Reuters
Tóquio quebrou um recorde ao registrar o maior período sem neve durante o inverno, de acordo com a agência meteorológica japonesa. No sábado, pela primeira vez desde 1876, quando foram iniciados os registros climáticos, o centro de Tóquio não teve neve durante o inverno, de acordo uma autoridade da agência meteorológica.
A neve em Tóquio geralmente cai levemente diversas vezes durante o ano. As temperaturas em muitas partes do Japão neste inverno foram singularmente quentes, fechando estâncias de esqui e diminuindo as vendas de roupas para o frio.
Um festival anual de escultura no gelo na cidade de Sapporo, ao norte, começou no início desta semana com as esculturas manchadas e derretendo.
Em Tóquio, as temperaturas em janeiro atingiram média de 7,6ºC, a terceira mais quente já registrada, enquanto a temperatura nacional foi a quarta mais quente, de acordo com a agência meteorológica.
AFP
Pela primeira vez na história Tóquio passou o inverno, que oficialmente terminou em fevereiro, sem que caísse um único floco de neve, anunciou nesta quinta-feira a Agência Meteorológica Nacional.
Este é o primeiro inverno sem neve observado em Tóquio desde que começaram a ser arquivados relatórios meteorológicos em 1876.
"O fenômeno El Niño pode ser uma causa. Outra teoria é que o fluxo das massas de ar frio das regiões árticas para o sul foi frágil e irregular", explicou um porta-voz da Agência.
"Seria um pouco precipitado achar que a falta de neve se deve ao aquecimento do planeta, mas é certo que o inverno foi bastante clemente", acrescentou. A Agência advertiu, no entanto, que ainda pode cair neve tardiamente por causa da chegada prevista de massas de ar frio em meados de março.
Afinal não é só aqui neste rectângulo que há falta de neve.