Re: Seguimento Europa - 2008
Sem perceber absolutamente nada de aviação parece-me que haver alguma inconsciência tentar aterrar nessas condições. Por muito menos tenho visto voos a serem desviados de Vigo para Santiago...
As condições estariam no limite, mas parece-me que o piloto fez toda a manobra inicial de forma impecável, nomeadamente a abordagem aos ventos cruzados, etc, e foi apenas surpreendido no final com uma rajada poderosa e imprevisível, que depois conseguiu resolver de forma notável, quanto a mim, heróica mesmo, pois a forma como conseguiu corrigir a situação numa altura critica em que os motores debitam pouca potência e chegando mesmo a bater com a asa no chão e destruindo o winglet, consegue mesmo assim efectuar o go-around (borrego).
Presumo que o incidente já esteja a ser objecto de inquérito e que a questão fundamental seja a de saber se havia ou não condições para aterrar. A METAR julgo que indiciava dados no limite ou quase, mas é preciso não esquecer que neste tipo de tempestades que afectam multiplos aeroportos e países às vezes um piloto tem que lidar com vários dilemas, como o combustível que tem disponível, com as condições dos aeroportos mais próximos, etc,etc.
Fez agora um ano e um mês que outra tempestade idêntica lançou o caos nos aeroportos na Europa e as histórias de aviões que andavam em desespero a tentar aterrar de aeroporto em aeroporto, de país em país, foram imensas. Lembro-me de ler relatos impressionantes de aviões sem combustivel a tentar aterrar e não os deixarem, tendo que pedir desesperados para o fazerem não importando o risco ou tendo que regressar à base de origem se tivessem combustível e onde acabavam por aterrar.
Os pormenores importantes de haver ou não condições ficam para o inquérito da investigação do incidente, mas olhando para o video, aquele piloto teve mãozinhas ou "Kit de unhas" como se costuma dizer, excepcionais quanto a mim.
Já agora, um dos videos até aqui mais visionados do mundo deste género é um video do Rui Santos dum A320 da TAP na Portela. Obviamente que a "popularidade" deste tipo de situação foi agora brutalmente ultrapassada, pois este Lufthansa esteve a mesmo a curta distância de uma tragédia, ao contrário deste video "famoso" dum A320 da TAP onde o susto deve ter sido enorme mas a situação estava mais bem controlada.
Não é nacionalismo saloio, mas é opinião corrente mesmo nos meios aeronáuticos internacionais que cá em Portugal na TAP temos também grandes pilotos e que a "escola" deles tem sido a de um aeroporto dificil como é (ou foi) o do Funchal e também as Lajes onde as aterragens com ventos cruzados são as delícias dos spotters de aviões. Aqui há uns anos também houve um TAP A310 que teve um encontro imediato destes com uma brutal rajada de vento em Newark, também tocou com asa no chão e ia a bordo o Mota Amaral e mais outros 200 passageiros que sairam todos ilesos.
J
ulgo que temos 2 observadores meteorológicos com responsabilidades em aeroportos (Franciso Sá Carneiro/OPO e Ponta Delgada/PDL) no Forum, o Nimboestrato e o Rossby, talvez eles queiram falar um pouco destas situações e até que ponto vai a responsabilidade e limite deles nas METAR's, etc, ou do próprio aeroporto. Eu sei que a decisão final cabe sempre ao piloto, ele é que é sempre o único responsável na decisão de aterrar ou não em condições difíceis.
Outras aterragens com Crosswinds (ventos cruzados):
Horta:
Testes de crosswinds da Boeing
Diversos
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=-XWkSnJwZIQ"]YouTube - CrossWinds[/ame]