No Atlântico próximo de Cabo Verde formou-se a Tempestade Tropical JOSEPHINE. Os antecedentes da JOSEPHINE estão no tópico genérico Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008). A JOSEPHINE apresenta uma estrutura muito organizada com fortes bandas e até um olho, mas como por vezes sucede noutras ocasiões, não se trata para já de um clássico olho de Furacão pois a convecção não é profunda com um forte CDO constituído. O olho é provocado pela circulação e organização muito vigorosa, sobretudo nos níveis médios. Esta imagem IR ajuda a explicar porque é que não estamos na presença de um olho clássico envolvido por um CDO: Tem excelentes condições de windshear sobre ela (muito baixo ou inexistente) mas prevê-se que daqui a poucos dias este aumente significativamente por causa de uma ULL prevista pelos modelos. O NHC mantém o sistema como Tempestade Tropical até ao fim do período de previsão (5 dias) quando anteriormente previa um Furacão, mas é possível que tire partido das excelentes condições de hoje e amanhã e possa eventualmente evoluir para Furacão. ------------- Informação Para o seguimento da época de furacões no Atlântico consulte também o tópico «Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico» com dezenas de link's para imagens de satélite, modelos, observações, radares e serviços nacionais de meteorologia. ------------- Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do NHC (National Hurricane Center) ou outras entidades com essa função.
Sistema curioso este. Continua com uma circulação brutal com variações na convecção, durante a tarde cresceu bastante mas sem nunca impressionar e agora diminuiu um pouco. Os ventos (estimados) subiram para 85km/h e o NHC no último aviso já espera que se torne Furacão amanhã.
A JOSEPHINE mantém-se mais ou menos como ontem com convecção limitado próxima do centro mas exibindo uma circulação e bandas muitas vigorosas, algumas com razoável convecção no que constitui um sistema bastante curioso. Como aparentemente durante a noite não evoluiu muito em relação a ontem o NHC já não prevê que chegue a Furacão até ao final do período de previsão (5 dias) devido ao aumento previsto do windshear nos próximos dias.
Não houve muita evolução na Josephine, continuamos quase na mesma, um ciclone um pouco melhor organizado com uma circulação pujante que impressiona no satélite visível mas com a convecção a não ser assim tão profunda no satélite IR. Como o NHC refere, se ela quiser ser furacão terá que ser rapidamente pois nos próximos dias o windshear vai aumentar devido a uma ULL em formação.
A JOSEPHINE continua o seu deslocamento para Oeste, neste momento está um pouco mais forte. Aviso Nº9 emitido para a Tempestade Tropical JOSEPHINE NHC
A Jospehine ontem à noite tinha um aspecto definhado mas durante a noite gerou forte convecção embora muito afectada pelo shear. Nesta altura parece estar novamente numa fase pior. O NHC mantém Tempestade Tropical durante os próximos 5 dias na sua previsão.
Uma última imagem diurna da JOSEPHINE, que retrata bem o sempre fascinante duelo de vida ou morte entre o windshear e o ciclone. Neste momento o windshear mantém a convecção afastada do centro, vamos ver se será como na noite passada em que a JOSEPHINE depois consegui gerar imensa convecção novamente.
A JOSEPHINE continua a sua longa travessia do Atlântico. Por enquanto continua longe de terra, não estão previstas grandes intensificações. NHC
Ela luta, mas provavelmente durante o dia o windshear aumenta e removerá de novo a convecção das imediações do centro.
A tempestade tropical JOSEPHINE ontem ao final da tarde tinha este terrível aspecto dum mero vórtice despido de convecção: Esta manhã ainda gerou alguma convecção mas já não como nos dias anteriores em que recuperava bastante. Pelo que o NHC baixou a JOSEPHINE de categoria para Depressão tropical subsistindo algumas dúvidas de que sobreviva muito mais tempo, mas como às vezes estes LLC (circulação à superficie) são resistentes e depois regeneram com melhores condições, mantêm as previsões de que nos próximos dias ainda seja uma depressão tropical.
Bem, afinal enquanto escrevia o post anterior, o NHC publicou o aviso das 10 e considerou que a Josephine finou, o sistema já não pode ser considerado um ciclone tropical, é agora uma baixa tropical remanescente e nenhum modelo prevê a regeneração, foi assim emitido o último aviso oficial do sistema.