (Galáxias, Nebulosas, etc.). Já não é propriamento um telescópio de iniciação.
Agora se quiser um telescópio que para além de poder fazer uma boa observação, tenha tecnologia de ponta, ligação ao PC, etc. claro que 400€ não chegam.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Na minha opinião é um erro começar por este tipo de equipamentos, por vezes são fracos a nível de estabilidade, pouco robustos, imagens cheias de aberrações, o que faz por vezes desanimar. Em casos em que não se pode fazer um grande investimento, mais vale uns binóculos, num tripé e quando der compra-se algo melhor, pois estes equipamentos não passam de brinquedos para crianças.

Esta é a minha opinião;)

 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Na minha opinião é um erro começar por este tipo de equipamentos, por vezes são fracos a nível de estabilidade, pouco robustos, imagens cheias de aberrações, o que faz por vezes desanimar. Em casos em que não se pode fazer um grande investimento, mais vale uns binóculos, num tripé e quando der compra-se algo melhor, pois estes equipamentos não passam de brinquedos para crianças.

Esta é a minha opinião;)

Para começar na área da astronomia, quais os melhores ?
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Para começar na área da astronomia, quais os melhores ?

É uma pergunta muito difícil de responder, porque há muita variedade, para preços muito distintos. Depende muito do quanto está pronto a investir.
Os refletores são os telescópios que se consegue maior abertura (diâmetro do espelho) por menor preço.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Recentemente entusiasmei-me pela Astronomia, na prática olhando para o céu de Moçambique com uns binóculos emprestados. O "caminho" que me propuz seguir foi comprar primeiro uns binóculos de boa abertura, para experimentar ver mais qualquer coisa e, se o entusiasmo se mantivesse, então passar a um telescópio.

Aqui fica o testemunho das escolhas que fiz.

Comprei uns binóculos 13-40x80 da Helios que não me deixaram nada insatisfeito! O pior foi montá-los no tripé (são um pouco pesados, no limite do conforto para segurar à mão, desporto que desaconselho também porque se torna impossível estabilizar a imagem). O tripé é fraquinho, é o que usava com a máquina fotográfica e a peça de montagem dos binóculos deixa-os pendurados de um único ponto (existem binóculos com montagens para tripé mais estáveis). Resultado, mesmo usando um garrafão de 5l de água para fazer peso no centro do tripé, ficava uma montagem extremamente sensível ao vento e muito difícil de orientar, porque as rótulas do tripé são de plástico e nada preparadas para pequenos movimentos. Em todo o caso, passei várias belíssimas noites a lutar contra a gravidade e a fortalecer os músculos posturais para conseguir aguentar as posições indescritíveis que por vezes tinha que assumir para conseguir espreitar pelos binos.

Entretanto, fui comprando revistas, o que também foi bom para ganhar uma ideia do para que serve o equipamento e do que está para além das suas possibilidades, do material disponível, das principais marcas, etc...

Assim, resolvi comprar um telescópio e após meses de pesquisa (não exagero), estava resolvido a comprar um newtoniano de 8 polegadas, em montagem equatorial. Embora os Dobson sejam, de facto, mais baratos pela abertura que oferecem, em igualdade de outros factores tornam-se difíceis de adaptar para a astrofotografia, o que não é a minha prioridade mas, não obstante, prefiro manter em aberto a possibilidade de ir por aí sem ter que gastar dinheiro num sistema novo... Também não me interessavam aqueles sistemas todos computorizados da Celestron e da Meade, por exemplo, para não me viciar logo a procurar simplesmente objectos na base de dados e nunca aprender, sequer, o que significa "ascenção recta" ou "declinação".

Decidi-me por um Skywatcher Explorer 200PDS em montagem EQ5 ou HEQ5. Entretanto, escavando bem na internet, encontrei alguns conjuntos que incluiam a montagem já motorizada, o que me pareceu bem pelo conforto de poder observar o objecto sem ter que estar permanentemente a segui-lo manualemente. Comprei um com o sistema Synscan, porque apareceu uma oportunidade... Desta parte arrependo-me ligeiramente, porque a montagem com Synscan já vem sem os parafusos para o controlo manual do telescópios, não me deixando alternativa para movimentos finos ou seguimento dos objectos senão ter uma bateria por perto e usar os motores. Para quem está a começar, já recomendaria que não gastasse dinheiro nas montagens motorizadas ou computorizadas, porque há sempre a possíbilidade de, mais tarde, as adaptar.

O 8 polegadas já dá para ver algumas coisas, nomeadamente objectos de céu profundo, que são aquilo que me tem feito perder mais tempo. Nos últimos meses Saturno também tem oferecido um espectáculo assíduo, todas as noites, e neste telescópio, com uma ocular de 15mm e uma barlow 2x, aparece com os anéis perfeitamente definidos, com a sombra dos mesmos projectada no planeta, e notam-se mesmo as nuances de cor em bandas paralelas no disco do planeta. A imagem, por vezes, parece estar sempre a saír de foco para voltar a ficar focada, mas isso tem a ver com a interferência da atmosfera. As luas não cabem todas no campo desta ocular (Titã fica de fora). Com as lentes que referi tenho uma ampliação de cerca de 130x e ainda apanho tanta luz que estou convencido de que vale a pena comprar uma ocular de 5mm, para tentar ver mais detalhes.

Acrescento que com os binóculos, bem estabilizados (o que é, por vezes, difícil com o tripé que tenho), também consegui ver Saturno com os seus anéis e luas, e Júpiter com as suas quatro luas "galileanas", embora sem "nuances de cor". E a melhor imagem que tive da galáxia M31 foi com os binóculos, porque o telescópio só apanha a galáxia toda (enorme) com a ocular de 28mm de 2", que transmite tanta luz que o contraste com o céu fica um tanto esbatido...

Tenho pena que a montagem não dê para realizar movimentos finos sem uso dos motores, porque não tem parafusos... Isto obriga-me a ter sempre uma bateria por perto.

O meu conselho seria separares o equipamento que prentendes comprar nas componentes necessárias: tubo óptico, tripé, montagem, oculares. A maioria dos pacotes que vi inclui pelo menos uma ocular, muitas vezes mais, mas não seria isso que me decidiria. O tripé e a montagem devem ser adequados à dimensão do tubo óptico. Demasiado frágeis e não te asseguram a estabilidade necessária. Preferia comprar um tubo óptico sem grandes acessórios e uma montagem/tripé mais robustos, podendo comprar depois os acessórios à medida das necessidades. Não vi nenhuma razão para optar por uma montagem alt-azimutal em alternativa à equatorial: nesta última, se alinhares correctamente a montagem com o eixo da terra, podes seguir o movimento dos astros usando só um dos eixos.

Por último, não tenhas pressa. Lê o mais que puderes e, se tiveres hipótese, participa em encontros de astronomia amadora e experimenta os equipamentos de outras pessoas. A propósito, nos próximos dias 5, 6 e 7 há Astrofesta no observatório astronómico de Lisboa...
 
S

sanayuslovets

-----------

Também tive nesse site a ver vários telescópios..de preferência acessíveis..encontrei alguns interessantes (baseei-me na informação que encontrei sobre os telescópios para iniciantes). Estou com duvidas..estou mesmo ansiosa para comprar um mas ainda não obtive respostas concretas que me dessem certeza de que vale a pena..por isso questiono outra vez..

http://www.redcoon.pt/B290486-Celestron-Travel-Sope-70-(C21035)_Telescópios-Astronómicos

ou

http://www.redcoon.pt/B290482-Celestron-Travel-Scope-50-(C21038)_Telescópios-Astronómicos

ou

http://www.redcoon.pt/B290483-Celestron-Powerseeker-60-(C21041)_Telescópios-Astronómicos

ou

http://www.redcoon.pt/B290474-Celestron-Powerseeker-50-(C21039)_Telescópios-Astronómicos


PRECISO DE OPINIÕES DE PESSOAS COM EXPERIÊNCIA NESTA ÁREA!!PFF
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Bem, eu não posso dar melhor resposta que a minha curta experiencia com o meu novo telescópio que chegou á 3 dias.
Um skywatcher mak 90mm.

esta foto foi tirada a mais ou menos 50 metros
6683920111_5e0ffc6542_b.jpg


esta foi tirada a mais ou menos 200 metros
6660176355_2b94547e94_b.jpg


e esta é uma foto a jupiter, a foto não foi trtada e não foi composta no registax
6655227397_6bdfc55903_b.jpg

podem ver mais fotos em: http://www.flickr.com/photos/53724737@N07/
 

Bruna Silva

Cirrus
Registo
29 Nov 2021
Mensagens
3
Local
Portugal
Boa Noite, gostava de comprar um telescópio, uma vez que sou uma amante de astrologia. Deste mogo, gostaria de saber qual o melhor telescópio para esta fase inicial tendo em conta que tenho um valor máximo inicial até 150euros. Gostaria de saber qual é o melhor telescópio, o Celestron AC 70/900 Astromaster ou o Bresser AC 70/900 Sirius AZ1 ? Parecem-me semelhantes. Gostava de um telescópio que me permitisse ver a Lua com qualidade, os aneis de saturno e as luas de Jupiter. Agradeço as vossas opiniões. Obrigada