Temperaturas na Serra da Estrela



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se percebi bem, não são dados reais, mas apenas dados estimados por fornecedores de dados meteo da Net, que como sabem recorrerem a interpolações para estimar a temperatura em determinado local, coisa que também sabemos, pode gerar em certas circunstancias erros enormes.

Seria bem mais interessante se fossem estações meteorológicas reais. Se percebi mal, corrijam-me.
 

budah

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
20
Local
Póvoa de Varzim
Boa noite.

Temo que este tópico não seja o indicado, e se estiver errado por favor corrijam-me.

No próximo fim de semana, 10 e 11 de Novembro irei fazer uma visita à Serra da Estrela, será que algum entendido me poderia dizer qual o tempo que se espera e se há previsão de queda de neve, ou se ainda resta alguma do ultimo nevão...não é só para alegria dos miudos, também os graúdos gostam.
Desde já muito obrigado a quem fizer o favor.

Cumprimentos
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
muito interessante, em relação a fauna posso ajudar ja que faço caminhadas praticamente todos os fins de semana na Serra, agora em relação as estações meteorológicas e como Vince referiu haviam de ser de estações reais, como a estação meteorológica que esta na Torre e que só o pessoal do centro limpeza de neve tem aceso.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Se percebi bem, não são dados reais, mas apenas dados estimados por fornecedores de dados meteo da Net, que como sabem recorrerem a interpolações para estimar a temperatura em determinado local, coisa que também sabemos, pode gerar em certas circunstancias erros enormes.

Seria bem mais interessante se fossem estações meteorológicas reais. Se percebi mal, corrijam-me.

De facto, é um pouco incompreensível se não forem usados dados reais. Covilhã, Guarda e as Penhas Douradas têm EMA; e existem estações amadoras, tanto quanto tenho conhecimento, em Loriga, Manteigas e na Covilhã.

No caso da Covilhã, o contraste que deriva da diferença de altitude (cerca de 300m) entre a EMA do aeródromo e a estação do Spiritmind propicia, devido à inversão térmica, dados muito interessantes.

E há ainda a estação da Torre, como foi referido...

Em resumo, uma boa ideia a ser aperfeiçoada com o tempo...Aliás, com um mínimo de investimento, poderiam ser adicionadas outras localizações através da criação de mais estações amadoras, patrocinadas pelas entidades envolvidas, por exemplo. Devido às tais diferenças de altitude, orientação do relevo, entre outros factores, o que não faltam são microclimas na Estrela...
 

morpheus

Cirrus
Registo
16 Jul 2012
Mensagens
4
Local
Manteigas
Boa tarde,

Têm razão quendo dizem "De facto, é um pouco incompreensível se não forem usados dados reais".

No entanto é difícil obter dados reais de todas as estações e apresenta-los publicamente, existem muitas restrições pelo que nesta página apenas são mostrados dados provenientes de webservices de serviço meteorológico.

Convido a registarem-se e darem as vossas opiniões e sugestões, pois é com o cruzamento de informações, opiniões, críticas e sugestões que se fazem melhores sistemas.

Obrigado, um abraço a todos.