Tempestade Tropical THETA (Atlântico 2020 #AL29)

Circulação central de Theta livre de convecção profunda. Esta manhã existia apenas em bandas longe do centro, mas parece estar a recuperar: o aspecto é mais sub-tropical do que tropical.
6lBqntz.jpg


http://i.imgur.com/hBM6UVK.gifv

vQzUTLe.png


6ohcwZS.png


Domingo, Theta, já em transição para Depressão Tropical, fará uma curva apertada para NNE. Da altura exacta em que isso acontecer depende o maior ou menor impacto na Madeira, mas será sempre periférico.
A circulação central de ventos mais intensos não atingirá as ilhas. Poderá sim haver chuva intensa trazida pelas bandas convectivas afastadas do centro.
shU1IsJ.jpg


i9Vdkcd.jpg
 
Convecção próxima do centro volta a formar-se, apesar de as temperaturas dos topos das nuvens terem subido um pouco.
A trajectória acentua cada vez mais a brusca mudança de direcção aquando da transição para Depressão Tropical. A influência na Madeira está também cada vez mais dependente da proximidade dessa viragem de 90º.
As probabilidades subiram ligeiramente, entre 10% a 20%, de as ilhas receberem ventos de intensidade de tempestade tropical, não antes da madrugada de sábado. Mas a trajectória prevista leva o centro a passar a mais de 250 Km a WNW da Ponta do Pargo.
Bf8Xe24.jpg


XuPCJdg.jpg


n5Hi7MY.jpg


Este é o aspecto de Theta, há 40 minutos atrás. É de realçar a dimensão relativamente grande da circulação geral: o arquipélago dos Açores aparece junto à margem superior da imagem.
CemqaaQ.jpg


E há 20 minutos:
nf2gvoy.jpg
 
É notável a 'ginástica' que se prevê Theta vir a fazer na sua trajectória, como se 'quisesse' evitar a Madeira.
E não é que vai conseguir!? :intrigante:

KGHEObh.jpg


Ij7RXRi.jpg


Convecção esporádica vai aparecendo em torno do centro, com a maior parte da circulação baixa e média exposta:
hXstNsU.jpg


http://i.imgur.com/HAOjoP3.gifv

O 3º comunicado emitido pelo IPMA acerca de Theta resume a análise e previsão das 15h, até Sábado:
hgr7XOC.jpg
 
Última edição:
Na regata, eles estão a fazer o mesmo que nós.

2020-11-13_06-51-38.jpg


Está a acelerar à cabeça da corrida. Em direcção ao vento, sob o gennaker no sul dos Açores, a primeira parte da frota - os primeiros dez - aproxima-se de Theta e já está a sentir as brisas quentes desta grande depressão tropical. "Estou a fazer picos a 25 nós" confidenciou Nicolas Troussel ao telefone esta manhã.
Não vou demorar muito a cortar".
Reduzir a área da vela - baixando o gennaker, colocando uma vela de proa mais pequena, tomando um segundo recife - está no programa nas próximas horas, à medida que os barcos ganham terreno para o sul,
o vento vai-se reforçando. Vamos ter também, provavelmente, de mudar para o Ocidente e evitar condições demasiado fortes.
Foi isso que Charlie Dalin (Apivia) já fez esta manhã cedo, e foi também isso que Nicolas Troussel e Benjamin Dutreux (OMIA-Família da Água) anunciaram na sessão de rádio de 5 horas. Em 25 a 30 nós de vento, a manobra continua a ser perigosa.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator


2020-11-13_06-57-08.jpg


Video: https://dai.ly/x7xgarq
 
Informação especial
Comunicado válido entre 2020-11-13 17:01:00 e 2020-11-14 17:01:00
Assunto: TEMPESTADE SUBTROPICAL THETA ? MADEIRA COMUNICADO Nº04
Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2020-11-13 (17:00) e 2020-11-15 (23:59)

TEMPESTADE SUBTROPICAL THETA ? Arquipélago da MADEIRA
COMUNICADO Nº04/2020



O IPMA informa que às 15:00 UTC do dia 13 de novembro, o centro da tempestade tropical Theta, localizava-se em 31.7°N e 23.8°W, com um valor mínimo de pressão no seu centro de 993 hPa, situando-se cerca de 760 km a Su-Sudeste (SSE) do arquipélago dos Açores e em deslocamento para Este (E), com uma velocidade aproximada de 19 km/h (10 kt). O vento estimado era de 93 km/h (50 kt) com rajadas até 111 km/h (60 kt).

A tempestade tropical Theta, que deverá passar a tempestade pós-tropical no dia 16, irá influenciar o estado do tempo no arquipélago da Madeira entre sábado (dia 14) e segunda-feira (dia 16).

Segundo a previsão do NHC, foi atribuída uma probabilidade de 10 a 30% do arquipélago da Madeira ser atingido com vento de intensidade de tempestade tropical, ou seja, vento superior a 63 km/h e inferior a 118 km/h.

Assim, prevê-se para o arquipélago da Madeira precipitação intensa, por vezes acompanhada de trovoada, entre sábado e segunda-feira. O vento irá soprar do quadrante sul por vezes forte (até 55 km/h), com rajadas até 80 km/h, que poderão alcançar 100 km/h nas zonas montanhosas, em especial na segunda-feira. Relativamente ao estado do mar, prevê-se também um aumento da agitação marítima com ondas de sul que podem atingir os 4 m de altura significativa.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos nas próximas 48h.

Este comunicado será atualizado às 17:00 locais do dia 14 de novembro.
Data de emissão do comunicado: 13-11-2020 (17:00 hora local da Madeira, 17UTC).

Recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando:

Para mais detalhes sobre a previsão descritiva:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

Outras fontes:
https://www.nhc.noaa.gov/?atlc
https://www.ecmwf.int/
Data de edição: 2020-11-13 17:01:44
 
Apesar da previsão de enfraquecimento relativamente rápido dos ventos máximos de Theta, a proximidade à Madeira já evidenciada nas imagens de satélite e a trajectória a passar acerca de 150 Km a WNW aliada ao presente diâmetro considerável da área de ventos de intensidade de tempestade tropical (> 63 Km/h), devia produzir desde já avisos do IPMA. Note-se que a probabilidade tem vindo a subir desde ontem estando nesta previsão das 15h do NHC entre 20 e 30 %, para a ilha da Madeira e a chegada destes ventos durante a próxima madrugada/manhã de sábado (mas não antes das 6h aproximadamente):

vyS1IPr.jpg


U7xuFzT.png


IzyFlAL.jpg


LY8HkJs.jpg


A animação das imagens de satélite mostra a intensificação da convecção profunda numa área significativa em todo o quadrante nordeste:

http://i.imgur.com/Ff0D6az.gifv
 
Última edição: