Termómetros de rua existem para quê?

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Só para dar a informação que o meu termómetro de mercúrio marca 53ºC ao sol.

Hei, vamos lá ver se agora os media vão dar a notícia que hoje estiveram 53ºC em Viseu...

Olá Pedro: Se o seu (raro por perigosidade do sensor) termómetro de mercúrio marca 53ºC estando exposto à radiação solar, quanto marcará um de álcool, ou outro bimetálico ou ainda outro qualquer nessas mesmas condições (local, momento, exposição e duração)? Cada um apresentará o seu valor!
Cada um desses valores corresponde à temperatura de cada um dos sensores induzida pelo aquecimento directo da radiação solar. Deve ser assim um conjunto de valores sem significado meteorológico, talvez apenas físico.
Em Meteorologia e porque a aeronáutica depende muito da densidade do ar (que é função da temperatura... do ar) nos aeródromos ao aterrar ou ao descolar, uma das preocupações é a de determinar a temperatura do ar junto ao solo. Do ar, ou seja, o sensor tem de estar encostado ao ar para que se estabeleça o equilíbrio térmico por condução. Os abrigos meteorológicos tentam conseguir isso e, de tal modo, que, enquanto que expostos directamente à radiação solar, cada um dos termómetros mencionados no início apresenta um valor peculiar, se todos estiverem no tal abrigo, indicarão o mesmo valor (serão mínimas as diferenças) que se aproximará muito satisfatoriamente do da temperatura do ar em que estão imersos... A Org. Mund. de Meteorologia (OMM) é que define o princípio activo conforme os objectivos e os equipamentos e essas medições são então comparáveis entre si e ajudam a tirar o retrato à atmosfera. Para além da aeronáutica, há o conforto, a saúde pública, os incêndios florestais, etc e cada um desses objectivos pode determinar formas particulares de medir temperaturas... Zerrui
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Deixem, isto é universal..
Agora pela minha visita pela Croácia, ainda hoje de manhã em Zagreb, no passeio pela cidade, a guia (croata mas que falava um fantástico português por acaso!) estava a falar do clima da cidade, a neve e frio no Inverno, o calor no Verão, bla bla, que estávamos com sorte de estes dias estar ameno, porque.. Na semana antes.. Esteve quase nos 50º.
:lmao:

Ah, e depois ainda a parte de que há uns anos também lá havia as 4 estações e agora já nada disso. "Do casaco para o bikini!" :D

Portanto.. Tesourinhos Deprimentes da Meteorologia, e discussões como as que aqui vão.. São mais do que universais!

:D
 

Zerrui

Cirrus
Registo
9 Jul 2010
Mensagens
37
Local
belas
Deixem, isto é universal..
Agora pela minha visita pela Croácia, ainda hoje de manhã em Zagreb, no Portanto.. Tesourinhos Deprimentes da Meteorologia, e discussões como as que aqui vão.. São mais do que universais!

:D

Olá Rozzo:

Concordo com a universalidade da ignorância. Afinal, apenas estamos em 2010... e com poucos Fóruns destes! Como observador/meteorologista/ analista/previsor na meteorologia oficial de cá, não vi muita acção pedagógica para acabar com os erros, as ideias feitas e os mal-entendidos. O próprio IM de cá (SMN ou INMG na altura) participou na elaboração de um diploma legal sobre seguros de culturas/colheitas e aceitou que se dissesse que tromba-de-água era uma grande chuvada quando, na realidade se trata de um hidrometeoro que aspira para cima água (e rãs e peixes e lamas) das enseadas, dos estuários, dos lagos sobre os quais se desloca. É um tornado em meio aquático... Também já se reparou no facto de, com dias de vento de nordeste, a temperatura do ar (é sempre a temperatura do ar que se quer medir) em Leiria ou Santarém seja superior à de Évora, Beja ou Amareleja... E as discrepâncias entra Lisboa e Setúbal! Os valores estão naturalmente correctos mas não servem para comparações, não devendo ser integrados em listas de temperaturas de várias cidades. Todas as cidades têm locais mais prazenteiros do que outros e locais desconfortáveis e deve haver homogeneidade de critérios de escolha para a medição dos valores. Poderia nascer aqui (no Fórum) um acerto de opiniões para escolher os locais mais representativos e, dado o entusiasmo em instalar estações meteo próprias/privadas, estabelecer-se uma rede nacional. Mais tarde, avançar-se-ia para índices de conforto, fosse lá isso o que quer que fosse. Mas falar em litoral norte de Portugal Continental sem falar no litoral leste, ou em aguaceiros tout-court ou em graus centígrados, ou em tsunamis meteorológicos ou tentar prever a formação de gelo nas estradas (acaso é um hidrometeoro?) ou... sei lá, mostra-nos todos os degraus que ainda temos pela frente para afinar ideias e sermos claros. Estes Fóruns podem ser um começo...
Um abraço.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
...Também já se reparou no facto de, com dias de vento de nordeste, a temperatura do ar (é sempre a temperatura do ar que se quer medir) em Leiria ou Santarém seja superior à de Évora, Beja ou Amareleja... E as discrepâncias entra Lisboa e Setúbal! Os valores estão naturalmente correctos mas não servem para comparações, não devendo ser integrados em listas de temperaturas de várias cidades. Todas as cidades têm locais mais prazenteiros do que outros e locais desconfortáveis e deve haver homogeneidade de critérios de escolha para a medição dos valores.

Tendo em vista que o critério de avaliação do grau de conforto/desconforto varia dependendo da morfologia e características resultantes da exposição a massas de ar distintas, a homogeneidade ou a criação de uma plataforma de valores previamente determinada e que sendo esta nos dois sentidos ultrapassada e deste modo os valores fossem avaliados como correctos oficialmente mas talvez não tanto tecnicamente, penso que é um alvo ainda a atingir; no entanto acho que faz sentido desenvolver este pormenor!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, claro. Mas acho a desinformação assim dada gratuitamente aos magotes um pouco deturpante da realidade meteorológica. Eu pessoalmente até gosto de meteorologia, mas não gosto de erros deste calibre.
Se as Câmaras não as podem dar de forma aceitável porque continuam a fazê-lo?
Por exemplo, em Belém há um que dá valores ridículos, tipo quando lá passo vejo 32ºc em dias pouco quentes e outro que dá 27ºc em dias muito quentes.
Isto junto ao CCB...
Porque não dar a programação do próprio CCB ou de roteiros turísticos aconselhados, com informações sobre meio de transportes, preços, restaurantes,etc...?




Os que tenho visto, avariam e nem são poucas as vezes. O que está virado para o Planetarium está sempre a avariar.
Ah e não vejo publicidade neles... Pelo menos nos que tenho visto.

De salientar que o que estava virado para o Planetarium já foi retirado, entretanto colocou-se publicidade. :D