Tempestade Ana - 10 a 12 de Dezembro 2017

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
eles foram lançados hoje mas só entram em vigor amanha


ocxtFNY.jpg
Isso eu sei!
Mas nenhum deles é vermelho... Para já... talvez não tenha percebido mas era a isso que me referia.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 


Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Volto a perguntar: Existe o perigo de de uma "maré de tempestade"???
E nesse caso pode afetar barcos que estejam em docas, canais de acesso, etc?

(sei que é storm surge em inglês... não sei sei bem qual é a tradução correta para português)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
A vir o aviso vermelho, será provavelmente quando entrarmos mais no limiar de "acerto" da maioria dos modelos, talvez lá para a manhã de amanhã.

LOL, isso é realmente útil... Os modelos nao tem mudado nada...
Eu acho que vão meter aviso vermelho hoje a partir das 19h
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Volto a perguntar: Existe o perigo de de uma "maré de tempestade"???
E nesse caso pode afetar barcos que estejam em docas, canais de acesso, etc?

(sei que é storm surge em inglês... não sei sei bem qual é a tradução correta para português)

Não, não há perigo de maré de tempestade (storm surge). Quanto muito há é o perigo de ondulação, natural numa situação destas.
A maré de tempestade advém de ventos constantes, por muitas horas, numa dada direcção, normalmente associado à passagem de um núcleo depressionário; neste caso o núcleo da tempestade passará a norte da península.
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Não, não há perigo de maré de tempestade (storm surge). Quanto muito há é o perigo de ondulação, natural numa situação destas.
A maré de tempestade advém de ventos constantes, por muitas horas, numa dada direcção, normalmente associado à passagem de um núcleo depressionário; neste caso o núcleo da tempestade passará a norte da península.

Muito obrigada:):thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
LOL, isso é realmente útil... Os modelos nao tem mudado nada...
Eu acho que vão meter aviso vermelho hoje a partir das 19h
Colocar aviso vermelho cedo de mais tem o perigo de banalizá-lo. É o nível máximo, é para usar com cautela. Se os modelos apenas entrarem em consenso para um evento mais extremo mais perto do evento, só poderá ser usado então.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Colocar aviso vermelho cedo de mais tem o perigo de banalizá-lo. É o nível máximo, é para usar com cautela. Se os modelos apenas entrarem em consenso para um evento mais extremo mais perto do evento, só poderá ser usado então.
Mas já há consenso quanto à precipitação no Minho\Douro Litoral, há mais de 24h. É merecedor de aviso vermelho sem duvida. (>60mm\6h)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boa tarde.

Uma pergunta muito importante:
- Existe o perigo do nível do mar subir no Algarve? Quem tem barco deverá tomar precauções adicionais?

Começo a ficar preocupada com o barco do meu pai, portanto toda a informação será útil.

A ondulação será entre os 3 e os 4 metros no Algarve. O vento deve ter rajadas de 100km/h na madrugada de 2ª feira. Convém, o barco estar bem amarrado senão corre o risco de meter água ou afundar, mesmo na Ria Formosa já vi várias vezes, barcos irem ao fundo com as condições que estão previstas.

Se estiver num ponto de abrigo está mais seguro.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Muito obrigada:):thumbsup:
A sobreelevação de origem meteorológica (tradução de storm surge) é um fenómeno que traz consequencias ao nível de galgamentos e erosão costeira quando combinado com outras variáveis, sobretudo a maré astronómica. Estando nós fora de lua cheia/nova, o storm surge por si só não traz riscos. Ainda para mais os cais de amarração ao serem flutuantes desafem qualquer oscilação vertical com o extensão período de uma storm surge. O vento e a ondulação que causa são sim fenómenos a ter em conta nestes dias de tempestade no que aos barcos diz respeito. Espero ter ajudado! ;)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
A sobreelevação de origem meteorológica (tradução de storm surge) é um fenómeno que traz consequencias ao nível de galgamentos e erosão costeira quando combinado com outras variáveis, sobretudo a maré astronómica. Estando nós fora de lua cheia/nova, o storm surge por si só não traz riscos. Ainda para mais os cais de amarração ao serem flutuantes desafem qualquer oscilação vertical com o extensão período de uma storm surge. O vento e a ondulação que causa são sim fenómenos a ter em conta nestes dias de tempestade no que aos barcos diz respeito. Espero ter ajudado! ;)

Permite-me só completar, claro que a maré astronómica pode ser um factor importante numa storm surge, mas a queda súbita da pressão atmosférica no caso de ciclogéneses explosivas que resulta numa sobre-elevação do nível do mar é ainda mais importante. Para melhor entenderem, é como se tirasse um peso de cima do oceano, o permite elevar o seu nível. Por cada 10hPa a menos são 10 cm que o nível do mar sobe, pelo que o nível do mar de uma pressão atmosférica de 1040 hPa para uma de 960 hPa sobe quase 1 m (mais concretamente 80 cm).

E ainda o "empilhamento" da massa de água junto à costa devido ao vento se este estiver numa direcção perpendicular à costa :thumbsup:

PS: Já agora, dizer que apesar de o ciclone Ana ter um cavamento profundo, o seu núcleo estará bastante longe de PT continental, logo não há perigo nesse sentido.
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Algum dos mais entendidos consegue me fazer um ponto de comparação entre a Ana e o famoso Gong?:intrigante::intrigante:

O famoso Gong foi uma ciclogénese, a qual julgo que chegou a ser explosiva (descida de 20 hPa em 24h pelo menos), se não foi andou lá perto, cujo centro entrou por terra na zona da Galiza. Este evento tem uma sinóptica algo diferente, pois o centro do ciclone deverá entrar por França. Porém o campo de ventos será mais extenso (em área) que no caso do Gong devido à interacção com o forte Anticiclone que está a Sudoeste. A intensidade do vento só depois do evento teremos mais certezas. Tenho ideia que o vento modelado no caso do Gong era ligeiramente mais intenso, mas este evento que se aproxima tem potencial para lhe fazer concorrência.
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
Aumenta para nível VERMELHO o aviso de vento nas terras altas do Norte e Centro, na passagem da superficie frontal, entre o fim do dia 11 e início do dia 12.

Antecipa-se para as 06UTC com nível AMARELO o início do aviso de vento nas terras altas do litoral da região Norte.

Prolonga-se com nível AMARELO o aviso de agitação marítima.


___________________

- AVISOS VERMELHO -

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ »»» VENTO - RAJADA MÁXIMA ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯​

Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, VILA REAL, VISEU, GUARDA, AVEIRO e COIMBRA
Entre as 20:00UTC 10.12.2017 e as 02:00UTC 11.12.2017

Nas terras altas vento muito forte de sudoeste com rajadas superiores a 130 km/h.