Tempo frio em Portugal continental

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Tempo frio em Portugal continental
2009-12-15 (IM)

O estado do tempo em Portugal continental tem sido influenciado nos ultimos dois dias por uma massa de ar frio transportado na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, o que originou tempo frio.

Foram registadas na rede de estações do IM (das 18:00 UTC do dia 13 às 09:00 UTC do dia 14) temperaturas mínimas de -4,7ºC em Bragança, -2,6ºC em Vila Real, -5,8ºC em Penhas Douradas, -0,4ºC em Braga, -4,7ºC em Carrazeda de Ansiães e -3,4ºC na Guarda.


Na última noite (das 18:00 UTC de dia 14 às 09:00 UTC de dia 15) foram registadas nas Capitais de Distrito as seguintes temperaturas mínimas: Viana do Castelo com -0,8ºC, Bragança com -6,4ºC, Vila Real com -2,8ºC, Braga com -3,1ºC, Porto com 0,3ºC, Guarda com -3,6ºC, Leiria com -2,9ºC, Viseu com -1,2ºC, Aveiro com 0,4ºC, Coimbra com 0,0ºC, Castelo Branco com 0,8ºC, Portalegre com 1,0ºC, Santarém com 1,9ºC, Lisboa com 3,1ºC, Setúbal com -2,2ºC, Évora com -1,1ºC, Beja com -0,6ºC e Faro com 1,5ºC. Para além destes registos, foram igualmente observadas temperaturas mínimas de -5,8ºC em Penhas Douradas, -4,7ºc em Montalegre, -5,3ºc em Chaves, -6,4ºC em Miranda do Douro, -4,8ºC em Arouca, -3,1ºC na Lousã, -5,8ºC em Tomar, -4,3ºC em Alcobaça, -5,4ºC em Alvega, -4,6ºC em Aljezur, -3,4ºC em Portimão, -5,6ºC em Portel e -4,2ºC em Amareleja.

:cold:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estou especialmente orgulhoso do Alentejo, pois apenas o interior tem a possibilidade de chegar a valores destes.

Foi, até, um evento bastante surpreendente na região em causa, pois não esperava valores tão baixos para já, apesar de não serem totalmente surpreendentes tendo em conta o mês presente.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
-4,6ºC em Aljezur, -3,4ºC em Portimão

:surprise:

Bem... isso lá pelo algarve este bravo!!! Aquela gente não estranhou??

ambas as estaçoes ( aljezur e portimao) estao numa cova a uma distancia demasiado longe das cidades sendo pouco representativas das cidades....acontecem muitos casos destes na rede do IM:(
estas estaçoes medem especialmente os valores minimos exageradamente devido á localizaçao isolada e num vale apertado:thumbsup:
interessante foram os valores minimos em sines....que rondaram os 3º e as maximas de 9 ou 10º:shocking::cold:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em relação aos valores de Portimão, já houve gente que disse achar que havia aí algo de errado. Isto é um assunto que já não é de agora.
Eu contudo, como não tenho conhecimentos práticos sobre o local da estação, acredito nos valores do IM. Penso que representam um local peculiar. Isso tem o seu interesse próprio, para quem gosta de microclimas, sobretudo.
Em relação a Aljezur, já há algum tempo, que tenho reparado nas mínimas tão baixas que atinge, penso que se deverá a alguma particularidade geográfica da zona, tal como no caso de Portimão.
Por outro lado, Zebreira e Castelo Branco, normalmente até têm mínimas relativamente elevadas tendo em conta as zonas em redor, assim como acredito, que em localidades próximas que são bem mais quentes, são reunidas ainda mais condições para mínimas nocturnas mais altas.
Ponta do Sol, tem também mínimas altas, penso que deve se situar numa zona com reflexão térmica nocturna vinda das encostas que lhe ficam próximas ( além de estar abrigada,perto do mar, virada para Sul, na Madeira...).Tal como no caso anterior, existem locais próximos ainda mais quentes.
Avis, tem a particularidade dos níveis de humidade por vezes se apresentarem bastante baixos e Alvega tem acentuadas inversões térmicas, durante uma boa parte do ano que parecem, por vezes, um engano no registo, mas não é.:)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Quanto à estação de Aljezur, duvido que esteja fora da vila. Digo isto, porque a própria vila está num micro-clima, já comprovado pelo termómetro do meu carro. Quando vou passar lá o Natal no Inverno, verifica-se sempre a mesma tendência se vier, por exemplo, de Lagos: Temperatura sempre a baixar até Aljezur, onde se atinge um minímo, e assim que se começa a subir para a planície que vai dar ao Rogil, a temperatura começa a subir também. Já lá apanhei um episódeo de frio, em que saí com 1ºC de Lagos (a 30 km), cheguei a ter -5ºC no centro da vila de Aljezur, e cheguei a casa com -2ºC a apenas 5 minutos de Aljezur, mas em cima da planície.

Creio que se deve ao facto de a vila ficar numa espécie de buraco entre montes e vales, assim que se sai dele, a temperatura muda logo imenso. Durante o dia é sempre mais quente (principalmente no Verão) que as zonas circundantes. À noite arrefece sempre mais. Deve "acumular" o ar frio e o ar quente muito facilmente, talvez. Não sou um entendido para explicar científicamente. Mas a estação está mesmo dentro da vila!

Além disso, consigo comprovar que esteve mesmo lá muito frio. A minha avó telefonou para uma amiga de lá, que referiu ter congelado autenticamente um balde com água que tinha deixado do dia anterior para dar ás galinhas de manhã, além da imensa geada.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Em relação aos valores de Portimão, já houve gente que disse achar que havia aí algo de errado. Isto é um assunto que já não é de agora.
Eu contudo, como não tenho conhecimentos práticos sobre o local da estação, acredito nos valores do IM. Penso que representam um local peculiar. Isso tem o seu interesse próprio, para quem gosta de microclimas, sobretudo.

"algo de errado", agora nem tanto, mas até há pouco tempo atrás, questionava-me sobre o porquê de serem declarados determinados valores da temperatura em certos locais, talvez com a ideia de que tais medições deviam representar as condições no centro das localidades e tal não acontecia.

O caso de Portimão não deixa de ser caricato, no mínimo poderá induzir a erro por parte de quem por motivos diversos procura os registos das medições.

A questão dos microclimas desde há muito que me desperta a atenção, mas será que sucede o mesmo com a população em geral?
Não é uma crítica à forma de gestão do organismo oficial, aliás, se o objectivo é também a obtenção de valores das condições em locais próximos das localidades como extremos e daí a eventual necessidade do seu registo para fins específicos, quem sou eu para o questionar!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
A de Aljezur acho que representa mesmo a Vila, a zona está como foi dito num "buraco" completamente isolada do mar e numa zona abrigada!
Mesmo no Verão, no parque de campismo, já apanhei lá noites muito frias!
É mesmo assim o local! :)

A de Portimão sim, está um pouco deslocada e claro tem valores de mínima uns graus abaixo da cidade de Portimão.. Isso sim. Mas olhem que apesar da estação ser mais fria que a cidade, a própria cidade está ali naquela depressão à volta do rio, e também tem mínimas mais baixas que a maior parte do litoral envolvente.. Já lá passei um fim de ano, curiosamente a casa onde fiquei era a 300m do aeródromo!:lmao:
E se sim, estava ainda mais frio (negativos) nesse sítio, o local onde estive na cidade nessa noite (na marina, portanto mesmo junto ao mar) estava também de certezinha a tocar nos 0º. A própria área de Portimão está numa zona propícia a noites frias e calmas de vento. Aliás já vi mapas de potencial eólico e essa região é das de menos potencial. Tem uma relação.. ;)
Mas sim, neste caso, embora a cidade seja mais propícia a noites muito frias quando comparado com o resto da região envolvente, a EMA utilizada ainda exagera nisso claro..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
aljezur partilha com os vales mais "cavados" e virados a oeste/noroeste/sudoeste do litoral alentejano um clima interessante.
pelo facto de estar perto do mar, ocorrem menos horas anuais de calmarias que no vales do interior.
por isso costuma ter, apesar de tudo, dias com maximas e minimas muito altas em qualquer estaçao do ano, mas em noites de calmaria as temperaturas podem descer muito ( ate -5º ) embora nao afectando as maximas que sao sempre amenas:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
"algo de errado", agora nem tanto, mas até há pouco tempo atrás, questionava-me sobre o porquê de serem declarados determinados valores da temperatura em certos locais, talvez com a ideia de que tais medições deviam representar as condições no centro das localidades e tal não acontecia.

O caso de Portimão não deixa de ser caricato, no mínimo poderá induzir a erro por parte de quem por motivos diversos procura os registos das medições.

A questão dos microclimas desde há muito que me desperta a atenção, mas será que sucede o mesmo com a população em geral?
Não é uma crítica à forma de gestão do organismo oficial, aliás, se o objectivo é também a obtenção de valores das condições em locais próximos das localidades como extremos e daí a eventual necessidade do seu registo para fins específicos, quem sou eu para o questionar!

O caso de Portimão tem que se lhe diga, também achava as suas mínimas bastante baixas, mas após «compreender» a região entendi o fenómeno.
Em relação aos microclimas, penso que o seu estudo é interessante e de facto tem sido negligenciado, mas compreendo a gestão que o IM tem feito.
Acredito até que o próprio IM está a mudar a sua maneira de pensar em relação aos microclimas e que futuramente mais estações aparecerão.
Já em relação aos climatologistas, algum trabalho tem sido desenvolvido em torno da questão microclimatológica, embora muito dos seus registos por vezes são esquecidos ( não por quem se interessa em saber a verdade, como nós, mas por quem acredita no que mais lhe convém) como é o caso do estudo feito na região do Côa, por exemplo.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
aljezur partilha com os vales mais "cavados" e virados a oeste/noroeste/sudoeste do litoral alentejano um clima interessante.
pelo facto de estar perto do mar, ocorrem menos horas anuais de calmarias que no vales do interior.
por isso costuma ter, apesar de tudo, dias com maximas e minimas muito altas em qualquer estaçao do ano, mas em noites de calmaria as temperaturas podem descer muito ( ate -5º ) embora nao afectando as maximas que sao sempre amenas:thumbsup:

Penso que Aljezur, se por um lado tem noites frias, pelo outro não costuma ter dias muito quentes no Verão, salvo raras excepções de Este muito marcado.

Por lá, pelo que tenho visto, curiosamente está como que isolado do mar em termos de arrefecimento nocturno, mas não o suficientemente isolado da brisa de toda a Costa Vicentina em dias de sol de Verão, acabando em média por ter máximas relativamente baixas..
;)
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Em relação aos microclimas, penso que o seu estudo é interessante e de facto tem sido negligenciado, mas compreendo a gestão que o IM tem feito.

O IM está um pouco limitado em termos de colocação das estações. Normalmente a estações estão colocadas em escolas, aerodromos ou outro tipo de instituições onde possa haver alguma segurança para evitar a vandalização do material.
Se não houver uma entidade em que o IM possa confiar a segurança da estação, mesmo que seja um microclima interessante, penso que será opcao do IM escolher outro local