Toirão-andaluz

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Turnix_sylvatica.jpg

Creio que pela falta de conhecimento que há em Portugal sobre o toirão é de valor abrir este tópico.

O toirão-bravo ou andaluz foi uma ave parecida a uma codorniz comum em boa parte do país até ao século XIX. Na primeira metade do século XX entrou em regressão e não é possível estabelecer a data concreta da sua extinção em Portugal. É possível que até décadas recentes ainda houvesse populações isoladas no litoral sul do país. O toirão foi comum no Centro e Sul de Portugal, Sul de Espanha, Marrocos, Argélia, Líbia ou Tunísia. Espécie de hábitos discretos, tolera muito mal a presença humana.

Existem várias subespécies de toirão. Turnix sylvaticus sylvaticus era a subespécie que habitava o Mediterrâneo Ocidental, Andaluzia, Portugal e Magrebe. Actualmente é provável que o toirão já esteja extinto em Doñana. Apenas se conhecem populações em Marrocos, perto do litoral atlântico. Restam poucos indivíduos e a subespécie está à beira da extinção.

O desinteresse das autoridades ibéricas, dos ambientalistas e dos gestores de áreas protegidas da Península Ibérica conduziram a esta catástrofe ambiental. No anos 80 ou 90 ainda era possível salvar o toirão. Teria sido necessário um plano de reprodução em cativeiro e medidas exigentes para salvaguarda dos habitat. O toirão prefere o litoral e a sua presença não é compatível com o aproveitamento turístico maciço praticado na costa ocidental de Huelva ou no Algarve. Provavalmente apenas Doñana e a Costa Vicentina teriam condições para acolher de novo o toirão.

Em Marrocos esta ave pode ser encontrada em zonas de agricultura tradicional e em matos (maquis). A espécie prefere o litoral e é residente.

O toirão ainda pode ser salvo e ainda pode voltar ao nosso país.

É fundamental que as autoridades tomem consciência deste problema, bem como as associações ambientalistas: parece que olvidaram esta simpática ave.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Tambem desconhecia .

Em Portugal existe tambem um toirao , mas e um mamifero , roedor e aparentado com a doninha .

Sim, esse conheço bem, já vi alguns na Natureza (não muitos). Agora este toirão (ave) nunca tinha ouvido falar.