Termómetros de rua existem para quê?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boa tarde

Tendo já visto vários termómetros de rua em Lisboa e não só ao longo destes anos, a minha opinião pessoal é que não entendo o porquê de gastar tanto dinheiro com a instalação e manutenção de tais instrumentos, que têm níveis de fiabilidade baixíssimos e são colocados em locais altamente desaconselhados.
Existem tantas coisas interessantes e úteis em que se pode gastar dinheiro e meios, daí que não entendo o insistente interesse nestas coisas.:D
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde

Tendo já visto vários termómetros de rua em Lisboa e não só ao longo destes anos, a minha opinião pessoal é que não entendo o porquê de gastar tanto dinheiro com a instalação e manutenção de tais instrumentos, que têm níveis de fiabilidade baixíssimos e são colocados em locais altamente desaconselhados.
Existem tantas coisas interessantes e úteis em que se pode gastar dinheiro e meios, daí que não entendo o insistente interesse nestas coisas.:D

Claro que a maior parte são pouco fiáveis...
Mas qual a percentagem da população que realmente anda a ver temperaturas na net, em sites de Meteorologia, etc, como nós aqui? Vêm o boletim na Tv, e já muito! Sejamos realistas!
Claro que é natural que haja esse tipo de termómetros na rua para as pessoas no seu dia a dia verem, e afinal, mesmo sem se perceber nada, a Meteorologia é das conversas mais comuns entre as pessoas..
:p

Quando muito posso concordar, que há o ridículo de em algumas praças haverem 2 ou 3 desses quase colados, mas também se não são muito fiáveis não devem ter manutenção, não andam a gastar $ com eles, mas sim a receber da publicidade que lá está..
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Claro que a maior parte são pouco fiáveis...
Mas qual a percentagem da população que realmente anda a ver temperaturas na net, em sites de Meteorologia, etc, como nós aqui? Vêm o boletim na Tv, e já muito! Sejamos realistas!
Claro que é natural que haja esse tipo de termómetros na rua para as pessoas no seu dia a dia verem, e afinal, mesmo sem se perceber nada, a Meteorologia é das conversas mais comuns entre as pessoas..
:p..


Sim, claro. Mas acho a desinformação assim dada gratuitamente aos magotes um pouco deturpante da realidade meteorológica. Eu pessoalmente até gosto de meteorologia, mas não gosto de erros deste calibre.
Se as Câmaras não as podem dar de forma aceitável porque continuam a fazê-lo?
Por exemplo, em Belém há um que dá valores ridículos, tipo quando lá passo vejo 32ºc em dias pouco quentes e outro que dá 27ºc em dias muito quentes.
Isto junto ao CCB...
Porque não dar a programação do próprio CCB ou de roteiros turísticos aconselhados, com informações sobre meio de transportes, preços, restaurantes,etc...?


Quando muito posso concordar, que há o ridículo de em algumas praças haverem 2 ou 3 desses quase colados, mas também se não são muito fiáveis não devem ter manutenção, não andam a gastar $ com eles, mas sim a receber da publicidade que lá está..

Os que tenho visto, avariam e nem são poucas as vezes. O que está virado para o Planetarium está sempre a avariar.
Ah e não vejo publicidade neles... Pelo menos nos que tenho visto.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Desde há muito tinha pelo menos a noção de que estes termómetros digam-se urbanos nos davam uma "pequena" ideia da temperatura do local, claro, relativizava muito esses valores visto que a quase sempre forte exposição ao sol ou a sua localização se encontrar em pontos quentes da urbe aquecia a própria estrutura e claro não se poderiam observar grandes resultados, mas com disse, pelo menos ficava-se com uma ideia das condições locais, claro que aqui não me refiro às incongruências ou melhor temperaturas disparatadas..., elas realmente disparam frequentemente, mas o termo vale por si só! :p
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Por cá, existem alguns registos de temperatura nos reclamos luminosos de algumas farmácias. É claro que os ditos termômetros não têm precisão alguma, todo o dia ao Sol.. Mas lá vão convencendo os transeuntes que confiam em tudo, enfim, o cidadão comum jura a pés juntos que hoje estão mesmo X graus porque ontem deram essa temperatura para hoje (seja a que hora for), enfim, qualquer coisa serve para o cidadão comum.. :)

Estes reclamos publicitários até poderiam ir um pouco mais à frente na tecnologia: imaginem que assim como as tv têm teletexto, também poderia cada localidade emitir via rádio numa dada frequência FM dados informativos que seriam descodificados por reclamos receptores da estação local. Na emissão da estação seria divulgada alternadamente informação sobre: estado do tempo, temperatura, farmácias de serviço, cinema, publicidade, tópicos informativos regionais.. Dessa forma mostrariam a temperatura da cidade em tempo real, embora deixasse de ser a temperatura local.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Os das farmácias são dos menos fiáveis.

7497055780e94fd78d5b.jpg


img0058sc.jpg


:D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por cá, existem alguns registos de temperatura nos reclamos luminosos de algumas farmácias. É claro que os ditos termômetros não têm precisão alguma, todo o dia ao Sol.. Mas lá vão convencendo os transeuntes que confiam em tudo, enfim, o cidadão comum jura a pés juntos que hoje estão mesmo X graus porque ontem deram essa temperatura para hoje (seja a que hora for), enfim, qualquer coisa serve para o cidadão comum.. :)

Estes reclamos publicitários até poderiam ir um pouco mais à frente na tecnologia: imaginem que assim como as tv têm teletexto, também poderia cada localidade emitir via rádio numa dada frequência FM dados informativos que seriam descodificados por reclamos receptores da estação local. Na emissão da estação seria divulgada alternadamente informação sobre: estado do tempo, temperatura, farmácias de serviço, cinema, publicidade, tópicos informativos regionais.. Dessa forma mostrariam a temperatura da cidade em tempo real, embora deixasse de ser a temperatura local.

Concordo perfeitamente. :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Aqui, em Olhão existe um termómetro de farmácia, aquilo anda sempre certinho e apanha sol o dia todo.:D Passo por lá, às vezes e comparo com o termómetro do carro e aquilo bate igual.:D
Quando está vento de norte não reflecte bem a temperatura mas é devido à sua posição.:)

Em Faro, existiam vários termómetros de rua, mas foram retirados, só está um para amostra junto ao Hotel Eva, mas não funciona.:disgust: Mas que são úteis, isso são.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Credo, FIL!! :surprise:

Se calhar estão a mostrar em graus Fahrenheit!! :lmao:

A fiabilidade destes instrumentos é na maioria dos casos, bem duvidosa.
Com uma ou outra excepção, em que até podem transparecer algo perto da realidade, a nota geral a nível de eficácia, para estes casos, é muito baixa.;)
A meu ver existem programações com níveis de utilidade, interesse e fiabilidade muito maiores, tal como algumas que já foram mencionadas acima.:)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Na minha opinião estes termómetros de rua só têm razão de existir se as temperaturas apresentadas estiverem próximas da realidade, se são caros de manter e estão na maioria errados mais vale serem retirados...

Belo contraste Fil:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ano passado a 23 de Julho durante a onda de calor do sudeste de Espanha.

xxxn.jpg



Estava um calor terrível e infernal, mas obviamente não eram 54ºC, estavam uns 44/45ºC.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estes termómetros acabam na maioria das vezes por tirar crédito das previsões oficiais do IM.
Não é incomum estarem previstos 30ºC para Lisboa, e as pessoas, dentro dos autocarros, que são autenticas estufas, dentro dos carros parados no transito, ou a correr apressadas pelas ruas, passarem por um desses termómetros, verem que eles indicam 40ºC ou mais graus, e tomarem isso como uma verdade absoluta, dizendo que os meteorologistas não percebem nada de previsões.

Há muitos termómetros que sem dúvida estão mal localizados ou mal instalados.
No entanto há outros (minoria) que até acabam por funcionar como autênticas RUEMAs. Estou-me a lembrar por exemplo de um desses termómetros ao cimo da Calçada de Carriche (entre Odivelas e Lisboa), cujas temperaturas acompanho desde há muito e nunca são valores disparatados. Apesar do alcatrão que o circunda e do tráfego sempre constante, o facto de estar numa zona alta e exposta ao vento, ajuda ao arrefecimento.

E digo isto, porque são coisas que nós vemos, mas o resto da população não vê. Talvez mais do que se substituir ou acabar com esses termómetros, dever-se-ia apostar na educação, explicando o porquê das temperaturas que eles apresentam. Claro que não me refiro aos que estão avariados! :p
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O ano passado a 23 de Julho durante a onda de calor do sudeste de Espanha.

xxxn.jpg



Estava um calor terrível e infernal, mas obviamente não eram 54ºC, estavam uns 44/45ºC.

Uma coisa é medir a temperatura do ar, à sombra, a 1.5m de altura rodeado de 10m de solo relvado à volta, outra coisa é medir uma temperatura nas condições específicas do local. Provavelmente o termômetro que mede 54C está mesmo correcto, embora a temperatura do ar fosse de 44/45C! Como seria de esperar a temperatura medida por um sensor instalado num suporte em aço ao Sol todo o dia, numa rua?? Obviamente não está bem isolado térmicamente sujeito à radiação directa, pelo que até pode estar mesmo a medir correctamente! Já com os termômetros dos automóveis é o mesmo, lembro-me de entrar no meu carro de serviço às 10h da manhã ao Sol e este indicava 47C, que para mim são fiaveis pois estava mesmo muito quente o carro e o sensor até era fiavel em relação a registos oficiais, mas também sei que a temperatura do ar aproximada e fiavel só era conseguida passados quase 10min em circulação, e quando estabilizava! Os sensores dos automóveis como quaisquer outros sensores medem uma grandeza (neste caso, temperatura) instantânea, e é o processador da placa integrada que através dum algoritmo programavel ou não, calcula uma média dos registos do sensor dos últimos 5, 10, 20,n, segundos de forma a obter um registo estável e minimamente fiavel, caso contrário estaria sempre a variar a temperatura (exemplo 0.5C/segundo). De uma forma geral os sensores medem bem, com um erro de 0.1 a 0.5C, a culpa é mesmo da sua parâmetrizacão ou da exposição ao sol, ou dos materiais onde está instalado, da altura a que está montado, ou do próprio local. O alcatrão da estrada começa a ficar viscoso a 80C-90C num dia soleado, sem vento com temperatura do ar a rondar os 40C, penso que ninguém tem dúvida de que embora o ar esteja a rondar os 40C, o alcatrão esteja mesmo a 80/90C! A culpa dos desvios nos termômetros nem sempre tem a ver com a fiabilidade destes!
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Eu acho muito interessante a existência deste termómetros de rua, pois assumem uma grande importância na satisfação da curiosidade de muita gente, mesmo daqueles que não vêm a meteorologia como nós. É frequente ouvir as pessoas comentar a temperatura que viram nestes termómetros, principalmente em dias de extremos.

Mas todos nos sabemos que a instalação de tais instrumentos não obedece aparentemente a qualquer critério de rigor, e questiona-mo-nos se na realidade aquela temperatura apresentada será a correcta, o mesmo não acontece com a maioria da população que considera os valores apresentados como fiáveis.

Se estes instrumentos assumem assim tal importância, deveria haver mais rigor na instalação. É verdade que por vezes os locais onde estão colocados não são os ideais, mas também alguns de nós vivemos em locais que não permitem uma colocação ideal dos sensores, mas tentamos fazer sempre os possíveis para tentar minimizar influências que possam adulterar os valores, e o mesmo deveria ser feito com estes termómetros de rua, bem com o arranjo ou substituição dos que há por ai a apresentar valores desproporcionais por avaria.

Em resumo, sou a favor da existência destes, mas com uma instalação e manutenção que permita obter valores o mais próximo possível da realidade.