Terra Quente? Terra Fria?

Tópico em 'Aprendizagem e Formação' iniciado por Meteo Trás-os-Montes 1 Ago 2007 às 22:08.

1. Diogo.lis.vpa

Diogo.lis.vpa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Vale de Figueira
    Estive a ler este post ... como sou novo aqui e tb andei a pesquisar sobre terra frias meto aqui um link que fala sobre diversas climatericas de tras os montes ... e especifica mt a terras frias e quentes o estudo e datado de 2003 e sobre as ciclovias e diversos aspectos paisagisticos .. ;)

pra quem tem duvidas sobre isso esta aki o estudo mt completo ...
    http://www.isa.utl.pt/ceap/ciclovias/ch-vr/escritas/lev_analise_biofisica.pdf

Curiosidade: sabiam que Vila pouca de aguiar tem, segundo esse estudo um precipitacao total de 1503.7 mm :D

Cumps a todos os Transmontanos e os mais restants meteoloucos :lmao:

2. Mónica Almeida

Mónica Almeida
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Quinta do Conde
    Olá a todos!
    O meu nome é Mónica e estou actualmente a terminar a minha tese de mestrado. A minha área de estudo é Trás-os-Montes e estou a tentar caracterizar precisamente a Terra Fria e a Terra quente, mas não encontro em lado nenhum uma definição concisa.
    Já li as várias opiniões no fórum e gostaria de saber se alguém tem em sua posse algum artigo ou o que seja que fale disto que me possa enviar, ou se conhecem alguma fonte com esta informação.
    Soube também que se poderia definir as terras pela distribuição da amendoeira e alguém aqui (peço desculpa mas não me lembro quem) falou nisso. Se essa pessoa sabe onde posso encontrar essa distribuição em Trás-os-Montes ou se me pode enviar algum trabalho que fale disso..Qualquer ajuda é muito bem vinda!
    Obrigada a todos
    Mónica Almeida

3. Mónica Almeida

Mónica Almeida
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Quinta do Conde
    Agradeço ao Diogo que acabou de mandar precisamente o que eu andava a procura sem sequer ler o meu topico!! :D Já agora donde foi tirado esse documento? Para eu poder citá-lo...
    Obrigada!

4. Diogo.lis.vpa

Diogo.lis.vpa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Vale de Figueira
    Desculpa la a demora na resposta mas nao tenho tido muito tempo pra vir ao forum ... comeca o tempo de fazer mt bolos pra o pessoal papar ...
    Saquei isso do site do Instituto Superior de Agronomia .
    Espero ter sido util e qualquer coisas PM e tentarei ajudar te ;)

5. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Excelente estudo Diogo! :w00t:

Já para os favoritos!;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Diogo.lis.vpa

Diogo.lis.vpa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Vale de Figueira
    Obrigado foi perciso conseguiu estar no forum 8 meses sem ser notado e um estudo espiao :D ( 14-01-08, 02:26)

7. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Sei que existem diferenças na vegetação entre a Terra Quente, a Terra fria e a área de transição.

Assim, nos planaltos da Terra Fria predominaria o Quercus Pyrenaica, que estaria associado ao Quercus Robur nas serranias mais ocidentais e com maior precipitação.

Na Terra Quente predominaria o sobreiro, e penso que nas zonas mais interiores e quentes do vale do Douro e afluentes marcaria presença a azinheira.

Na zona de Transição teríamos carvalhos-negrais, sobreiros, e ainda carvalhos-cerquinhos.

Quanto às culturas, na Terra Fria predominaria o castanheiro, e na Terra Quente existiriam culturas semelhantes às praticadas no Algarve, como a amendoeira, a oliveira e a laranjeira, nos vales do Douro próximos do Pocinho. Contudo, ao contrário do que sucede no Algarve, a alfarrobeira não marcaria presença.

Importa ainda referir a existência da Beira Transmontana, uma área da beira alta com características similares às existentes a norte do Douro, e que compreende parte da Beira Alta. A Beira Transmontana também tem uma Terra Fria, presente por exemplo no planalto de Figueira de Castelo Rodrigo, e uma Terra Quente, presente por exemplo no vale do Côa.

Fiz uma vez uma caminhada entre uma aldeia próxima de Figueira de Castelo Rodrigo e o Rio Águeda e é fantástico ver a transição paisagística, passar de uma zona com bosques de carvalhos-negrais para um vale seco e com azinheiras, era como se tivesse passado do Norte do país para o interior alentejano.

A região transmontana tem de facto uma variedade paisagística única numa área tão reduzida, pena que a maior parte dos portugueses desconheça o seu valor.

8. Diogo.lis.vpa

Diogo.lis.vpa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Vale de Figueira
    Na terra da minha mãe vila pouca de aguiar o que se consegue ver assim a primeira vista em termos leigos, e pinheiros mansos com fartura,( a maior mancha da europa e ali )e castanheiros , depois tojos urses carqueja.
    Isto e o que este leigo consegue ver mas aquilo e so Florestas :)

9. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto

Se existem pinheiros-mansos em Vila Pouca de Aguiar alguém os introduziu lá, pois em Portugal os pinheiros-mansos só são espontâneos no litoral a sul do Cabo Mondego.

Em termos de estrato arbóreo os carvalhos dominariam no passado a paisagem transmontana, mas séculos e séculos de corte e reflorestações com pinheiros alteraram por completo a paisagem natural.

Ah, e atenção, em Portugal quase não temos nenhuma floresta. O que temos são matas e silviculturas...

10. Diogo.lis.vpa

Diogo.lis.vpa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Vale de Figueira
    Editei o meu post pois estava errado ... sim e verdade que os pinheiros mansos foram introduzidos la ... mas 10 km de pinheiro arderam nao me recordo do ano. e agora com a nova auto estrada acabaram com alguns que la estariam ... Restam muito poucos ... o mais predominante e o carvalho,e o pinheiro bravo "de cova funda" que chegam a ter 30 metros de altura, as raizes desta arvore absorvem tanta agua que a volta da arvore nao nasce nada ;)

11. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    O pinheiro-bravo também não é autócne de Trás-os-Montes. O único pinheiro autócne da região transmontana é o pinheiro-silvestre, que existiria nas altitudes mais elevadas das serranias ocidentais.

12. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Resume mais ao menos a ideia que se tem da definição.

13. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Existe uma zona de transição entre a Terra Fria e a Terra Quente que tem uma vegetação especial.

O carvalho-cerquinho surge especialmente na zona de transição, associado ao sobreiro.

Estas regiões também existem na Beira Transmontana, a sul do Rio Douro. A Beira Transmontana situa-se a leste das serras de Montemuro e da Gralheira, e a norte do Mondego.

Árvores dominantes

Terra Quente: azinheira
    Terra de Transição: sobreiro e carvalho-cerquinho
    Terra Fria: carvalho-negral, carvalho-roble

14. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Este mapa está incompleto, também há zona fria a sul do Douro. Vê o meu post anterior.

Partilhar esta Página