Podiam ter referenciado a falta de EMA's, deve haver por aí EMA's com mais alguns extremos. Bom, já agora aproveito para fazer o resumo da Stephanie por cá, entre o dia 9 e 10: T. Máx: 13,7ºC (Dia 9) T. Mín: 3,5ºC (Dia 10) Press. Mín: 993,4 hPa (Dia 9) Press. Máx: 1022,9 hPa (Dia 10, grande diferença!) Vento médio máximo: 95,1 km/h (Dia 9) Rajada máxima: 122,0 km/h (Dia 9)
O vendaval do dia 9 foi espectacular, a velocidade media chegou aos 78,2 km/h, a rajada máxima foi aos 117,3 km/h (batendo os registos do 19 de Janeiro de 2013 - Gong). Dia para mais tarde recordar. PS: A estação de Alcabideche está a uns 8/10 metros do solo, não a 25/30m ou mais do solo como maior parte das estações, este pormenor pode fazer a diferença.
Nunca tinha passado por nada assim realmente. A minha estação registou o seu máximo de vento provavelmente do futuro muito distante, esteve três minutos acima de 115 km/h, com vento sustentado de 90 a 95 km/h. Mesmo sendo meteolouco tenho que admitir que foi um bocado assustador ter rajadas de acima de 115 km/h a atingirem brutalmente as janelas (já que tenho as janelas a SW), chovia forte e a visibilidade era literalmente nula, e o barulho só intensificava a coisa. Durante esses minutos os registos foram: 18:27: 84,6 km/h 18:28: 102,0 km/h 18:29: 120,0 km/h 18:30: 116,0 km/h 18:31: 122,0 km/h 18:32: 94,3 km/h 18:33: 80,6 km/h http://i.imgur.com/9hjmlYH.png Tenho que admitir que desta não me esqueço tão depressa, fui apanhado de surpresa, o barulho do vento era mais do que o da música nos phones.
Spider VV, chegaste a ver os dados desta estação? link: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IFIGUEIR2&month=2&day=9&year=2014 Valores espectaculares, ao nível da tua estação.
Não cheguei mas é impressionante sim, eu tive o vento na altura da passagem da frente tal como muitas outras estações.
O IPMA confirma a onda de 17 metros em Sines que eu já tinha feito notar no tópico do seguimento marítimo, e considera-a como rogue wave. Registo importante da bóia ondógrafo, pois é de assinalar que estas ondas são alvo de enorme estudo hoje em dia por não se conhecer bem como a sua origem. E podem ser mortíferas...
Momento caricato do dia! A mim tudo acontece! Hoje estreio óculos novos depois da "Stephanie" me ter levado literalmente os anteriores... nunca mais os vi... Estava no final de tarde na praia de Carcavelos a filmar o espectáculo... descuidei-me e foram-se!
Boa tarde, Alguém me pode arranjar os registos do vento a SE de Sesimbra, preferencialmente numa escala horária num período de 24 horas (no mar), para um dia qualquer desta tempestade. Para eu fazer um trabalho para a cadeira de oceanografia.