Tempestade Subtropical ALPHA (Atlântico 2020 #AL22)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Moderate-to-deep convection has persisted near the center since last night, scatterometer data shows a closed 40-kt low, and radar images from Portugal show a definite organized convective pattern. While the system is still in the cyclonic envelope of the large extratropical low and likely neutral- or cold-core, it has developed enough tropical characteristics to be considered a subtropical storm. The initial intensity is set to 45 kt in accordance with the scatterometer data, assuming some undersampling for this small system.

Se o deslocamento tivesse sido mais rápido, se calhar não teria sido nomeada.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É até digo mais, IPMA é função pública, logo, temos que analisar previsões externas e fidedignas.

IPMA esteve a espera no national hurricane center para emitir alertas laranjas para Leiria e Coimbra.

Uma vergonha.

O mais provável?

O IPMA partilhou (mais) dados de radar com o NHC e com isso adveio a nomeação do ciclone.

O NHC é também função pública. Não percebi a frase.

Se calhar o IPMA nem sabia muito bem o local do landfall. Daí o aviso tardio :D
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Muito bom.
Já sabia que as minhas mensagens iam ser apagadas.
Isto não fica assim, o tempo da PIDE já acabou.
Vou contactar as entidades competentes para encerrar este site.
Cumprimentos

Acabei de falar com meu pai,
Rajadas forte e telhas a voar.
Fechem a minha conta que depois eu trato do vosso site.

Cumprimentos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Açor

marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento
É ao National Hurricane Center - NHC que compete a monitorização de fenómenos deste tipo. Hoje, ontem, sempre.

É pedido ao IPMA que, em conformidade, siga as indicações sobre a gestão de monitorização em matéria de sistemas tropiciais, o que não invalida que o mesmo NHC esteja disposto e está a partilhar essa gestão com o IPMA, mesmo que seja mandatado para isso pela Organização Meteorológica Mundial, o que aconteceu, já que: "A depressão centrada junto à costa do distrito de Leiria, ganhou características subtropicais durante a tarde, revelando uma estrutura organizada nas imagens de satélite. O NHC contatou o IPMA no sentido de ser feita uma avaliação conjunta da situação, tendo-se optado por nomear o ciclone. Esse ciclone foi nomeado de Alpha. Segundo as projeções dos diferentes modelos, após a entrada em terra, o Alpha deverá perder rapidamente intensidade."

Logo, toda a gestão sobre qualquer sistema com características tropicais é tratado segundo parâmetros enraizados pelas várias agências meteo, dos vários países. Num momento histórico, porque o é, também importa revelar a importância dos sistemas de radar IPMA - em particular o de Coruche e de Arouca, que se revelaram extremamente úteis, não só para as instituições IPMA e NHC/NWS/NOAA, como também para todos aqueles que estiveram a par e passo, a acompanhar a entrada em terra - landfall - deste sistema subtropical, pelo que deixo aqui um testemunho para recordar, mais tarde:

 
Última edição:

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Muito bom.
Já sabia que as minhas mensagens iam ser apagadas.
Isto não fica assim, o tempo da PIDE já acabou.
Vou contactar as entidades competentes para encerrar este site.
Cumprimentos

Acabei de falar com meu pai,
Rajadas forte e telhas a voar.
Fechem a minha conta que depois eu trato do vosso site.

Cumprimentos.


O tempo da PIDE já acabou efectivamente, mas como este site tem dono, é privado, fazem, deixam fazer, dizem, deixam dizer e admitem aquilo, e quem, muito bem entenderem. Enquanto não for quebrada nenhuma lei nem nenhum direito for infrigido, num estado livre como o nosso, que ainda vai sendo, ninguém tem a legitimidade de impor qualquer tipo de restrição à autoridade do dito site, entenda-se, moderadores e administradores, nem de fazer cessar a atividade do mesmo.

E não, não foi infringido nenhum direito, não tens tu, nem ninguém aqui a não ser a administração, direito à liberdade de expressão.

Alguma dúvida que tenhas em relação a esse ponto, ou outros, todas as páginas no fundo têm um link que te leva às "Condições de Utilização", que podes e deves ler.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na página do OBSERVAR do IPMA há um relato (sem imagens) do início do tornado de Setúbal, ainda sobre o estuário do Sado, observação feita cerca das 9h00. O vídeo do tornado já em terra foi feito às 9h19.

Fica aqui a vida completa da Tempestade Sub-Tropical Alpha, que não resistiu ao embate na Cordilheira Central na zona Açor/Estrela, perdendo a sua identidade a partir desse momento, cerca da 1h de hoje (0h utc):

Radar de Arouca, FHD 1080


Último Aviso (#3) do NHC:

AJu6MVY.png


Por curiosidade, Alpha foi assim chamada porque a lista de nomes para a corrente temporada de ciclones tropicais no Atlântico já estava esgotada. E já se seguiu a Beta... será o alfabeto grego suficiente para este ano?

https://www.nhc.noaa.gov/archive/2020/
 
Última edição:

Revenge

Cumulus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
184
Local
Maia
Muito bom.
Já sabia que as minhas mensagens iam ser apagadas.
Isto não fica assim, o tempo da PIDE já acabou.
Vou contactar as entidades competentes para encerrar este site.
Cumprimentos

Acabei de falar com meu pai,
Rajadas forte e telhas a voar.
Fechem a minha conta que depois eu trato do vosso site.

Cumprimentos.

Espero sinceramente que a Administração apague todos os teus posts e de seguida apague a tua conta.

Podes correr, saltar, gritar, fazer o que quiseres. Não consegues tocar neste site. Adeus.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bons dias.

Alguém consegue explicar as condições que facilitaram a formação desta tempestade subtropical ao largo da costa portuguesa?

Pelo que vejo a temperatura da água do mar junto á nossa costa para Setembro está dentro da média, daí surgir esta dúvida visto que ao contrário do Ophelia e Leslie não foi um sistema que foi simplesmente arrastado para cá.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
O tempo da PIDE já acabou efectivamente, mas como este site tem dono, é privado, fazem, deixam fazer, dizem, deixam dizer e admitem aquilo, e quem, muito bem entenderem. Enquanto não for quebrada nenhuma lei nem nenhum direito for infrigido, num estado livre como o nosso, que ainda vai sendo, ninguém tem a legitimidade de impor qualquer tipo de restrição à autoridade do dito site, entenda-se, moderadores e administradores, nem de fazer cessar a atividade do mesmo.

E não, não foi infringido nenhum direito, não tens tu, nem ninguém aqui a não ser a administração, direito à liberdade de expressão.

Alguma dúvida que tenhas em relação a esse ponto, ou outros, todas as páginas no fundo têm um link que te leva às "Condições de Utilização", que podes e deves ler.

Subscrevo na íntegra tudo, sem tirar nem pôr!!!
Atrás de um teclado são todos heróis!!!
 
Última edição: