No Atlântico formou-se a Tempestade SubTropical LAURA. Os antecedentes da LAURA estão no tópico genérico Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008) Informação Para o seguimento da época de furacões no Atlântico consulte também o tópico «Links Úteis e Climatologia da Época de Furacões no Atlântico» com dezenas de link's para imagens de satélite, modelos, observações, radares e serviços nacionais de meteorologia. ------------- Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do NHC (National Hurricane Center) ou outras entidades com essa função.
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) A convecção profunda registada nas últimas horas nesta tempestade a Oeste do Grupo Ocidental dos Açores, levou o NHC a dar nome a esta tempestade. O windshare na zona está fraco a moderado, permitindo algum fortalecimento nas próximas horas. A se manter a tendência de convecção profunda ao redor do centro, Laura poderia fazer uma transição rápida ao fim do dia de hoje, e ser classificada como furacão. Daqui por 36 horas irá se mover para águas mais frias, resultando num enfraquecimento e transição gradual para extratropical. Potêncial máximo de intensificação em hpa Temperatura da água do mar (Posição actual marcado com I)
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) O centro da Tempestade Subtropical Laura encontra-se a cerca de 1400 km's a oeste-sudoeste das Flores e Corvo. A convecção vai tentando envolver o centro pelo que é provável que ao longo do dia de hoje consiga completar a transição para ciclone tropical. Dado a distância e o trajecto previsto não afectará os Açores mas talvez os remanescentes afectem a Irlanda e Reino Unido já como sistema extratropical. Quikscat das 08:50z
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) Corrijam-me se eu estou enganado...mas pelo que percebi isto são os vários modelos de previsão, neste caso para a Laura: Embora a maioria deles aponte para um deslocamento para Norte e mais tarde uma viragem a Este, um deles prevê uma viragem logo a Este, o LBAR se não estou em erro. Se analisam todos as mesmas variáveis porque é que uma vez por outra um modelo difere tanto dos restantes? E isto quer dizer que existe uma possibilidade mesmo que muito remota de a Laura se dirigir para os Açores? Ou nem vale a pena considerar isso? Faço esta pergunta sabendo do grau incerteza que acompanha sempre qualquer previsão...
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) Possibilidade há sempre a muitos dias. Os modelos são todos diferentes e é bom que assim o sejam. Os meteorologistas do NHC conhecem os prós e contras de cada um e ponderam isso tudo nas previsões que fazem. Por exemplo o modelo que referiste, o LBAR (Limited Area Sine Transform Barotropic) é sabido que tem pouca fiabilidade fora dos trópicos, ou seja, é precisamente o caso da Laura, pelo que o LBAR não é modelo fiável neste caso. O BAMD (que não está na tua imagem) também indica um trajecto para leste, mas o BAMD é uma variante do BAM (Beta and Advection Model ) para ciclones intensos ("D" de Deep), ou seja, se a Laura se intensificasse muito não iria tanto para norte, mas não é isso que está previsto nem seria provável que acontecesse nesta região.
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008 Tempestade Tropical LAURA Oeste dos AÇORES - PORTUGAL Modelos (Previsão do trajecto) O que vos parece isto?
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) Caso o seu trajecto seja de Nordeste deverá perder força á medida que apanhar as águas frias do Atlântico Norte mas eu desde que vi a trajectória do Vince já me acredito em tudo..até porque a temperatura da água do mar naquela zona entre os açores e a madeira até são bem quentinhas..mas vamos esperar pelos próximos dias.
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) boas. vivo na ilha terceira e por aqui ja tivemos algumas surpresas no passado, algo me diz que embora improvável, o laura poderá mesmo fazer-nos uma visita.
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) Eu acho pouco provável. O AA decidiu aparecer em cena e creio que o jet rapidamente absorverá a «Laura». Claro que os Açores são um Portugal à parte em termos climáticos mas não creio que haja um «Gordon» em perspectiva.
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) Não era minha intenção lançar o pânico nos Açores. Apenas quis saber qual a relevância de existir um modelo a destoar dos restantes e se deveria dar muita atenção a esse facto. O Vince como é habitual e de forma eficaz satisfez a minha curiosidade.
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) A LAURA está a adquirir cada vez mais caracteristicas tropicais, à medida que se desloca para Norte-Noroeste. Penso que a probabilidade dos Açores serem atingidos pela LAURA são cada vez mais reduzidas, mas devido à grande imprevisibilidade deste tipo de tempestades ,temos que acompanha-la com atenção. Fica aqui o aviso do NHC:
Re: Tempestade SubTropical LAURA (Atlântico 2008 #11) A Laura mantém-se como Tempestade Subtropical apesar de apresentar um warmcore. As razões estão explicadas na discussion, o sistema ainda tem traços demasiado presentes da depressão nos níveis altos que lhe deu origem em vez do típico outflow anticiclonico nos níveis altos que caracteriza qualquer ciclone genuinamente tropical. O sistema devido à água fria fará uma transição para extratropical daqui a 48 horas podendo depois eventualmente intensificar-se um pouco como extra-tropical. Quanto a trajectos, mantém-se tudo como até aqui.
Re: Tempestade Tropical LAURA (Atlântico 2008 #11) E a LAURA consegui a tropicalidade plena mas não será por muito tempo. Está agora a cerca de 1500 km's a Oeste das Flores e Corvo. Dentro de dois dias iniciará o processo de transição extra-tropical chegando à Irlanda e Reino Unido no próximo fim de semana onde poderia dar-se alguma intensificação como extra-tropical.
Re: Tempestade Tropical LAURA (Atlântico 2008 #11) A LAURA já está a atravessar águas mais frias, por isso enfraqueceu. Ao longo do dia de hoje deverá iniciar o processo de transição para extra-tropical...
Re: Tempestade Tropical LAURA (Atlântico 2008 #11) LAURA perdeu as suas caraterísticas tropicais ao entrar em águas mais frias, o NHC emitiu o seu ultimo aviso para esta tempestade: