A Tempestade Tropical Jerry desloca-se para Leste com ventos máximos sustentados de 64/65 km/h. Deverá rodar para Oeste, deslocar-se para Noroeste seguindo depois para Nordeste.
A Tempestade Tropical Jerry está estacionária com ventos máximos sustentados de 72/73 km/h. Prevê-se que se desloque para Norte seguindo depois para Nordeste, chegando aos Açores e aproximando-se do Grupo Oriental.
O NHC continua a prever uma aproximação do JERRY aos Açores no próximo Domingo, principalmente ao Grupo Central. Neste momento o sistema encontra-se a 1925km dos Açores, estando quase estacionário. No entanto o NHC prevê uma aceleração do movimento deste sistema para Nordeste, trazendo-o para perto das Ilhas Açorianas, possivelmente já sem características tropicais. Para já não representa perigo mas de qualquer forma esta é uma situação a acompanhar. . Para mais informações: NHC
O NHC ontem previa o seu trajecto principalmente direccionado para as ilhas orientais, e hoje já prevê que o seu núcleo passe pelas ilhas centrais. Isto até lá ainda vai dar muita volta. O GFS insiste desde ontem que o grosso da precipitação incida principalmente sobre a ilha de S. Miguel. Vamos acompanhando porque até lá muita coisa vai mudar.
@Azor Onde consultas estes dados do GFS? Parece que vai passar já sem ser tempestade tropicar, por cima de São Miguel.
Olha aqui nas previsões de acompanhamento http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica Sim vai chegar já em Depressão Tropical, mas as coisas não estão ainda bem definidas.
Parece que vai ser mesmo desta que vamos ser visitados por um sistema tropical. As últimas análises indiciam que poderá ser já como Depressão Tropical, todavia, ainda há muitas condicionantes em jogo. A rota do mesmo também não é consensual e só mais perto de Domingo teremos mais certezas. O GFS aponta para o Grupo Central e o NHC o Grupo Oriental. O que é certo é que, desta feita, farei uma visita a uma casa de ferragens e jogarei pelo seguro... A Nadine fez-me pensar assim. Cumps,
Deixo aqui as últimas previsões do IPMA publicadas à cerca de 3 minutos... Tal como era de esperar a perder muita intensidade...
Está a enfraquecer bastante, a própria circulação em superfície parece estar a desfazer-se, não sei se ainda chegará alguma coisa aos Açores. http://www.ssd.noaa.gov/PS/TROP/floaters/11L/imagery/rgb_lalo-animated.gif Aguardemos pelas próximas horas a ver com evolui.
O Jerry está mais organizado do que há umas horas. Estou correto? O Jerry encontrava-se assim às 21h45 UTC.
Tem sido possível assistir, durante as últimas horas, a um crescimento exponencial de actividade convectiva à volta do Jerry. Sinceramente, não sei muito bem como interpretar isto. Vamos a ver... 5 minutos depois: Cumps,