Tempestade tropical Gaston (Atlântico 2022)



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Começa a chover na Graciosa:

9scfYVD.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Resumo até agora.

EMA AHBVF, bombeiros Faial.

Rajada máxima 66km/h
Pressão - 1011.6hpa em descida.
Acumulado-4,29mm
Temperatura/humidade - 22,5° e 86%

Acumulado na minha estação na Horta, 7,1mm
Anemómetro avariado .

2bfdb7e11a462eb3b727c37961b45c80.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa

TEMPESTADE TROPICAL GASTON​

Desde o final da manhã que é visível a estrutura central da tempestade tropical Gaston nas imagens do radar de Santa Bárbara, instalado na ilha Terceira/Açores.

A animação (11:30 – 15:00 UTC) do campo da refletividade associada à precipitação, revela a presença de diversas bandas de precipitação, típicas deste tipo de sistema. O radar tem vindo a permitir o acompanhamento próximo e vigilância desta tempestade tropical.

O grupo Central dos Açores encontra-se sob aviso vermelho de precipitação entre as 21h UTC do dia 23 de setembro e as 15h do dia 24 de setembro.

Devido à incerteza relativamente à trajetória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão.

08GqBxY.gif


IPMA
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Já está mais desorganizado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Claramente, mas também parece ligeiramente mais inclinado para as ilhas do triângulo. A verdade é que a partir de agora conta o nowcasting e o radar será uma ajuda preciosa.

Edit - Confirma-se na saída das 21 do NHC: "The official forecast track is very similar to the previous advisory prediction except being slightly farther east in the first 12 hours due to the present location and motion."
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom -> https://tropic.ssec.wisc.edu/real-time/mimtc/2022_08L/web/mainpage.html

Daqui a pouco será mais visível mas parece que o olho está sobre o GC, ao invés de passar no canal. Há nebulosidade por todo o lado.

Em termos práticos, é mau porque conveção intensa pode reaparecer a qualquer momento. Com o movimento para leste, a eventual convecção poderá ficar mais tempo sobre as ilhas.

Partilho dessa opinião, estava à espera do que o Carlos Ramalho ia dizer na RTP, mas não fiquei nada convencido, parece mesmo que anda algures no GC


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk