Temperatura mínima Porto (Entrada fria 5-11 Janeiro 2009)

Temperatura Mínima Porto (Entrada fria 5-11 Janeiro 2009)


  • Total voters
    35
  • Poll closed .

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
aposto no -1ºC


cumps
Nashville


lllxb0.png
 


JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Curioso o facto da mínima do dia se ter dado antes das 5 da manhã pelo Porto, por aqui registei a mínima já depois de sair de casa, portanto para lá das 8 da manhã.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Eu tenho uma vaga ideia do antigo site do IM, de ter visto uma mínima de cerca de -6ºC. Mas já andei à procura dos extremos de cada estação no site do IM e não consigo encontrar nada, alguém que tenha essa informação?
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Desde os meus registros de 1995 a mínima no Porto tinha sido:

-1ºC em 11 Fev 1999, 22 Jan 2000, 25 dez 2001
-2ºC em 1 mar 2005 (quando registrei em Braga o meu recorde fabuloso de -6ºC!)
-3ºC em 25 dez 2001 (o meu recorde nos subúrbios do Porto)

Na última noite (9.01.2009) a mínima foi -1ºC que já registrei num outro dia também em Dezembro.
Penso que desta vamos ter de novo dois ou três negativos, para já estão -1ºC e a descer lentamente com névoa/neblina. A ver se igualo o recorde.

Quanto a máximas tinha tido muitos dias de 7 ou 8ºC, mas esta máxima de 3ºC bateu de longe o recorde dos meus registros de 13 anos.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A máxima de 3ºC essa sim é verdadeiramente histórica, mais ainda do que a queda de neve. Suspeito que possa ser mesmo a máxima mais baixa desde os anos 50.

Será a máxima mais baixa desde que há registos em P.Rubras .
Será.Oportunamente confirmarei ou não esta afirmação.
Eis as máximas da Ibéria hoje e lá está P.Rubras ,
com os seus apenas 3 singelos graus de MÁXIMA.

mxhistricopy2.png
[/URL][/IMG]

Se tivesse havido uma votação não para a mínima ,que grosso modo lá fomos acertando todos um pouco, mas para a máxima , teríamos todos andado a patinar nas surpresas.E se alguém ousasse afiançar apenas 3º graus de máxima para hoje, xacota não faltaria de meteoloucos mais racionais.
Mas por vezes , há dias assim.
3º de Máxima perante tão vasto Oceano a Oeste , a latitudes tão baixas, é obra .
E continua o frio. 0,6º agora...
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Fantástico! A confirmar-se é impressionante como ultrapassa todos os registos de máximas de alguns dias de neve dos anos 80 e de décadas anteriores :eek:


wsiobsmaxij6.jpg


O índice de desconforto térmico atesta o carácter excepcional desta situação.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Depois do recorde de máxima mais baixa de ontem, de 3ºC (que foi o mesmo em Pedras Rubras) hoje registrei uma mínima de quase -3ºC (Leça do Balio), o que para mim foram recordes de máxima/mínima desde 1995.

Quando tiveram por aí? Em que zona?