Como ninguém abriu um tópico sobre o temporal em Celorico de Basto eu decidi em abrir, porque temos material para discutir.
As pessoas querem lá saber dos avisos que o IM lança, dos alertas que a protecção civil lança. Só quando existem tragédias é que acordam mesmo assim nunca aprendem e nunca vão aprender nem hoje, nem amanhã nem nunca. Isso é um facto e nós bem sabemos como isto funciona, basta só nós falarmos com os nossos amigos se nós dizemos que vem mau tempo, eles riem-se na nossa cara.
Depois de casa arrombada trancas à porta.
Temporal causa um morto e quatro feridos em Celorico de Basto
Uma tempestade que se abateu na tarde deste domingo sobre a freguesia de Fervença, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, causou um morto e quatro feridos.
O vento forte, a chuva e o granizo que caíram por volta das 19h15 atingiram as pessoas que participavam numa procissão em honra da santa padroeira local, danificaram os arcos de iluminação instalados nas ruas e fizeram desabar um palco.
Em declarações à RTP, o presidente da Junta de Freguesia de Fervença, Hernâni Bastos, disse que as pessoas ficaram “em pânico”. A vítima mortal, uma mulher com cerca de 50 anos, foi atingida por uma estrutura metálica do palco, que se soltou com o vento forte, e teve morte imediata.
Segundo o autarca, outras quatro pessoas que se tentaram abrigar junto ao palco ficaram feridas sem gravidade, tendo sido levadas para os hospitais de Celorico de Basto e de Guimarães.
"Estávamos a terminar de recolher a procissão e de repente levantou-se uma tempestade jamais vista neste local, com pedras de granizo enormes e um vento fortíssimo", disse o presidente da junta.
O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, disse à Lusa que "foi tudo muito repentino". Entretanto o vento acalmou e o granizo parou mas na região de Celorico e de Modim continua a chover e a fazer trovoada, disse Mota e Silva, que é também o presidente da protecção civil local.
De acordo com o autarca, não foram, por enquanto, registados outros danos materiais ou interrupções de estradas.
A Autoridade Nacional da Protecção Civil registou a ocorrência na sua página da Internet, informando que estiveram no local dez bombeiros com quatro viaturas.
Fonte: Publico
Meteorologista lamenta que avisos de mau tempo sejam ignorados
A meteorologista Idália Mendonça considerou hoje que as pessoas continuam a ignorar os avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia (IM) e por conseguinte acontecem acidentes como o registado neste domingo em Celorico de Basto que causou um morto.
“As pessoas continuam a não dar ouvidos aos avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Protecção Civil e, infelizmente, depois acontecem acidentes como o de domingo”, disse à Lusa a meteorologista.
Idália Mendonça afirmou que, na sexta-feira, o IM previu uma alteração do estado do tempo para o fim-de-semana, com aguaceiros por vezes fortes e queda de granizo no Centro e no Sul de Portugal continental.
O IM previu também vento moderado em alguns locais e descida da temperatura, bem como condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
De acordo com a meteorologista, este estado de tempo foi uma “situação de instabilidade que não é de excepção” para esta época do ano.
Forte temporal em Fervença
No domingo, pelas 19h00, uma mulher morreu e outras seis pessoas ficaram feridas na freguesia de Fervença, em Celorico de Basto, quando foram atingida por uma estrutura metálica de um palco que se soltou na sequência de um forte temporal que atingiu a zona.
De acordo com Idália Mendonça, a situação de instabilidade deverá manter-se hoje, mas nas regiões do interior Norte e Centro, prevendo-se céu pouco nublado no Sul.
De acordo com o IM, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco mantêm-se hoje com aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e trovoadas. Este aviso, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, deverá manter-se até às 16h00 de hoje.
Viana do Castelo é hoje a cidade com a temperatura máxima mais baixa (21 graus), enquanto Bragança será a mais quente (30 graus). Ainda de acordo com a previsão do IM, Lisboa terá 25 graus de máxima, o Porto 22 e Faro 26.
Fonte: Publico
Celorico de Basto: Previsões «nem sempre acertam» - autarca
O presidente da Câmara de Celorico da Beira afirmou hoje que «as previsões meteorológicas não passam de previsões, nem sempre acertam», para sublinhar que a tempestade que no domingo se abateu sobre o concelho era «completamente imprevisível».
«Na meteorologia, como em tudo na vida, previsões são previsões, nem sempre se acerta. Às vezes fazem-se alertas do tempo que vai ser de uma determinada maneira e sai um tempo completamente contrário», disse, à Lusa, Joaquim Mota e Silva.
O autarca reagia assim às declarações da meteorologista Idália Mendonça, que hoje, à Lusa, considerou que as pessoas continuam a ignorar os avisos de mau tempo do Instituto de Meteorologia e por conseguinte acontecem acidentes como o registado no domingo em Celorico de Basto, que causou um morto.
Fonte: Diário Digital / Lusa
As pessoas querem lá saber dos avisos que o IM lança, dos alertas que a protecção civil lança. Só quando existem tragédias é que acordam mesmo assim nunca aprendem e nunca vão aprender nem hoje, nem amanhã nem nunca. Isso é um facto e nós bem sabemos como isto funciona, basta só nós falarmos com os nossos amigos se nós dizemos que vem mau tempo, eles riem-se na nossa cara.
Depois de casa arrombada trancas à porta.