A Tempestade Tropical Melissa tem ventos máximos sustentados de 80/81 km/h e as rajadas podem atingir os 104/105 km/h. Prevê-se que passe a cerca de 180 km da Ilha do Corvo, na noite de hoje.
Informação especial
Comunicado válido entre 2013-11-21 10:00:00 e 2013-11-21 21:00:00
Assunto: TEMPESTADE TROPICAL MELISSA
A tempestade tropical Melissa estava localizada às 09:00UTC de hoje, dia 21 de Novembro, a cerca de 1005 km a W dos Açores (39.1 N, 38.5 W) e com deslocamento rápido para ENE (52 km/h). Prevê-se que durante a noite de hoje, dia 21 de Novembro, o centro da tempestade atinja a sua posição mais próxima, ou seja, a cerca de 180 km a noroeste da ilha do Corvo, prevendo-se vento do quadrante oeste forte a muito forte (até 75 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h e ondas até 8m nas ilhas do Grupo Ocidental. No Grupo Central prevê-se vento com rajadas até 80 km/h e ondas da ordem dos 6 m na próxima madrugada. Recomenda-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA da Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
Meteorologista: Carlos Ramalho.
Existe a possibilidade de chegar ao continente, ou por estarmos sob a influência de ar frio é algo que não pode acontecer?
Não, não pode chegar aqui ... porque aqui quem manda é o Rei Anticiclone.
Mesmo que porventura sobre alguma coisa que chegue aqui já virá em forma antecipada, no máximo uns chuviscos.
Já agora acrescento que na proxima a região da Madeira finalmente poderá ter as suas primeiras chuvas, e mais uma vez o Rei ordena que não chegue nada ao continente !
Assim ainda a hipotese cada vez mais remota dessa cut-off se fortalecerá não sendo apanhada pela corrente leste do AA, e porventura aproximar-se do continente !
Neste momento a probabilidade disso acontecer é para aí de 1/20 !
Aproveito, então, para te fazer uma pergunta (permite-me tratar-te por Tu).
Quão "Rei” pode ser o anticiclone? Isto é, em que casos uma depressão pode não ser parada pelo AA? Quando é muito cavada?
Desde já obrigado.
Factos ciêntificos é mais com o Stormy, mas é assim mais importante do que se o Anticiclone tem no seu núcleo uma pressão de 1020 ou 1030, é o GeoPotencial a que este tem a si associado.
Se for baixo e a depressão for suficiente cavada facilmente empurra ou "destroi" esse anticiclone caso contrário.
Por exemplo tivemos esta semana um anticiclone por aqui, contudo o mesmo não tinha GeoPotencial muito elevado e por isso ainda conseguiu ou está a conseguir penetrar no anticiclone, mas tudo tem o seu custo ... perdeu todas as suas carateristicas e o fundamental cavamento e respetiva precipitação.
Na próxima semana por exemplo no GFS podes ver um Anticiclone com um GeoPotencial muito elevado (cores escuras) e normalmente esses anticiclones costumam curar muito tempo e somente uma superdepressão conseguirá movê-lo dali, infelizmente para nós, pois se não perder GeoPotencial a cut-off da próxima semana, não subirá da Madeira para norte e será empurrada para oeste na circulação do AA !
Informação especial
Comunicado válido entre 2013-11-21 21:00:00 e 2013-11-22 12:00:00
Assunto: TEMPESTADE TROPICAL MELISSA
A tempestade tropical Melissa estava localizada às 21:00UTC de hoje, dia 21 de Novembro, a cerca de 150 km a NW da ilha do Corvo (40.9 N, 32.1 W) e com deslocamento para ENE (45 km/h). Prevê-se que durante as próximas horas de hoje, dia 21 de Novembro, o vento sopre do quadrante oeste forte a muito forte (até 75 km/h) com rajadas da ordem dos 100 km/h e ondas até 8m nas ilhas do Grupo Ocidental. No Grupo Central prevê-se vento com rajadas até 85 km/h e ondas da ordem dos 6 m durante a próxima madrugada. Recomenda-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA da Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
Meteorologista: Elsa Vieira.
Então espero que o ar deste AA seja rapidamente reintegrado no sistema tropical porque se for por arrefecimento pode demorar mais tempo não Stormy?
E outra questão é que o bloqueio não é bom nem mau...geralmente até dá em situações interessantes e fora do comum, como estes dias bem frios que temos tido ou mesmo a TS Melissa, que se gerou porque uma grande cut-off se instalou a latitudes muito baixas incentivando a convecção que levou á génese da tempestade.