Temperatura Mínima no mês de Outubro 2007

Qual será a temperatura mínima mais baixa oficial em Portugal no mês de Outubro?


  • Total voters
    24
  • Poll closed .

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Agora que se aproxima o final do mês é altura de lançarmos as apostas para temperaturas mínimas.
Assim, qual será a temperatura mínima mais baixa oficial registada em Portugal no próximo mês de Outubro?
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Olá a todos !
Eu votei no intervalo >= -3ºC e < 0ºC porque penso que a região de Trás-os-Montes, Alto Douro ou Minho devem ter uns dias, algures no fim de Outubro, com temperaturas mínimas deste género.
Já agora, não devemos esquecer a Praia da Rainha, em Almada, que deve registar valores não muito longe destes ! :D
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

tb votei nessa opção, penso k em algumas zonas as temperaturas vão descer, vamos la a ver é até qto descem elas;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

No ano passado, a mínima de Outubro foi de 2,2ºC em Lamas de Mouro. Este ano espero que seja um pouco mais baixa, por isso também aposto no intervalo -3ºC / 0ºC.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Eu também aposto no 0 a -3

Fica a curiosidade de hoje a estação do Montijo registar hoje de minima 12,0º e no ano passado só em 12 de Novembro ter chegado um valor igual ou inferior a este.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Olá a todos

Parece que vamos ter um início de Outubro 'molhado'. Aproximam-se sistemas frontais da corrente de W, que já vai baixando para as nossas latitudes. É o fim da hegemonia (sazonal) do anticiclone tropical e, também das depressões térmicas com a nortada e outras brisas marítimas. Enfim, é o fim do Verão.

europe_forecast28-9-07.jpg


Com a invasão previsível de ar polar marítimo, nesta sucessão de ondulações, aposto no intervalo entre 0º C e -3º C, nas regiões mais frias no interior do País, porque o ar polar ainda não está suficientemente frio, nesta altura do ano, para valores mais baixos de temparatura.

Edit: O meu barómetro já indica descida do valor da pressão atmosférica (cerca de 1010 mb em Lisboa, ao nível do mar, neste momento - se é que o barómetro está afinado!)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Eu fui pela maioria -3 a 0ºC, acho que as Penhas Douradas, ou a zona de Trás-os-Montes chegue a essa mínima, ou então, a minha estação fique maluca e dê esse valor:lmao: :D
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Eu também votei >= -3ºC e <0ºC, pois, apesar de achar que no Nordeste Transmontano dificilmente se irá baixar a barreira dos 0ºC, acho que tal pode acontecer na serra da Estrela ou no Gerês. Vamos aguardar...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Também votei na opção da maioria, entre os -3ºC e 0ºC. E aposto por Lamas de Mouro para ser a 1º estação em baixar dos 0ºC.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Também estou com poucas certezas que a temperatura desça abaixo de zero, no entanto, se tal acontecer, acham que que poderemos ver neve em Outubro?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Também estou com poucas certezas que a temperatura desça abaixo de zero, no entanto, se tal acontecer, acham que que poderemos ver neve em Outubro?

Sem dúvida que podemos ver neve em outubro, mas só em grandes altitudes como por exemplo na Serra da Estrela. É neste mês que costuma cair as primeiras nevadas da temporada por lá.

Mas se te referes a localidades, se a temperatura descer abaixo de zero creio que será devido ao céu limpo, muito dificilmente acontecerá com céu nublado para que a neve seja possivel.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Sem dúvida que podemos ver neve em outubro, mas só em grandes altitudes como por exemplo na Serra da Estrela. É neste mês que costuma cair as primeiras nevadas da temporada por lá.

Mas se te referes a localidades, se a temperatura descer abaixo de zero creio que será devido ao céu limpo, muito dificilmente acontecerá com céu nublado para que a neve seja possivel.

Exacto, referia-me a zonas mais elevadas, penso que o ano passado tivemos neve no Gerês em Outubro, apartir daí é que foi uma miséria, com muitos poucos episodios.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Temperatura Mínima no mês de Outubro

Eu já votei em >= -5ºC e <- 3ºC
Chamem-me crente :D