Temperatura Máxima no mês de Agosto de 2009

Temperatura Máxima no mês de Agosto de 2009


  • Total voters
    44
  • Poll closed .


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem, 7 EMA's ultrapassaram a barreira dos 40ºC: Alvalade, Alvega, Amareleja, Avis, Elvas, Portel e Tomar.
As EMAs da Anadia e Lousã estiveram a 1 ou 2 décimas de lá chegar.

Não sei se Alvega e/ou a Amareleja não teram tocado dos 42,0ºC.






Ainda a estação de Tomar:

 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E ainda Santarém e Coruche.

Obrigado Daniel.
Assim sendo, não foram 7, mas 9 EMAs que ultrapassaram ontem a barreira dos 40ºC.

E Rio Maior também lá andou quase.


houve 3 dias com temperatura superior a 40ºC em Agosto. o meu secalhar sempre foi secalhar :p

Alvega atingiu também os 40ºC nos dias 12 e 14 de Agosto.
A Amareleja também no dia 14 de Agosto.



 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estive a ver os históricos hora a hora quer na Amareleja e em Alvega e a olho não me parece que tenha chegado aos 42ºC.

Quando queremos ver os extremos do dia, devemos vê-lo nos registos diários e não nos históricos de hora a hora.

Os históricos de hora a hora, mostram-nos a temperatura média nos últimos 10 minutos antes da hora.
Se a máxima ocorrer, por exemplo às 16h13, esse valor nunca aparecerá nos registos horários, mas nos registos diários.

Exemplo:

Ontem a máxima em Lisboa (G.Coutinho), foi 36,5ºC.



No entanto, pelos registos horários, ninguém diria que tinha chegado aos 36ºC.




Em cima foram apresentado os extremos diários registados em Alvega e na Amareleja.
Como disse não dá para perceber se tocou nos 42,0ºC. Mas se não tocou, andou muito lá perto.
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
o gráfico da amareleja não dá a entender k tenha chegado aos 40ºc no dia 14 pelo menos olhando para o ponto central imaginario do quadrado nao me parece :huh:
Quando falei nos 3 dias com T superior a 40ºC no mês de Agosto baseei-me apenas nos dados da Amareleja. my bad ;)

Alvega atingiu também os 40ºC nos dias 12 e 14 de Agosto.
A Amareleja também no dia 14 de Agosto.



 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Quando queremos ver os extremos do dia, devemos vê-lo nos registos diários e não nos históricos de hora a hora.

Os históricos de hora a hora, mostram-nos a temperatura média nos últimos 10 minutos antes da hora.
Se a máxima ocorrer, por exemplo às 16h13, esse valor nunca aparecerá nos registos horários, mas nos registos diários.

Exemplo:

Ontem a máxima em Lisboa (G.Coutinho), foi 36,5ºC.



No entanto, pelos registos horários, ninguém diria que tinha chegado aos 36ºC.




Em cima foram apresentado os extremos diários registados em Alvega e na Amareleja.
Como disse não dá para perceber se tocou nos 42,0ºC. Mas se não tocou, andou muito lá perto.

Eu sei isso, mas no diário não me parecia que tivesse passados dos 41,5ºC. Talvez o meu comentário de que tenha visto os horários (que realmente fiz tenha sido um pouco desprpositado (a tempertura mais alta que aparece nos horários é de cerca 40,1ºC...).