Tornado de Castelo Branco - 6 de Novembro 1954

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Tornado de 6 de Novembro 1954

digitalizar0030.jpg


digitalizar0017.jpg


digitalizar0016.jpg




Excelente documento :thumbsup:


Pena apenas que o texto em si seja "um tesourinho deprimente" no que toca a termos meteorológicos. De qualquer forma na descrição e imagens é sem dúvida um artigo bastante elucidativo.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Um muito obrigado pela partilha, andei à procura há uns tempos atrás mas nunca tinha encontrado informações, fotos etc sobre esse tornado na "terra" dos meus avós :thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Uma coisa são os jornalistas, agora não vamos cair no mesmo erro ;)

TORNADO!

Minha nossa Senhora, como é que eu me fui enganar desta maneira e dizer uma barbaridade destas :o:o

Como tinha lido lá para trás "tufão" o nome ficou-me na cabeça e nem reparei :lmao:

Obrigado eheh :thumbsup:
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá boa tarde

Pois é, eu sou uma das testemunhas deste "tufão" em Castelo Branco. Estava a estudar no 1º ano do Liceu, quando cerca das 12h30, coincidindo com a saída do liceu, a cidade foi varrida de uma forma inacreditável.
Uma das vitimas mortais era aluna do 7º ano do liceu, e por incrível que pareça, as saias que trazia vestidas funcionaram como se de um para-quedas se tratasse elevando-a ao ar, por vários metros, e na queda acabou por não resistir.
Enfim memórias, que ficaram para o resto da vida.......
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Olá boa tarde

Pois é, eu sou uma das testemunhas deste "tufão" em Castelo Branco. Estava a estudar no 1º ano do Liceu, quando cerca das 12h30, coincidindo com a saída do liceu, a cidade foi varrida de uma forma inacreditável.
Uma das vitimas mortais era aluna do 7º ano do liceu, e por incrível que pareça, as saias que trazia vestidas funcionaram como se de um para-quedas se tratasse elevando-a ao ar, por vários metros, e na queda acabou por não resistir.
Enfim memórias, que ficaram para o resto da vida.......

Um familiar meu disse-me que uma rapariga foi mandada pelo vento contra aquele tipo de grades com uns ferros pontiagudos, sabe se é verdade?
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Eu já não sou deste tempo...

Mas sempre ouvi dizer que umas ruínas que estão ao funda da Rua J.A. Morão (tanto quanto sei era uma pequena fábrica de corte de mármores) foi destruída durante este evento... Se houver alguém que possa confirmar isso...

A ver se coloco algumas Fotos... A confirmar-se serão provavelmente os últimos vestígios deste desastroso evento.

E obrigado pelas fotos, é sempre um prazer ver fotos antigas da minha cidade.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Embora na Imprensa da época tenha visto algumas fotos, estas são bastante sugestivas da dimensão do Tornado.Parabens.
Na altura já tinha saido de Castelo Branco há dois anos,depois de lá ter feito o 7º Ano no Liceu Nuno Alvares.
Tudo o que respeita a Castelo Branco me diz muito.