Temperaturas de Marte também estão a aumentar

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Cientistas norte-americanos descobriram que o planeta Marte também está a registar alterações climáticas que têm provocado o aumento das temperaturas médias e têm origem nas variações da luz solar que chega à superfície. Os resultados da investigação, publicados na edição de hoje da revista Nature, estimam em 0,65 graus centígrados o aumento das temperaturas médias de Marte desde a década de 70 e até aos anos 90 do século passado

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21265&op=all
 


Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Leram este comentário???

Comentários
Fernando Santana 2007-04-05 - 09:58
Curioso como as variações das radiações solares fazem aumentar a temperatura em Marte... mas na Terra não. Na Terra é um obscuro e raro gás o responsável... E ainda por cima o responsável último é o Homem, que não libertou nem metade dessa rara quantidade... E ainda é curioso como se esquecem que o que o Homem "libertou" já esteve na atmosfera, muitas vezes... há uma coisa chamada o ciclo do carbono...
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Bem penso que em Marte o aquecimento não é devido ao C02 :D
Talvez o aquecimento global terreste não se deva ao c02 mas sim a alguma alteração do proprio sol.

É um estudo curioso que não deixa de ser uma base para partir para outras investigações.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bem penso que em Marte o aquecimento não é devido ao C02 :D
Talvez o aquecimento global terreste não se deva ao c02 mas sim a alguma alteração do proprio sol.

É um estudo curioso que não deixa de ser uma base para partir para outras investigações.

Bem visto!
O que é certo que não podemos comparar a atmosfera de marte com a nossa, mas há dados que se devem cruzar e os relativos ao sol são um deles... se o sol está a ter efeitos em outros planetas do sistema solar temos de ter em conta qual a incidência na terra, que não será com certeza nula.
 
M

Membro excluído 274

Seja porque motivos for, o aquecimento global a meu ver é uma realidade, contra factos não há argumentos, acredito que a actividade humana está a influenciar preponderantemente para tal! Sim o sol também tem influência é certo, mas a mim não me convencem que seja ele o problema, quando menos, seria a solução!
Eu acredito piamente que a Terra está doente pela acção do Homem...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Seja porque motivos for, o aquecimento global a meu ver é uma realidade, contra factos não há argumentos, acredito que a actividade humana está a influenciar preponderantemente para tal! Sim o sol também tem influência é certo, mas a mim não me convencem que seja ele o problema, quando menos, seria a solução!
Eu acredito piamente que a Terra está doente pela acção do Homem...

Também acredito que o maior impacto terá a ver com o co2 lançado pela mão humana, mas não devemos descartar a influência do sol...
Mas claramente o homem está a ter uma responsabilidade sem precedentes na evolução do clima na terra... neste momento para aquecimento!